Soube do quarto caso no mesmo mês que a senha de um determinado usuário de email foi alterada sem a sua solicitação, esses quatro eventos ocorreram em um provedor de Internet brasileiro o qual prefiro não revelar o nome, segurança e vai que é cascata de alguém. Mas fiquei com a pulga atrás da orelha e pensando alguns instantes tive uma ideia:

E se uma pessoa má intencionada possuir todos os dados pessoais de um indivíduo, como CPF, RG, endereço e nome dos pais. Isso não é difícil de conseguir pela Internet (até pouco tempo, era possível comprar um lista com uma série de dados providos pela Receita Federal via Mercado Livre e o vendedor aceitava o MercadoPago)  ou caso você desejar uma coisa mais rápida é só dar uma passada na Praça da Sé ou no Poupa Tempo desta mesma região, com um pouco de conversa e algum dinheiro você conseguirá muitos dados, até mudar de nome com direito a conta bancária e cheque.

Outra forma utilizada pelos espertalhões e larápios de plantão é forjar o atendimento via  call center para venda de algum produto como celular, carro ou assinatura de revista, pessoas desavisadas passam uma série de dados, menos o cartão de crédito. Os dados passados podem ser utilizados para diversos fins como abertura de contas bancárias e no nosso caso, acesso ao email do desavisado.

Com os dados em mãos é só passar para segunda fase e mais um crime previsto em lei, falsidade ideológica, se passando por outra pessoa pelo telefone após 10 a 15 minutos de conversa você conseguirá os dados necessários para acessar a conta de email desejada.

Não creio que isso seja difícil de executar, principalmente nos horários de pico de centrais de atendimento/call centers tendo atendentes abarrotados de trabalho e com metas a cumprir. Engenharia social pura.

Quantas vezes você já se passou pelo seu pai ou sua mãe para mudar uma conta de telefone, Luz ou Internet ?

Compartilhar:

Este post tem um comentário

  1. Engenharia social e o metodo mais facil de se obter informações 🙂

    respondendo a ultima pergunta foram varias, perdi as contas..

Deixe uma resposta

Fechar Menu