Muitos que acompanham este blog já devem saber que sou fascinado por performance, infraestrutura de alto disponibilidade, escalabilidade e performance.

Por tudo isso que acompanho o site http://highscalability.com/. Irei confessar que eu não o acompanho, mas sim o sigo freneticamente.

Essa semana saiu um dos posts que tornam o site o mais top picas das galáxias –

The WhatsApp Architecture Facebook Bought For $19 Billion

Ele trás, com detalhes, muitos dos detalhes técnicos que fizeram do WhatsApp um aplicação para mobile que custo US$ 19 bilhões ao Facebook.

Posso jurar para vcs que não foi nenhum espanto ler que eles conseguiram colocar 1 milhão de conexões estabelecidades em um único servidor, e isso foi em 2011. Trecho abaixo retirado do magnífico texto:

Infelizmente, são poucos os profissionais e empresas brasileiras que possuem acesso a este tipo de arquitetura, quero dizer, que colocam as mãos suportando, planejando ou, até mesmo, arquitetando.

Por isso que eu digo “leiam, analisem e vejam que há servidores, infraestruturas e ambientes que já trabalham com números de conexões simultâneas superiores a população brasileira.”

P.S.: acabei perdendo um link para opensource hardware – um site que apresenta a arquitetura dos servidores que foram projetos e construídos, especificamente, para suportar facebooks e googles da vida. Quem o tiver, por favor, envie-o o quanto antes, obrigado..

P.S.S.:  são estes e outros posts que somo aos que já adicionei ao material do curso de performance and tuning.

Compartilhar:

Este post tem 6 comentários

  1. Valeu Daniel, obrigado.. era esse site mesmo..

  2. Obrigado pela dica. Bem legal a forma como eles montaram a infra e se prepararam para ataques DDoS, e até mesmo a utilização de chaves 4096-bit RSA.

  3. Quando terá a próxima turma de treinamento?

  4. Lintz, estamos programando para a segunda, mais tardar terceira semana de março. Então fique atento as anúncios do blog e ao lançamento do novo site de treinamentos..

Deixe uma resposta

Fechar Menu