Aviso, o post abaixo foi feito só para ajudar aqueles que já querem testar a nova versão do Apache, mas não irei abordar em nada aspectos de segurança e arquitetura, ainda.. 🙂

Faz alguns meses que saiu a nova versão do Apache 2.4.1, o HTTP server mais utilizado do mundo, isso porque ele possui uma porrada de módulos e possíveis configurações, ma não quer dizer que o apache seja o mais seguro ou performático, e ambos os adjetivos são atribuidos, até agora, ao Nginx.

Pois bem, depois que li o readme com as últimas alterações e baixei o carinha do site da Apache Foundation, eu comecei a brincar, mas eis que tomei o seguinte erro:

httpd/httpd-2.4.1> ./configure checking for chosen layout… Apache checking for working mkdir -p… yes checking for grep that handles long lines and -e… /bin/grep checking for egrep… /bin/grep -E checking build system type… x86_64-unknown-linux-gnu checking host system type… x86_64-unknown-linux-gnu checking target system type… x86_64-unknown-linux-gnu Configuring Apache Portable Runtime library … checking for APR… no configure: error: APR not found. Please read the documentation.

É, pois bem, ele não veio com o APR e não o APR-utils, onde ambos serão encontrados no seguinte link. Faça o download dos dois, depois, dentro do diretório srclib do próprio apache crie dois diretórios, o apr e o apr-util. Exploda os dois APRs que vc baixou do site da Apache e jogue o conteúdo de cada um deles nos respectivos diretórios.

Tudo pronto para começar a compilar ? Porra nenhuma!! Você precisa instalar o PCRE e o PCRE-DEVEL. No CentOS ou no RedHat a instalação é bem simples com o YUM, basta rodar o seguinte comando:

yum install pcre pcre-devel -y

Se der algum erro do tipo: pacotes não encontrados, é porque você não possuo os repositórios onde eles estão. Dê um rpm -Uhv em cada um destes aqui:

 http://packages.sw.be/rpmforge-release/rpmforge-release-0.5.2-2.el6.rf.x86_64.rpm

ftp://rpmfind.net/linux/epel/6/x86_64/epel-release-6-5.noarch.rpm

http://www6.atomicorp.com/channels/atomic/centos/6/x86_64/RPMS/atomic-release-1.0-14.el6.art.noarch.rpm

Feito isso, aí você poderá rodar o yum install pcre pcre-devel -y. 🙂

Tudo instalado e preparado para a compilação do apache http server ? Sim, agora é só rodar o ./configure –prefix=/app/apache; make && make install

É claro que a sintaxe acima irá variar de acordo com as configurações do seu ambiente, como exemplo a utilização de SSL.

P.S.: Fiquei pensando aqui com os meus botões, será que os módulos de segurança como o noloris, mod_security e tantos outros serão compilados e funcionarão sem problemas nessa nova versão ? Tema para um próximo post…

fim da transmissão…

Compartilhar:

Este post tem 6 comentários

  1. E quais são os repositorios para o Debian Squeeze?

  2. Gustavo,

    Bom post, acabei achando procurando por coisas pro PCRE-DEVEL.

    No caso do modsecurity funciona incluindo o “–with-included-apr” no ./configure do apache.

    Assim ele usa o APR que voce jogar dentro do diretorio.

    *Acho* que é isso =)

    Abcs,
    @julioboris

  3. Excelente dica Gustavo,
    Obrigado.

    Um abraço

  4. Pra quem deseja instalar o PCRE em ambientes que usam apt, aí vai:

    # apt-get update
    # apt-get install libpcre3 libpcre3-dev

Deixe uma resposta

Fechar Menu