Investimentos de TI para 2010. Cloud Computing na Crista da Onda.

Tags: ,

Lendo hoje algumas reportagens da mídia digital brasileira sobre TI, me deparei com o seguinte tema: Cloud computing não convence 53% dos CIOs. Digo-lhes que fiquei um pouco surpreso com essa reportagem, já que na última XIV Conferência Anual do Futuro da TI promovida pelo Gartner, ocorrida no ano passado, vários CIOs, CEOs, Diretores e senhores do monte olimpo disseram que Cloud Computing é uma das tecnologias que os seus budgets tinha um espaço generosa de gastos. Veja a LocaWeb, DHC, Alog, Tecla, IBM, SUN, Amazon, Google e muitas outras empresas que vêem investindo bilhões de dólares juntas nessa tecnologia.

O governo americano comprou uma private cloud do Google com o objetivo de reduzir os seus custos, essa mesma private cloud está sendo utilizada pela Nasa para o procedimento de uma grande quantidade de dados, imagens ou informações vindas dos seus satélites. O Governo americano é o maior comprador de tecnologia do mundo. O Jornal The New York Times comprou com poucos dólares um servidor com alta capacidade da Amazon para transformar várias páginas de jornal de décadas atrás em pdf, serviço esse que foi feito em poucas horas economizando milhares de dólares com horas e computadores.

Toda tecnologia gera um certo receio pela falta de conhecimento e pela pouca utilização. A desconfiança quanto a  Cloud Computing tem gerado o mesmo receio, mas uma série de governos e grandes empresas  vêm comprando estes serviços devido ao seu benefício financeiro. A virtualização foi prova disso, uma tecnologia que existe desde a década de 60, inventada pela BIG BLUE(IBM), mas que a 10 anos, graças a VMware, vem sendo difundida entre servidores de baixa plataforma. É difícil você não achar servidores para virtualização em grandes data centers. O mesmo será quanto aos serviços de Cloud Computing de grandes empresas brasileiras em mais uns 6 meses.

O gráfico abaixo é a compilação de dados financeiros e informações passadas por colegas de empresas de TI quanto aos investimentos de 2008, 2009 e os previstos para 2010. Vejam que Cloud Computing dá um salto significativo no que diz respeito aos investimentos das empresas em TI.

Investimentos de TI

Será que os senhores do olimpo continuam com medo de cloud computing ?

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU