Trabalho com redes Cisco há 14 anos e sei a sua importância no mercado e para a minha carreira profissional. Há mais roteadores e switches Cisco no mundo que muito sistema operacional Linux, isso é um fato.

Acontece que há algum tempo a Cisco vem perdendo mercado para a Juniper, isso porque ninguém e a Juniper soube explorar e muito bem isso.

No Brasil, a Juniper vem crescendo aos poucos. Diversas operadoras adotaram os seus equipamentos como forma de montar redundância quanto a possíveis apagões. 🙂 De fato, os seus equipamentos são muito bons, tendo em alguns casos, superado os da Cisco. Roteadores de borda são bom um exemplo.

A Wowebook acaba de liberar “para consulta” o recém laçado Junos Enterprise Routing, 2nd Edition. Este livro é  a base para aqueles que desejam correr atrás da certificação focada em roteadores da Juniper.

O livro, nas suas 768 páginas, aborda os seguintes tópicos:

  • Design guidelines for the entire Juniper enterprise router lineup (M-series, MX Mid-Range series, and SRX)
  • Junos interfaces, with advanced troubleshooting techniques
  • The IGP and BGP routing protocols and the implementation of routing policies
  • Security concepts, and the tools to deploy them
  • Layer 2 services, IP Class of Service, and IP Multicast with working case studies of each
  • Coverage of flow-based Junos security services

Fato importante, este livro melhorou e muito desde a sua primeira edição, não está perdendo em nada para os livros da Cisco Press. Vale lembrar que o conceito aprendido nele será o mesmo que você utilizará em equipamentos, tendo como ressalva a diferença dos comandos. Redes é legal por causa disso 🙂

P.S.: Gostou, comprou – eu já reservei o meu, falta o frete.. .

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu