O Kinect está monitorando você

Tags: , , , , , ,

Acabei descobrindo, graças a um bate-papo de final de ano, que a Microsoft tem o direito de monitorar todos os usuários que utilizam o Kinect, tendo como pretexto, a melhoria contínua do seu produto.

Já havia rumores quanto a isso no mercado devido ao conteúdo da patente deste produto, mas não era algo tão escancarado como eu imaginava.

Vejam, o time de desenvolvimento da microsoft pode, a qualquer momento, solicitar a CAM do Kinect e ver o que um usuário, conectado à internet, está fazendo. E o pior, sem violar qualquer lei, já que a patente e o acordo/contrato que você, usuário, dá ok, assina virtualmente com um tick, permitem isso.

No lançamento do produto, a Microsoft não se preocupava muito com a segurança quanto a transmissão dos dados entre os seus usuários e a sua sede. O protocolo HTTP era o utilizado. Depois de vazarem os rumores quanto a esta prática big brother,  a empresa adotou o protocolo HTTPS.

Captura de imagens da face das pessoas para saber se elas estão gostando ou não de uma determinada propaganda, cena de jogo ou “momento” é tida como a prática mais comum. Mas vcs acreditam que seja só isso ?

E como resolver este pequeno problema de intromissão da vida alheia ?

  • Desconecte o seu Xbox360 da Internet, puxando o cabo de rede ou desconfigurando-a, quando você não estiver mais jogando.
  • Recomendo, também, desligar da tomada o seu video-game quando você não estiver jogando.

Agora, será que essa intromissão também acontece com outros consoles, como o Nintendo Wii e o PS3 ?

VEJA TAMBÉM

Cursos online focados em redes e equipamentos Cisco, de boa qualidade, via Nettsplus Acabei descobrindo, sem querer, a empresa nettsplus, que visa fornecer, por um preço bem bacana e uma boa qualidade, cursos online e focados em tecnologia. Atualmente, a empresa possui, em seu catá...
Cursos de formação Cisco do Marco Filippetti Marco Filippetti, autor do livro mais recomendado do mercado brasileiro para certificação Cisco CCNA à distância, acaba de abrir as inscrições para os cursos de formação Cisco focados em Routing &...
O velho Apache está morrendo. Nestes últimos 5 anos tivemos um incrível crescimento quanto a oferta e utilização de produtos e serviços via Internet como o Twitter, Facebook, Orkut, MySpace, Wikipedia entre outros, muitos destes p...
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

24 comentários em “O Kinect está monitorando você

  1. Admaxbr

    Você poderia me explicar como um Xbox 360 desligado (mesmo em stand by) sendo que nestes casos os protocolos e as interfaces de redes estão em shutdown, poderia atraves do kinect transmitir alguma imagem? Qual o sentido de desligar o xbox da tomada? Poupe me…

  2. marquinhos

    Mais melhor monitorar a webcam de TRILHÕES de QUADRILHÕES de notebooks e smartphones.

    A microsoft e qualquer empresa que tiver esse poder faz o que quiser sem precisar de contratinhos ou permissões do usuário.

  3. x86_g

    uhm,.. standby… okay, ele pode estar em standby- porem alguma função, na qual logicamente o “cliente” não sabe é ativada, e camera está em uso – coisa simples até….

  4. Kick

    Stand by não quer dizer desligado mais sim em SLEEP que quando qualquer interrupção em um pino especifico do chip Processador ele volta a atividade normal, logo com a programação que a microsoft fez é que ele tem acesso ao seu equipamento mesmo em stand by sim, então para evitar a invasão destes FDP vc tem que desligar da tomada ou desconfigurar as opções de TCP/IP.HTTP e outras para valores desconhecidos porem mesmo assim eles ainda pode ter acesso não sei qual a robustez do equipamento e sua programação mas estamos todos vivendo em um grande BIG Brother, então desligue da tomada e de preferencia nem jogue mais vídeo game.

  5. Admaxbr

    Sim em standby, eu tenho os dois aqui em casa (Xbox e PS3), meu ps3 eu consigo quando ele esta em standby ligar e controlar atraves do PS Vita, até ai logicamente possivel, até me PC da para fazer isso (Magic Packet faz isso), mas dificil é fazer isso sem que o usuário perceba, logicamente se meu xbox ligar e a camera for ativada eu irei perceber, se eu estiver longe da sala, pouco importa se ele ligar, afinal a camera no maximo vai filmar meu sofá vazio se isso realmente acontecesse, fora que ele teria que ter um client ativo, uma vez que ele esta atras de um roteador, não tem como a conexão vir de fora se não for por um client, eu nunca vi o led acesso da rede quando ele esta desligado (ligado somente na tomada), meu ps3 fica com o led da rede ligado, justamente para o PSVita poder liga-lo remotamente, as patentes requeriadas pela Microsoft neste caso acho que são para outros propositos.

  6. Kevin

    Admaxbr, vc realmente não sabe do que está falando.
    Primeiro, vc já ouviu falar de WOL – Wake-on-LAN ? Leia sobre isso.
    Segundo, LEDs se acendem via comandos a placa de CI, comandos estes enviados pelo “processador” que interpreta as requisições. Agora, você acha difícil vir uma requisição de WOL que não acenda os LEDs?

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU