Férias de fim de ano e muita gente fica se perguntando: “O que eu farei nestas férias?”. Eu tenho a resposta na ponta da língua: “Vou estudar, colocar a leitura em dia e arrumar o meu quarto!”.

Essa parte de arrumar o quarto é um tanto quanto adolescente, mas eu sou um bagunceiro assumido, por este motivo que fiz uma baita arrumação.

Um aviso: doarei, breve, mais de 50 HQs (gibis para os desavisados) e só HQ de capa dura. É que preciso de espaço para colocar os meus livros. Chegaram 25 da CiscoPress – Plano 2012 de certificações começando – hehe

Voltando ao laboratório. Eu montei 45 máquinas virtuais distribuídas em 4 computadores/minisservidores – tudo isso para estudar alguns casos e problemas que passei nesses 12 meses. Tudo isso rodando debaixo do VMWare, que não largo, desgrudo ou o qual não me divorcio – o bicho funciona em Snow Leopard – Lion & Ruindows sem dar problemas e aproveitando ao máximo os recursos de seus hospedeiros.

Foto do lab:

O que acho legal e muito útil na virtualização é facilidade de copiarmos ou movermos uma máquina virtual de um computador/server para o outro. É claro que ainda não cheguei ao ponto de fazer isso “a quente”, como o VMware vSphere, mas quando eu crio uma VM (máquina virtual) no meu macbook pro, eu posso movê-la para o mac pro, que possui muito mais recursos, e começar a brincar sem grandes problemas ou aporrinhações.

Estou rodando CentOS – RedHat – Mint – Debian – Ubuntu – FreeBSD e tantos outros, tudo para colocar algumas ideias em avaliação técnica. Vamos ver se algumas delas funcionam.

Aproveitando, eu gostaria de desejar boas festas, saúde e muita paciência a todos.

 

Compartilhar:

Este post tem 20 comentários

  1. Por que de escolher VMWare? Nessa semana, fiz um teste no ArchLinux, rodando um emulador de um servidor de um certo jogo, e tive o seguinte problema – VMWare Player com problemas no gerenciamento de memória, e VirtualBox dando show, sendo que com 3Gb rodei 4 máquinas desse mesmo emulador, e no VMWare, não passava de uma…

    Poderia me informar a diferença entre os dois softwares de virtualização?

  2. Há uma discussão grande quanto a performance do vmware e do virtualbox – alguns dizem que o vmware é superior e outros dizem o contrário. Nos últimos testes que fiz no meu lab o vmware ganhou e muito se comparado com o virtualbox, não só em performance, mas no conjunto migração de ambientes. Veja que estou me referindo ao vmware workstation e fusion. Sei que o player possui sérios problemas de performance e acredito que é isso q vc está sofrendo neste momento utilizando-o.

  3. ja fiz varios testes, usei os dois por muito tempo até concluir: vmware é claramente superior ao virtualbox.

    um ponto positivo do virtualbox é ser opensource.

  4. Baixei VMWare Workstation… O problema foi porcamente resolvido… Quando aloca memória rapidamente e acima de 500mb, simplesmente trava todo o sistema… Se for para programas simples, da um pau no virtualbox, mas nesse caso, o gerenciamento de memória do VirtualBox, é BEM melhor…

  5. “Irei estudar, colocar a leitura em dia e arrumar o meu quarto!” << farei o mesmo 😀
    Aliás, o seu lab, apesar de fisicamente diferente, na essência ta como o meu.. instalei várias distros e versões do Windows num servidor, rodando Windows Server 2008 R2, no Hyper-V. Coloquei BackTrack, BlackBuntu, Ubuntu, Debian (Web Server), Windows XP e 7. Apesar da pouca RAM do server (4Gb), o Hyper-V tem se mostrado estável com todas as máquinas rodando juntas (com 256~512Mb de RAM cada uma). Agora só preciso de mais um monitor pra poder aproveitar tudo isso de forma mais prática 😀

  6. Deveria fazer um curso de virtualização EAD, em parceria por exemplo com Marcos Pitanga, ou outro profissional. Seria bem legal, usando alguns hypervisores do mercado que é gratuito como XCP quee roda xen por baixo, usando gerenciamento como o CloudStack, ou mesmo com outros hypervisores pagos, como XENServer ou mesmo o VMware vSphere que você deve conhecer bem.

    Seria legal mas cursos EAD com parcerias Gustavo, com assuntos atuais do mercado, além de cursos de segurança.

    EAD abrange mas gente, e a egenial tem um bom preço para o ambiente interativo para isso.

  7. Gustavo, essa é a ideia, mas o meu medo é o custo do curso. Trabalho com virtualização há algum tempo e estou montando um curso. Estou fechando uma parceria para o fornecimento do livro que iremos utilizar, acho que o pessoal vai gostar..

  8. Estou querendo utilizar dois livros no próximo curso para abordar sobre este assunto.. Vamos ver se fecho a parceria.. 🙂

  9. 25 livros para certificações Cisco em 2012? Quais seriam estas certificações Gustavo?

    Isso sim é gostar de ler/estudar, rs…. 🙂

  10. O que eu vejo como problema nos VMware é a limitação de núcleos de CPU da VM : 8. O VirtualBox suporta até 32 🙂

  11. Qual livro seria Gustavo? Acho legal uma coisa bem hand-on e voltada para um cenário real, qual hypervisor pretende usar no curso?

    Estou aguardando o inicio do mesmo :), se já puder adiantar alguma coisa será legal.

    O que tá forte hoje também é o cloud stack como manager dos hyper.
    Uma dica é usar o virtual box para montar os cenário, tem o openfiler e o freenas para simular storare.

    Abraços

  12. Eu gostaria de demonstrar os mais utilizados no mercado. Os livros em questão serão os do Dr. Manoel Veras.. Vou fechar a parceria amanhã e já lanço o curso — acho q o pessoal vai gostar..

  13. Só acho que os livros do Manoel Veras é mas voltado para teoria, e não aborda hypervisores open-source, mas de qualquer forma serve como base, mas tenho certeza que esse curso vai ser sucesso.

    Foca na parte prática desde a instalação até as features mas modernas como HA, FT etc. E nos gerenciamento de privat clud como cloudstack.

  14. E quanto a doação das HQs, eu aceito tranquilamente!! (:

  15. hehehe – calma.. tudo ao seu tempo.

  16. Gustavo, teria como você mostrar como você está de Hospedeiros.

    Estou planejando comprar um DeskServer hehehe, com 16GB RAM. também vou dar um up na memória do meu MBP. Penso em Arquitetura intel, simplesmente por gostar do azuzinho. i5 ou i7 serão os processadores, um deles. Acredito ainda que terei que ter duas maquinas dessas, por tanto virtualização de servidors, como emulação de IOS e JUNOS entre outras necessidades para meu projeto Certificações 2012. Repassa aí o poder das suas maquinas para termos uma noção legal do que é tipo, preciso, recomendado, e ideal.

    Eu prevido VMWare mesmo. Redes GNS e querendo testar o Cisco L2/L3 IOU Rack entre outras coisinhas que sempre a gente vê no dia a dia.

    Feliz Ano Novo a Todos =)

  17. Eu também aceito de boa vontade os HQ’s, estou precisando mesmo. (-:

  18. Cara, VMware vSphere é o canal!
    Configurei em um Servidor, subindo 8 servidores, muito melhor do que o VMware Server!

  19. Eu também aceito de boa vontade os HQ’s, estou precisando mesmo. (-:

  20. Fiquei com inveja ahahaha

    Quando eu criar meu laboratorio terá o Redhat,Pfsense,Debian,Slackware e Redhat.

    Já encomendei um Raspberry pi para testes,

Deixe uma resposta

Fechar Menu