A editora Brasport acaba de lançar o novo livro do Dr. Manoel Veras: Virtualização – Componente Central do Datacenter, o livro traz em mais de 300 páginas um assunto que está no dia a dia de 99% dos dos profissionais que trabalham em datacenters, virtualização.

Este livro apresenta uma visão aplicada da VIRTUALIZAÇÃO, componente essencial do DATACENTER, ele é modular e detalha diversos aspectos teóricos e práticos da VIRTUALIZAÇÃO. Como não poderia deixar de ser, trata dos conceitos de CLOUD COMPUTING e DATACENTER, tendo como aspecto central destas estruturas a VIRTUALIZAÇÃO.

O livro é dividido em quatro partes: visão geral, tecnologia de VIRTUALIZAÇÃO, software de VIRTUALIZAÇÃO e projeto. Assim, trata desde o conceito de VIRTUALIZAÇÃO até as principais tecnologias, com ênfase no HYPERVISOR e em componentes da Infraestrutura de TI impactados pela VIRTUALIZAÇÃO, sugerindo a arquitetura virtual para o DATACENTER. Também aborda a arquitetura do VMware vSphere e orienta como fazer um projeto completo de VIRTUALIZAÇÃO.

O objetivo principal deste livro é contribuir para a formação de arquitetos de DATACENTERS que possuam como elemento central a VIRTUALIZAÇÃO.

Eu ainda não tive o prazer de lê-lo, mas acredito que ele tenha a mesma qualidade técnica que o escrito sobre DataCenter pelo autor. Vale lembrar que o Dr. Manoel Veras estará palestrando no Web Security Forum e o lançamento do livro em São Paulo será no evento, haverá uma noite de autógrafos e sorteios, compre logo o seu ingresso.

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. Me desculpa Gustavo, mas fazer virtualização com VMsphere além de caro é completamente fechado.

    Acho que na atual conjuntura de TI que nós estamos, inclusive segurança, nada barra o XenCenter, que tem a opção free, porém limitada. Mas a limitação não implica em nada em seu funcionamento.

    Mês passado fui usar o client do VMSphere para acessar a console do servidor, não sei se baixei errado, mas veio quase 200mb.

    resolvi fazer ssh pra máquina que saia mais no lucro de HH.

    Abcs

  2. Fla Gustavo.

    Comprei este livro a duas semanas, devido a indicação dele aqui no blog.

    Estou na metade, e posso dizer q estou totalmente satisfeito. A linguagem utilizada é ótima, letras grandes, explicações simples e diretas, além de abordar desde o por que virtualizar, até a parte inicial da elaboração de projetos de virtualização.

    Muito bom mesmo.

    Vlw

Deixe uma resposta

Fechar Menu