Mais de 90% das vagas de TI em SP não são divulgadas.

Tags: , , , ,

Fiquei impressionado em saber por diversos amigos sobre a quantidade de vagas de emprego em aberto que empresas de TI possuem no início deste segundo semestre, e mais, 90% destas vagas não foram anunciadas em nenhum site de empregos. O fato é que rola ainda muito Q.I. (quem indica), mas do lado positivo. As empresas buscam referências pessoais e profissionais a respeito de um candidato.

Eu particularmente não sei se isso é feito para encurtar o processo seletivo ou por medo pela possibilidade de contratar alguém que possua um excelente currículo, mas na hora do trabalho, a pessoa não saiba nem o que está fazendo. Eu aprendi, nestes quase 16 anos de profissão, que tem gente especializada em fazer um currículo que impressiona.

Há dezenas de vagas nas maiores multinacionais de outsourcing do país e estas empresas não estão conseguindo achar bons profissionais. O mercado de TI em SP está aquecido e não é só oferecer um bom salário para que um profissional mude de emprego. Vejam o caso de algumas operadoras de telefonia que vêm sofrendo com a debandada de profissionais altamente especializados devido há má condições de trabalho, recebendo a rotulação de worst place to work – o pior lugar para se trabalhar.  Elas estão com dificuldade de reter profissionais e de até mesmo contratar.

Um recado para galera que está começando na área: Aceitem um trabalho, ele será temporário e lhes dará 3 coisas importantes: Dinheiro, Experiência e Conhecimento. O momento que o mercado de TI brasileiro está passando é excelente, especialmente o de SP para aqueles que estão começando a carreira, nunca se viu um profissional escolher emprego na nossa área como vem acontecendo hoje em dia.

Já estava esquecendo de mencionar, é fundamental que um profissional de TI fale inglês para que ele consiga um bom emprego. Vi diversos casos em que excelentes profissionais perderam um oportunidade de ouro por não falar inglês. A copa e os jogos olímpicos estão chegando, estudem.

VEJA TAMBÉM

Desconto no curso de Eng. Reversa e Análise de Malwares Post do Luiz Vieira quanto a promoção em um de seus cursos - mais do que recomendado....   Para quem não procurou a OYS no HackingDay, fique ligue pois foi disponibilizado um desconto de 40...
Treinamentos à distância do Coruja de TI – tudo on-line Muitas pessoas vêm me perguntando sobre como serão os treinamentos à distância que iremos ministrar neste primeiro semestre. A resposta é bem simples, todos serão on-line e ao vivo, onde o aluno t...
Hardening para o Mac OSX 10.11 El Capitan Queridos leitores, não se assustem, o blog não morreu e nem entrou em hiato. Só estou esperando o novo layout ficar pronto para que tenhamos um gás, e fora do normal, de posts e infos para vc's. Co...
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

11 comentários em “Mais de 90% das vagas de TI em SP não são divulgadas.

  1. Rodrigo Bastos

    Interessante o artigo.

    Realmente indicação é uma constante no nosso meio. A maioria dos meus trabalhos foram por indicação de colegas e amigos. Ter um bom networking é fundamental, tanto para arrumar emprego para você, como também ter a oportunidade de indicar um amigo para uma boa vaga.

  2. Felipe

    Inglês realmente é obrigatório, nunca diga que fale inglês se você efetivamente não fala.

    Por favor, Place e não pleace.

  3. Azir

    Realmente Gustavo o dinheiro é bom! rsrs
    Mas o bom mesmo é a experiência e o conhecimento que serão adquiridos. Sem essas duas qualidades é muito complicado arrumar um emprego. Digo isso por experiência própria.

  4. Bruno Azevedo

    Gostei do post… Vou aproveitar pra fazer uma pergunta, sou de Brasília acabei de me formar busquei enquanto na graduação tirar a CCNA e falar inglês avançado, mas não estou conseguindo oportunidades, acho que é por que não tenho experiencia… Não sei por onde devo continuar estudando(windows, linux , CCNP, Itil)? e Também não sei em quais empresas devo procurar… fiz uma lista de possibilidades, busco em sites mas não esta acontecendo…Me da uma dica! Obrigado…

  5. Marco Filippetti

    A verdade é que o networking sempre teve seu peso, em qualquer mercado. Aqui, na operação HFC da Embratel, eu diria que 90% das contratações ocorreram via indicações. Não significa dizer que os profissionais contratados não são competentes, vejam bem. Mas, resumindo, mantenha sua rede de relacionamentos viva e sua vida certamente será mais fácil.

    Um exemplo que sempre uso: CEOs são demitidos, mas NUNCA ficam desempregados (por pior que sejam). Mágica? Não. Relacionamento.

    Abraço Gustavo e pessoal!

    Marco.

  6. Rodrigo Bastos

    Para Bruno Azevedo

    Cara, não sei como é o mercado privado aí em Brasília, mas sei que as maiores fabricantes de equipamentos que atuam no Brasil e praticamente todas as operadoras de médio porte para cima, mantém escritórios aí, para atender o mercado de governamental.

    Acho que o caminho a seguir é esse se o seu foco é trabalhar na área de TI.

    Agora em relação a qual caminho seguir, isso vai do seu interesse. Em qual segmento você se sente bem, qual se sente mais motivado e instigado a aprender. Se é redes e telecomunicações as certificações Cisco são um excelente caminho, se é servidores as certificações Microsoft e LPI são altamente recomendadas e independente de qual caminho você queira seguir o ITIL Foundation é um complemento a todas elas. Agora se você quer seguir mais na área de projetos, especificações e boas práticas, você pode adiquirir os outros níveis do ITIL que já te adianto não é nada fácil, devido a imensidão de conteúdos, mas a recompensa é alta.

    Espero ter ajudado.

  7. Gustavo Lima

    Bruno, como vc começou com redes, eu lhe aconselho a focar os seus estudos em redes, buscando o CCNP – isso vai ajudar em muito na busca de um emprego. Veja os cursos do Marco Filippetti, valem a pena e têm um preço bem interessante. ITIL é de extrema importância para os profissionais que desejam trabalhar em uma empresa de outsourcing.

  8. Bruno Azevedo

    Pessoal Obrigado pelas dicas, vou considerar todas e decidir… Bem de algo tenho certeza vou continuar estudando e buscando as oportunidades até encontrar… Obrigado!

  9. Bruno Azevedo

    Pessoal pra quem é de Brasilia a Microsoft ta dando a certificação MTA gratuitamente ate o dia 28-06…

  10. Carlos Hagio

    Estou interessado nesta área mas, não tive contato nenhum com a parte de programação, softwares e tal… isso chega a ser um problema ou na faculdade eles me darão a base?

    Ah, e excelente post!

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU