Trabalho com memcached há algum tempo. Ele é uma das mais simples e fantásticas ferramentas já desenvolvidas para melhorar e muito a performance do seu ambiente.
Um servidor com 4GB dedicada para o memcached melhora e muito a performance de aplicações web e banco de dados. O problema é como monitorar a instância do memcached para saber se ela está performando/trabalhando de forma correta. Se precisa da alocações de mais sockets e memória, por exemplo.
Para a parte de sockets/tráfego, eis que surge o mctop – uma ferramenta e muito parecida com o top. Ele sniffa o tráfego de rede da máquina memcached que da qual está instalado – focando nos comandos GET, como demonstrado na imagem abaixo:

Com estes dados é possível saber se a sua instância memcached já está saturada, com uma alta latência ou precisa de uma rápida configuração.
Sua instalação é bem simples. Tendo o ruby na sua máquina, basta rodar o comando abaixo:
gem install mctop
Vejam as opções do comando:
mctop ** ERROR: You must specify a network interface to listen on Usage: mctop [options] -i, --interface=NIC Network interface to sniff (required) -p, --port=PORT Network port to sniff on (default 11211) -d, --discard=THRESH Discard keys with request/sec rate below THRESH -r, --refresh=MS Refresh the stats display every MS milliseconds -h, --help Show usage info
Garliene Paiva liked this on Facebook.
Darlisson Marinho liked this on Facebook.