O anúncio feito no início desta semana quanto a liberação de 22 patches de segurança demonstra a maturidade que a Microsoft conseguiu alcançar nesses últimas anos. Lembro-me da quantidade de vulnerabilidades e exploits para explorá-las que eram lançados a toda hora. Era uma coisa impressionante, e hoje, as coisas mudaram para melhor.

Não estou dizendo que o Windows ou demais produtos são os melhores do mercado, longe disso, mas no quesito segurança a Microsoft melhorou bastante, isso porque ela montou um verdeiro time de guerra, analisando e testando as vulnerabilidades encontradas por eles ou por terceiros.

Um ponto quanto a isso é o programa de report de bugs da Microsoft. Ela anuncia em sites e diversas revistas especializadas em segurança , pedindo sempre a comunidade que avise quando encontrarem um bug ou vulnerabilidade para um de seus produtos ou serviços e ela remunera, pouco, mas remunera.

A Microsoft aprendeu que para ter segurança em um computador são necessários os seguintes pontos:

  • Atualizações constantes de seu produto
  • Um anti-vírus
  • Um Firewall
  • Conscientização de seus usuários

E por este motivo, a Microsoft lançou uma série de produtos focando nestes 4 pontos. Microsoft Security Essentials e o Windows Defender são alguns exemplos. Alguns especialistas em segurança dizem que utilizar algum destes produtos para proteger estações rodando Windows é igual proteger o galinheiro com a raposa. 🙂

Piadas a parte, o fato é que a Microsoft melhorou e muito a segurança dos seus produtos, falta ela baixar os preços.

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. O anti virus da microsoft eles nao levam a serio…

  2. Sem dúvida a Microsoft melhorou e muito de um tempo para cá.

Deixe uma resposta

Fechar Menu