motherboard.vice.com – uma postura quanto a divulgação de notícias sobre hackers que deve ser seguida

Tags:

O sensacionalismo é algo que vende, chama a atenção, gera likes, coloca o que vc deseja em evidência e o povo gosta. (Sei bem disso que estou falando, e hoje, me policio ao máximo para não cometer este deslize).

Some a isso os termos hackers, crackers, invasões, ownado, anonymous e cibersegurança; é certeza que o seu post irá bombar ou sua notícia será lida por milhares ou milhões de pessoas.

Bem, isso foi o que aconteceu com o post sobre o vazamento, sem querer, das senhas das redes sociais do governo. Muito se falou, se trolou, mas a notícia, o que de fato aconteceu, só foi explicado pelo pessoal da motherboard.vice.com do Brasil.

O problema foi simples, alguém errou na hora do control+c, control+v e enter. Fora isso, a planilha criada via google drive estava com permissão pública. Todo mundo, toda a internet tinha acesso ao conteúdo da planilha.

O povo percebeu, tirou print, gravou e testou as senhas, e daí, vc’s já viram o estrago que foi.

Para mim, a maior das infelizes notas/posts sobre tal fato, com um certo quê, para mim, de sensacionalismo, foi o de Ronaldo Lemos, publicado pela Folha. Desinformação, falta de foco e mistura de assuntos que devem ser tratados por diferentes tipos de profissionais, em resumo.

Em seu errado O mico da cibersegurança, Lemos mistura a questão da gestão de senhas, que hoje, e para muitos, é classificada como algo básico, como decorar o CPF ou RG, a cibersegurança, tema este que envolve tantos subitens, como por exemplo testes de vulnerabilidades, políticas quanto a gestão de usuários, treinamento e lá vai fumaça.

Os seus conhecidos Já era, Já é e Já vem foram outros erros, para este post.

Cibersegurança e política são dois temas que devem ser tratados de forma separada, por seus respectivos profissionais e/ou donos. O primeiro preza pela análise lógica e ética, já o outro, deixa para lá..

Bom, o que você poderia esperar quanto a um post escrito por um advogado, diretor de um instituo de tecnologia e que fala sobre segurança da informação ?

Para mim é a mesma coisa que pedir para um cozinheiro operar o cérebro de uma criança, com um martelo e uma furadeira e escrever um artigo sobre Big Data. Sabemos no que dará..

P.S.: Desculpe-me pelos dias, que se tornaram semanas, semanas que se tornaram meses, e estes que quase se tornaram 1 ano sem postar (exagero à parte). Mas o trabalho estava com prioridade 0(zero – máxima).

 

VEJA TAMBÉM

Laura Chappell: A Maior White Hacker do Mundo. Mulheres em TI. Laura Chappell é uma das maiores especialistas em segurança da informação do mundo, tendo fundado a Wireshark University e Chappell University. Ela é considerada uma White Hacker, pessoa que busca vul...
Como as empresas estão evitando os gargalos da Internet. Estamos em um mundo globalizado onde qualquer dado, imagem ou informação pode ser trocada em segundos por qualquer pessoa que tenha uma conexão Internet, seja ela provida de um aparelho celular ou com...
Promoção da VoeGOL, resultado, site fora do ar Mais um vez, o site da Gol, uma das empresas áreas líderes do seguimento, está fora do ar. A explicação é bem simples a infra não aguentou a campanha de marketing... Hoje, há tantos recursos de aná...
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU