Muitos reclamam da falta de tempo para colocar a leitura em dia, principalmente quando falamos de livros de TI que possuem muitos dados e informações, além de centenas de páginas. Imaginem então aqueles que estão estudando para se certificarem em algum produto ou tecnologia ?

É bem complicado dividir trabalho, família e estudos em seu dia ? Na verdade não, e o que você precisa fazer é lembrar como você dividia o seu tempo no segundo grau para os estudos e dar uma remodelada. Vamos a alguns truques:

  • Fracione o seu tempo livre em 45 minutos, será esse o valor utilizado para os estudos, todos os dias se você quiser.
  • Destes 45 minutos, divida-o em 3, 2 tempos de 20 minutos e um de 5 minutos.
  • Nos primeiros 20 minutos você irá ler parte daquele livro ou texto, nos 20 minutos seguintes você irá reler aquela mesma parte.
  • Os 5 minutos restantes são para o esclarecimento de dúvidas e exercitar ou pensar naquilo que você leu.

Faça isso por 1 semana e veja o resultado, logo logo você terá lido textos e mais textos, livros e mais livros. Lembrem-se, criando um hábito de leitura você irá melhorar em muito o seu conhecimento, e não me diga que você não tempo, tempo a gente arruma.

Compartilhar:

Este post tem 8 comentários

  1. Elbert

    Poooxa, to o mesmo problema!!!! O dia teria que ter 300 horas! rsrsrsrs

  2. Diego Crescêncio

    Interessante.
    Lembra a técnica do pomodoro ( http://goo.gl/3JSl5 )

  3. x0ns

    Ótima dica cara. Vou por em prática!

  4. Igor Souza

    Realmente isso acontece! Nunca termino de ler algum livro mas sempre estou comprando mais.
    kk

  5. Caja

    Ainda prefiro subtrair o tempo do meu Sono. Madruga serve pra isso, para adquirir conhecimento.

  6. Bryan

    Não sei quanto a vocês, mas eu quando estou lendo, eu primeiro leio o capítulo todo, depois volto e faço um resumo dele para fixar. Pelo menos comigo funciona. Porém parece ser boa essa técnica também Gustavo =]

  7. Tiago Souza

    Como o Diego Crescêncio comentou, lembra a técnica Pomodoro. E eu uso um aplicativo no laptop que me ajuda muito a manter o foco nos estudos com o computador. Chama-se Focus Booster. Ele é baseado nessa técnica que comentamos. Você liga um cronometro e ele fica lá contando durante 25 minutos (tempo padrão), depois ele apita e te dá 5 minutos para descanso, daí você vai repetindo esse ciclo. Podem baixar pra fazer o teste, é gratuito. Para isso funcionar você deve manter totalmente o foco na tarefa durante os 25 minutos, só pare o que está fazendo em casos urgentes! =)

  8. Gabriel Azeredo

    kkk concordo com ti caja as vezes eu vo até 2:00 lendo livro de Analise de Vulnerabilidades.

Deixe uma resposta