Estive pesquisando algumas soluções de Cloud Computing que o mercado tem oferecido, várias destas soluções são cópias com pequenas mudança feitas para atender a necessidade de seus clientes.

A Amazon lidera o mercado de Cloud Computing, vindo logo atrás com a Google, RackSpace, IBM e outros. A Microsoft começou a oferecer uma solução de Cloud Computing, mas parece que ela não emplacou.

Encontrei uma solução, ou melhor dizendo, Sistema Operacional, voltado para Cloud Computing, Nimbula. A empresa foi fundada por dois ex-funcionários da Amazon que a auxiliaram na criação do serviço de Cloud computing. Com este conhecimento, eles desenvolveram uma solução muito parecida com a solução ofertada pela Amazon, porém o Nimbula é um sistema operacional de gerenciamento que pode ser instalado dentro das empresas, criando assim uma nuvem privada, Private Cloud Computing.

O Nimbula entrega serviços de infraestrutura, Iaas, atrás de um firewall, o que já é feito pela solução Cloud Computing da Amazon, mas você deve utilizar toda a infraestrutura provida pela Amazon, Hardware e Software.

Como o Nimbula funciona

O Nimbula Director (Sistema Operacional para Cloud Computing) cuida do gerenciamento da sua infraesturura, ou melhor, da sua nuvem privada, conforme figura abaixo:

O Nimbula integra Hardware e Software, tendo uma gerenciamento multi-camada.

O que eu achei fraca nesta solução foi a sua monitoração, monitoração essa que utiliza MRTG como demonstrado na figura abaixo:

Hardware compatível com o Nimbula:

CPU Intel® VT or AMD-V required, 64 bit recommended
Nimbula may also run on 32 bit machines, but subject to the restriction that compute instances can not have more than 2GB of RAM. 2 or more cores recommended
RAM 1GB minimum, at least 4GB recommended
Harddrive 100GB required, 500GB-1.5TB recommended
NIC 100Mbps, PXE support
1Gbps recommended
Nimbula supports any network cards supported by Debian 5.0
BIOS PXE support
CPU Virtualization enabled
CDROM At least 1 machine needs to have a CD/DVD-ROM drive to facilitate the installation of the seed node that then propagates via the network.

Foram investidos quase US$ 6 Milhões nesta solução que ainda está na versão beta, na minha opinião, mas é promissora, ainda mais para empresas que não desejam terceirizar a sua infraestrutura.

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. Qual a licensa desse SO?

    valeu pelo blog, aprendo muito aqui!.

    paz.

  2. O licenciamento é feito diretamente com a empresa fornecedora do software.

Deixe uma resposta

Fechar Menu