Segurança de redes e sistemas operacionais é o tema mais abordado no momento, isso devido ao crescente número de diferentes tipos de ataques reportados nestes últimos 10 anos.

A dependência da Internet pelo mundo gerou  efeitos colaterais, vejam o caso da China com os seus ataques direcionados a mais de 27 empresas sediadas nos EUA, o irã que informa que possui o segundo maior grupo de cyber-terrorismo, o primeiro lugar é da China,  e o Brasil, primeiro do ranking quando o assunto é Malware direcionados a bancos.

A principal base para os testes de invasões com o objetivo de garantir a segurança de uma empresa ou direcionar um ataque a mesma é a utilização de distribuições de segurança baseadas em Linux, baseadas em Linux porque é opensource e você pode adicionar, remover ou customizar tudo aquilo que for necessário. Li uma excelente explicação sobre o Linux um dias desses: “Linux é um agrupamento atômico, onde cada átomo que o compõem pode ser alterado.”

A distribuição de segurança baseada Ubuntu, NodeZero trás mais de 300 tipos diferentes de ferramentas voltadas a testes de intrusão, ela foi desenvolvida para ser instalada em disco/HDD, não vi vantagem nenhuma com isso, já que existem outras distribuições como a Back|Track que podem rodar direto de um DVD ou Pendrive (de 8GB no mínimo 🙂 ).

Realizei alguns testes com ela e ficou claro que pegaram o Ubuntu, mudaram o visual dele e adicionaram as ferramentas de segurança, mas nada que diga: “Putz, vou trocar esse cara pelo Back|Track 4.”

Segue abaixo algumas telas do NodeZero em funcionamento e o download dele pode ser feito no Link.

Compartilhar:

Este post tem 3 comentários

  1. Jordano Freitas

    Dei uma olhadinha no link para download, mas aparece uma mensagem que está indisponível por algum tempo, que pena…

  2. Geovanne Barreto

    Não vale a pena trocar bt por NodeZero.

Deixe uma resposta