Essa semana eu descobri um brother que estava com um HDD SSD de 256GB parado em casa, vocês acreditam nisso ? Um HDD SSD é deveras mais rápido que os hdds comuns, mesmo que rodem a 7200 RPM. Há alguns meses, eu fiz um belo de um upgrade no meu mac book pro, instalei um HDD Híbrido, o momentus XT da Seagete.

De fato, o meu ganho de performance aumentou em 3x, saindo de um pouco mais de 30MB/s para 100MB/s, tudo porque o HDD tem 32mb de cache e mais 4GB de SSD, onde essa área é utilizada pelas objetos mais acessados, tanto para leitura quanto para escrita, no HDD. Ele tem uma certa inteligência para fazer isso.

Mesmo assim, eu estava reclamando de performance. Sou heavy user e sempre tenho que compilar ou rodar algumas coisas mais pesadas, sem falar nas máquinas virtuais para montagem do laboratório. Com o HDD SSD do meu amigo em mãos, eu fiz um dump do HDD atual para ele, abri o note, instalei-o e fiz o boot. De cara, o restart da máquina demorou metade do tempo se comparado com o HDD Híbrido, alguns segundos.

O que mais me impressionou foi o momento de start de programas que utilizam muita leitura em disco, como o PhotoShop. Uma operação que levava minutos, agora leva poucos segundos. O photoshop, no caso, abriu em menos de 5 segundos neste SSD. 🙂

Acabei de subir 3 máquinas virtuais, ao mesmo tempo e nada abalou o note. Parece que estou pilotando um Enteprise, a versão da nova geração, é claro.. hehehe O note ficou muito, mais muito mais rápido. A abertura de um vídeo neste novo hdd é instantânea.

Posso garantir uma coisa, eu não voltou mais para HDD normais, agora, eu só uso SSD como HDD de sistema operacional, agora, imaginem servidores de alta performance só utilizando HDDs SSD ?! Isso já está acontecendo e não só para servidores, mas para Storage também.

P.S.: Uma coisa interessante e engraçada, o Photoshop abriu mais rápido uma imagem de 4.2MB do que o GIMP.. hehehe

Compartilhar:

Este post tem 12 comentários

  1. Tem como bootar um windows 7 e nos contar qual foi a nota do disco na avaliação de performance?

  2. la no post ta 5 min… acho que é 5 segundos né hehe

    realmente os SSD oferecem um desempenho impressionante, pena que o preço seja alto ainda….. quem sabe fim do ano que vem eu compro o meu 🙂

  3. Pena que ainda estão caros.. queria colocar um no meu netbook, para que fique um pouco mais rápido e para que a bateria segure mais… so que o valor é quase a metade do net…

  4. Eu to querendo um SSD já faz um tempinho também, mas realmente os preços atuais estão complicados, quando ssd de 128 estiver em torno de uns 450 reais eu vejo se compro um ^^

  5. Cara vc me fez pensar seriamente em incluir um SSD no proóximo upgrade…

  6. Cara concordo que é uma maravilha!!! Mas como toda tecnologia ficamos meios ressabiados em usá-las no primeiro momento.Por enquanto meu mac pro 15´ está sensacional com snow leopard e minhas MVs(Fusion e VBox). Rodando com: Btrack, Windows 2008, Win 2003, Debian , FreeBSD, XP e Win 7. Embora testei na máquina de um amigo(mac pro 15´ 2.253 Gh e 8 GB de memoria ). Sendo que o Final Cut abriu em menos de 5 segundos!!!!!Até ai uma maravilha.
    Porém um mes depois ele me falou que tinha-o expedido via sedex ou para troca ou para reparo.Fiquei ressabiado!!!E por aqui o preço ainda não é atrativo um de 120 GB intel na Sta Efigenia(local mais em conta) custa R$ 850.00 .Porem nos EUA um de 250 GB sai por U$ 250.00 !! Outro observação: não podemos formatá-lo muitas vezes!!!Muito cuidado com seu bolso!!!

  7. Em termos de performance é maravilhoso!
    Mas eu sempre fico com uma questão, que me deixa com o pé atras,
    Se queima um chip do SSD como eu recuperaria os dados?
    Sendo que os hds ide e sata mesmo queimando a placa, eu consigo recuperar os dados.
    Então fica a questão será que vale a pena coloca um ssd e coloca dados importantes nele? ou só o sistema operacional e os programas básicos?
    Pode confiar em coloca um ssd em um servidor?

    Essa é minha duvida.

  8. Coincidentemente eu passei ontem o dia todo pesquisando preços desses discos aqui em brasília que para a minha surpresa quase não se encontram no mercado. Tudo que eu quero é achar um com preço compatível porque fará parte do meu artigo científi o na pós mas vou acabar tendo que pegar na net( o que decidirei hoje a noite ) e perder ali mais dois dias graças a entrega.
    Digo de antemão com tudo que já li sobre a tecnologia, vale muito a pena ter esses meninos no commputador, único detalhe fica para a recuperação de dados em caso de desastre onde os magnéticos resguardam essa esperança em seus discos, mas no restante é SSD “foreva”

  9. Gustavo

    Qual é o modelo/marca da SSD?

    Abraço

  10. Achei estranho sua velocidade de transferencia de 30mb.

    Aqui minha velocidade é em torno de 70mb. HD sata2 -7200(samsung)

    Um dos dois esta errado né ?

  11. foi o teste realizado com uma ferramenta disk speed

Deixe uma resposta

Fechar Menu