O ano de 2012 além de ser o  ano do apocalipse dito por muitos, é o ano que o Brasil receberá as redes de telefonia 4G, redes essas que possuem o tráfego de seus dados transmitidos em 100Mbps. Hoje, nós brasileiros começamos a usufruir da velocidade das redes 3G, velocidade essa limitada a 1Mbps no Brasil, mas que em países da Europa ou nos EUA, chegam entre 5 e 6 Mbps.

Mas as empresas de telecomunicações e mídia digital possuem a infraestrutura de redes (switches e roteadores) necessária para suportar essa quantidade incrível de dados ?

E os investimentos para que as empresas possam prover, suportar e vender essa conexão 4G, já foram calculados ?

Essas duas perguntas ainda estão sem resposta para esse ano, mas para o ano da Copa do Mundo no Brasil 2014 e para o ano das olimpíadas, 2016, esse nova rede precisa estar pronta e funcionando. É claro que toda tecnologia, principalmente no Brasil, precisa de um prazo mínimo de 6 meses para amadurecer. Lembrem-se das conexões via modem da Claro, Tim e Vivo, essa última que apresentou a primeira solução de modem 3G, o vivozap, e que tem atualmente, na minha opinião, o melhor serviço entre todas.

É de conhecimento daqueles que trabalham em redes que o tráfego de uma porta de um switch não passa de 15% de utilização, onde hoje possuímos na maioria dos datacenters, switches que falam Gigabit (1000Mbps). Mas essa velocidade não será suficiente quando tivermos a rede 4G em pleno vapor, já que cada celular vendido com essa tecnologia poderá trafegar em 100Mbps, tudo bem que as operadoras poderão limitar a velocidade para 30 Mbps ou 50Mbps, mas assim mesmo teremos um aumento significativo no tráfego de dados.

Imaginem todos os 70.000 torcedores do Corinthians e do Flamengo em uma final do campeonato brasileiro, no maracanã, assistindo o jogo em seus celulares 4G, onde todas as imagens são transmitidas em Alta Definição. É muito tráfego dados.

Switches e Conexões 10GB já estão sendo implementados no mercado, claro que em pequena escala.

O vídeo abaixo explica o que é e como funciona redes 4G, redes essa que já possuem como terminologia definida – Internet Móvel.

Acredito que no final deste ano, início do ano de 2011, veremos fortes investimentos, muitas reportagens e matérias sobre as redes 4G.

fontes: Internet, revista época negócios.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu