Fui surpreendido na última sexta-feira por uma avalanche de mensagens, via email ou twitter, para que eu analisasse uma entrevista que havia sido dada por um especialista em segurança da informação no Jornal Hoje da Rede Globo, aquele que passa bem na hora do almoço e que eu só assisto quando trabalho de casa ou quando estou de férias.

Eu estava em Vitória/ES no momento, com acesso à Internet limitado e dentro do cliente (o problema do acesso poderia ser resolvido facilmente, mas pega mal fazer isso dentro de um cliente MUITO grande e PODEROSO).

Pois bem, peguei o meu voo de volta para SP e mais uma avalanche de mensagens foi enviada me perguntando: e aí, você viu o vídeo ? Pô, o cara falou coisa que não existe. E várias outras coisas.

Para os desavisados de plantão, a Rede Globo é campeã em editar uma reportagem e digamos, destorcer alguns fatos, informações ou impressões. Exemplo disso é o nosso querido e muito popular Big Brother.

Falando em tecnologia, a edição de uma entrevista técnica é complicada já que a pessoa responsável pela edição não entende bulhufas sobre o assunto, tendo como único e exclusiva preocupação a audiência do programa.

Mas, eis que descubro que o especialista de segurança tão comentado nas mídias sociais é nada mais, nada menos que Jeferson D’addario, um dos donos da empresa de consultoria e gestão em segurança da informação Daryus. Jeferson é professor de cursos de pós-graduação e manja do assunto. Ele não é técnico, mas sim o gestor de segurança. A palestra no Web Security Forum, evento o qual eu organizei, foi muito bem comentada.

Vejam por si só:

A Rede Globo enviou uma mensagem no Twitter informando o erro de edição:

E vejam que ontem, a tag #phpvirus ficou em primeiro lugar no Brasil:

Minha opinião quanto ao fato

Eu assisti o primeiro vídeo, a primeira edição da Globo onde o Jeferson disse que .php é um programa, ao meu ver, o correto seria dizer que o site foi escrito/feito em PHP e que ele estava apontando para um link onde um leigo faria o download de um programa malicioso, um vírus.

Vejam que  segundos depois do Jerferson ter acessado o site, você via o browser dele fazendo o download de um programa .exe, o vírus.

Há uma série de bons antivírus freeware no mercado que conseguem inibir este tipo de download. Exemplo disso é o avast, o qual uso e recomendo.

Também ficou claro, para mim, que o vídeo foi editado várias vezes e isso deturpa a mensagem. Agora, eu não vi o termo #phpvirus sendo utilizado.

Compartilhar:

Este post tem 4 comentários

  1. Na edição de hoje do jornal, eles pediram desculpas e fizeram uma errata, explicando um pouco melhor sobre o ponto que foi abordado ontem.

    O que você acha sobre o MSE, recomenda ele?

    Uso o MSE aqui em casa, apenas por causa dos meus pais, pois se somente eu usasse o PC, não teria nenhum antivírus instalado.

  2. graças a meu ubuntu nem esquento com virus na maquina principal, mais nas vm’ s tbm uso avast, nunca tive problemas com ele.

  3. Eu não assistir o primeiro vídeo , só o segundo vídeo mais acredito que foi um erro de expressão dele ou erro na edição do vídeo no qual cortou a falar e a explicação anterior do #phpvirus.

    O cara grava meio hora de informação para o programa e ainda edita errado e coloca 3 minutos, isto é uma sacanagem!

    Jornal é utilizado para passar informação completa e não meia notícia!

    Na Jornais da globo é igual renda familia só meia formação você receber é ver lá! kk

    Daryus é uma empresa de consultoria e gestão em segurança da informação e ainda está vulnerável XSS

Deixe uma resposta

Fechar Menu