O que faz você especialista em um determinado assunto ?

Tags: , , , ,

Essa é a pergunta que faço à todos os candidatos à vaga de analista sênior onde trabalho – Você é sênior ou especialista neste assunto ?

A diferença entre estes dois cargos está no tempo de experiência e na quantidade de problemas que o profissional vivenciou, mas há exceções. Profissionais que trabalham em grandes empresas de telecom têm um grau maior de conhecimento devido ao stress envolvido para suportar uma operação desse tamanho, e com um detalhe muito importante – eles se tornam seniores em menos tempo.

Profissionais que trabalham em ambientes com alto grau de criticidade como telecom e mercado financeiro possuem uma carga horária muito maior, por este motivo, eles vivenciam mais problemas que os de mais – e aí que entra a velha e célebre frase – só o stress constrói…

Posso dizer que me tornei um especialista em suporte e arquitetura de servidores web e aplicacionais depois de ter trabalhado com diversas versões e em diversos cenários e empresas, com um detalhe muito importante – eu sempre me ferro em alguma folha de mudanças ou aplicação de correção – não é praga, mas sim carma..

Quantas vezes já me deparei com aquele mudança onde o desenvolvedor dizia “é só fazer o deploy deste pacote e dar um restart na JVM. Coisa simples” — uhum — batata que ia dar merda, e dava..

No meio de tantos problemas e soluções, você acaba adquirindo um conhecimento que poucos possuem, o prático. Saindo da teoria de livros, papers e palestras, e indo para o que importa no final das contas, se você sabe colocar este treco para funcionar ou não, e no final das contas, meus amigos, é isso que importa para a sua empresa e para o seu chefe.

Eu aprendi com um antigo chefe a seguinte frase “Eu não preciso justificar para lhe demitir, mas para lhe ter aqui. “

Devido a essa convivência com problemas e soluções, eu acabei ficando chato na hora de escolher cursos para me aperfeiçoar. Dou mais valor ao conhecimento que o profissional possui do que ao material que ele utilizará para ministrar a aula, até porque eu posso baixá-lo e lê-lo sentado no parque do Ibirapuera.

Nada substitui a experiência prática e o conhecimento empírico, em minha opinião, e é por este motivo que estou montando alguns treinamentos à distância, baseando-me no material que acabei criando e utilizando para ministrar aulas para galera que trabalhou ou que ainda trabalha comigo. Sem muito blah, blah, blah, colocando de fato, mais de 12 anos de prático e madrugadas mal dormidas em empresas como IBM, Atos Origin, GM, Sprint, Telecom Itália, Nextel e tantas outras.

Uma coisa que eu acabei lembrando no final deste post foi uma reportagem que  li a respeito de um jornalista que se tornou especialista em um determinado assunto, diga-se de passagem que não tem nada haver com a sua formação acadêmica, só porque ele ficou estudando e pesquisando aquilo como hobby por 10 anos.. Mas para mim, o mais interessante é que percebo que a cada dia eu preciso estudar, ler, ouvir e aprender mais. Parece um vício, mas nada verdade é uma necessidade em tentar preencher algo, um vazio…

Quanto mais eu leio, mais eu aprendo que não sei nada..

VEJA TAMBÉM

Como as empresas estão evitando os gargalos da Internet. Estamos em um mundo globalizado onde qualquer dado, imagem ou informação pode ser trocada em segundos por qualquer pessoa que tenha uma conexão Internet, seja ela provida de um aparelho celular ou com...
Treinamento SANS Mentor Forensics 408 em Brasilia (Junho) Pessoal, Estão abertas as inscrições para o curso SANS Mentor Forensics 408: Computer Forensic Investigations - Windows In-Depth, a ser realizado em Brasília dos dias 4 a 9 de junho. Em função do p...
Mais um sorteio: NetRevenda – Participem O blog Coruja de TI e a netRevenda.com se uniram para dar prêmios a você, visitante. Se você é webmaster, webdesigner ou programador e trabalha na área de web hospedando sites e aplicações dos seus ...
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

4 comentários em “O que faz você especialista em um determinado assunto ?

  1. João Pimenta

    Pô Gustavo, que post excelente cara! E seus cursos eu tenho certeza que são de altíssimo nível.

    “Quantas vezes já me deparei com aquele mudança onde o desenvolvedor dizia “é só fazer o deploy deste pacote e dar um restart na JVM. Coisa simples” — uhum — batata que ia dar merda, e dava..”

    (uhaeauheauhuheahueauheauhehahueuahehahu)

  2. Marcos Vieira

    Um dos melhores post que já li, e que serviu de aprendizagem, nunca mais vou esquecer da frase “só o stress constrói…”, que é a pura verdade.

  3. Mauromax

    É como eu sempre disse a experiência contar muito mais do que a propria teoria, está certo que um se alia a outro, mas nada melhor do a mão na massa !!!

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU