Uma onda de ataques DDoS vem afetando centenas de empresas em todo mundo, deixando seus portais, sites e sistemas fora do ar por horas, e até mesmo dias. A maioria destes ataques são de autoria de grupos como o anonymous e o, praticamente falecido, Luzlsec.

O Anonymous  profissionalizou os seus ataques, em minha opinião. Ele  se aproveitou do conhecimentos de alguns de seus membros para criar ferramentas como o canhão de íons e uma versão do slowloris e recruta membros utilizando redes sociais como Twitter e facebook. Acontece que ele  deu alguns presentinhos desagradáveis para os seus simpatizantes, uma backdoor e alguns worms. – sacanagem hein…

E como algumas empresas estão fazendo para protegerem a sua infra destes ataques ?

A resposta não está na aquisição de um equipamento fantástico e milagroso de rede que é capaz de deter todos os 25 tipos diferentes de ataques DDoS, ainda menos na contratação de mais link internet de diferentes provedores. A solução mais barata está em empresas como a Amazon

A Amazon é a maior provedora de soluções Cloud Computing do planeta, e ela se destaca nisso por dois simples motivos:

O serviço é barato e de fácil acesso. Você só precisa de um cartão de crédito internacional para começar a brincar.

Muitos estão se perguntando “e daí ?”

Simples, você pode subir o site ou portal composto por 20 servidores em menos de 20 minutos utilizando a solução de cloud da Amazon e com detalhes muito importantes:  A infra deles aguenta e fácil ataques DDoS e no final, você só pagará por aquilo que utilizar. Mas não se esqueça de mudar os apontamentos nos servidores de DNS para os novos hosts/servidores hospedados na Amazon 🙂

Eu já vi este tipo de migração, mesmo que momentânea (ela durou até o final dos ataques), funcionar em 5 casos, quero dizer, para 5 grandes empresas que estavam sofrendo ataques maciços em sua rede. No final, foram os sistemas críticos dessas empresas que foram migrados e os seus clientes só perceberam que ocorreu uma interrupção momentânea.

Um detalhe deveras importante: A migração ou utilização de servidores by Amazon nesses casos dependeu e muito da arquitetura que foi utilizada para suportar estes ambientes, já que houve a migração de bancos de dados e aplicações. Então não ache que a Amazon possui a solução para todos os seus problemas, pois essa solução irá depender e muito do que vocês planejaram.

P.S.: Eu mesmo migrei um ambiente composto por 10 servers para Amazon, onde cada server suportava 8.000 conexões TCP/IP simultâneas, por causa de um ataque DDoS. Funcionou que foi uma beleza, o problema só foi a latência. Tudo ficou hospedado nos EUA.

Compartilhar:
Fechar Menu