Sun/Solaris foi um dos sistemas operacionais Unix mais utilizados em todo mundo. Tem até gente que classifica o Sun/Solaris como uma variação do Unix, mas não irei entrar nesta discussão. O fato é que de algum tempo para cá, muita gente achava que o Solaris tinha morrido já que não havia tantas máquinas Sparc instaladas em DataCenters.

Lembro-me que o firewall da maior certificadora digital do país era uma ultra10 com o Solaris com hardering e se chamava o nome de uma praia, ferradura, se eu não estou enganado.

Só que há 2 anos que eu vejo que o Solaris voltou firme e forte e por um motivo claro, a compra da sua criadora, a Sun, pela Oracle. A Oracle está investindo forte em uma solução que juntou Hardware e Software para trazer mais performance aos ambientes que ela suporta, mesmo com essa solução robusta há necessidade de dar uma tunada no Solaris. 🙂

Eis que lhes apresento alguns parâmetros de tuning e um site que conheço há 11 anos e que ainda é a base para tuning que executo até hoje:

  • Este link apresenta um script que deve ser executado como root para melhorar a performance de aplicações que trabalham TCP.
  • Este link é do pessoal do Cisecurity, organização já comentada no blog que cria benchmarks para quase todos os sistemas oepracionais, aplicativos e equipamentos de rede com as melhores práticas de configuração, administração e tuning.
  • E por último, mas não tão menos importante, o link do clássico e fantásticoSolarisTM 2.x – Tuning Your TCP/IP Stack and More, base para o tuning de muito ambiente que eu mexi e mexo até hoje.

Não tenho preferência por um sistema operacional, mas prefiro os quais dão menos problemas e são mais estáveis 🙂 Vou falar bastante sobre administração, configuração e tuning de S.O. no Workshop do Coruja de TI – espero vê-los por lá.

P.S>: Bem que eu já ouvi dizer que o Solaris terá um foco em Linux agora.. Veremos. 🙂

 

Compartilhar:

Este post tem um comentário

  1. Solaris is back

Deixe uma resposta

Fechar Menu