Muita gente que vai a quinta edição da Campus-Party tem perguntado “Vai rolar alguma oficina de segurança, virtualização e Web?”. A resposta é sim, mas serão poucas. O pessoal do Garoa Hacker falará sobre Cloud Computing e Segurança. O pessoal do Cert.br convidou profissionais renomados de SI para falar sobre o assunto e alguns deles lançarão oficinas/desafios hands-on para quem estiver por lá. Mas, eu acredito que haja espaço para mais coisa.

Hora bolas, estamos falando da Campus-Party. Um evento com uma infra-estrutura comparada a empresas de grande porte e com uma galera louca por conhecimento.

Por este motivo, estarei montando com um grupo de amigos algumas oficinas para galera que estará presente neste mega evento. Para não causar problemas ou a expulsão de qualquer pessoa – vai que alguém faz uma caquinha…, nós conseguimos um switch Cisco Layer 2 que será utilizado como base para as oficinas, os participantes só precisarão levar um cabo de rede para conectar nele.

Segue abaixo a lista de oficinas que temos em mente, por enquanto:

  • Fazendo o hardening do seu Linux sem ferra-lo ou se isso acontecer, como resolver.
  • Velho índio versus o Russo – Apache vs Nginx – Instalação e configuração.
  • Apache ao estilo Pokemon – Evoluindo com módulos e testando-o contra ataques DDoS Layer 7.
  • Cloud Computing & Virtualização – Por que falam tanto nisso se eu não sei que porra é essa ?
  • Assegurando ao máximo um wordpress para que quase ninguém ferre com ele.
Uma coisa legal, o pessoal da Brasport e da Novatec doou 100 livros que serão sorteados na Campus e também nas oficinas – aproveitem.

Pré-requisitos:

Que você entenda um pouquinho, eu disse um pouquinho de redes e Linux. Que o seu notebook suporte uma máquina virtual Linux rodando ao mesmo tempo com o seu S.O. Eu disse suporte, que ela rode sem travar o seu ambiente hein.. Um cabo de rede normal e o VMware Workstation ou Virtual Box instalado nela.

Aproveitem e baixem o backtrack e o centOS 6.0 – iremos precisar.

Local das oficinas:

Aí está um problema. Eu não corri atrás de uma sala ou bancada exclusiva para realiza-las. Por este motivo, as oficinas serão realizadas na bancada que ficará a galera do coruja de ti

Horário das oficinas:

Teremos uma oficina por dia e a partir da terça-feira e cada uma delas terá uma duração máxima de 4 horas. Por enquanto a ideia é começa-las após às 16:00.

Dúvidas, sugestões e reclamações poderão ser feitas e moderadas nos comentários deste post.

Acho que não preciso dizer que estas oficinas serão exclusivas da galera que participará da Campus-Party, presencialmente.

Nos veremos por lá..

P.S.: tudo isso será gratuito…

Atualização: Galera, o Anchises lembrou bem, O Garoa Hacker, grupo o qual faço parte :), também terá uma bancada e poderá ministrar palestras para galera. Eu estou pensando em fazer todos as palestras em um lugar só, na bancada do Garoa.. 🙂

Compartilhar:

Este post tem 5 comentários

  1. Mais uma do grande Gustavo.

    Sempre levando conhecimento pra todos..
    Pena que eu não irei participar deste evento.

  2. Aproveitando, nós do Garoa Hacker Clube também pretendemos “tomar conta de uma bancada” e usar ela para palestras e oficinas extra-oficiais. No decorrer da Camps Party nós iremos avisar conforme as atividades forem surgindo.

  3. Excelente — vou adicionar no post..

  4. Buenas Guto,

    Tu consegue disponibilizar esse material depois? com os confs?

    abraços

  5. Vamos poder pelo menos assistir online o andamento das oficinas?Participar até entendo, mas pelo menos um stream dessas oficinas seria legal para quem mora fora de SP….

Deixe uma resposta

Fechar Menu