Excelente Texto da @GarotaDaTI

Quando recebi o convite para escrever um post afim de integrar o blog da coruja de ti, senti um pouco de nervosismo por não me considerar muito capaz…Mas como nunca fui o tipo de pessoa que desperdiça oportunidades,resolvi tentar. Passei dias pensando no assunto a escrever,apesar de ter pouco conhecimento. Pensei em escrever um post técnico de programação,escrever sobre agile, sobre gestão…Mas nada certo.Bom, decidi focar em uma breve apresentação pessoal e falar um pouco sobre a presença feminina no mundo da TI.

Sou graduada em Odontologia e durante a faculdade, mantinha um blog que eu mesma desenvolvia com a ajuda de um (hoje) ex namorado. Quando percebi, as técnicas de programação eram bem mais presentes na minha vida do que as técnicas endodônticas no consultório ou na clínica onde trabalhava. Sempre muito aficcionada pela informática e a tecnologia em geral,não demorou mais de 2 anos após a formatura,para que abandonasse a Odonto. Tive oportunidade de fazer alguns cursos na área de programação e quando vi, estava sendo entrevistada para trabalhar em uma grande empresa de SP, onde trabalho já há alguns anos junto de uma equipe exclusivamente masculina, arrogante e meio individualista,liderados por um GP “casca grossa”. Posso dizer que “andei sobre ovos” durante muito tempo e tive de ter muita flexibilidade,paciência e sabedoria para que começassem a respeitar-me como uma profissional da área e não apenas como mulher.

Hoje, mesmo não sendo expert e tendo muito ainda o que aprender, sinto-me um pouco mais confortável e mais ouvida quando estou no meio deles. E acredito que muitas mulheres que trabalham, não só na área da TI, mas em qualquer outra profissão que o padrão seja profissionais masculinos, tenham passado ou passem pelo que eu passei. Sentia que o grande problema era a necessidade de ser respeitada e valorizada, mas como? Garanto que não seria vivendo o ostracismo ou reclamando sem tomar nenhuma atitude que isso seria solucionado.

Mas sim trabalhando, procurando fazer meu trabalho da melhor forma possível e falando as minhas opiniões sobre determinado assunto nas horas propícias. E acredito que seja isso que as demais mulheres deveriam fazer,para que continue crescendo cada vez mais as mulheres no mundo corporativo, sejam como consultoras,CLT ou como empreendedoras, independentemente do segmento que for.

No mundo em que vivemos, no auge do século XXI,não acho certo nos prendermos mais em pensar em gênero masculino e feminino, mas sim, em sermos comprometidos com o que fazemos, buscando a excelência e diminuindo assim o preconceito, afinal de contas creio que homens e mulheres se complementam, formando uma sintonia quase que perfeita (disse quase,pq nada é perfeito *rs). Cada vez que uma mulher conquista um espaço extinguindo ou minimizando o preconceito de gênero,a vitória pertencerá a todas elas. Não existe quem é melhor ou pior. Os dois, tanto o homem quanto a mulher, têm sua força e ambos são fundamentais para que tenhamos uma evolução tanto no país, quanto na economia ou como em uma sociedade mais justa.

Enfrentar as dificuldades vencendo-as, contribui para uma auto-estima melhor, garantindo o sucesso em qualquer outra experiência ou relacionamento. Acreditem em sua capacidade, nunca duvide das oportunidades que a vida possa te oferecer. Não há dificuldades que nós não possamos superar, basta ter foco e querer. Se esforce para se capacitar a cada dia que passa.  Acredite no processo evolutivo,que depende de você,nos seus sonhos, vá em busca dos seus ideais, de conquistar algo melhor sempre .A mulher tem garra e mostra isso a todo momento. É uma questão,só de acreditar. Por isso,convido a todas vocês, mulheres, a participar ativamente das comunidades,das redes sociais,palestras e encontros, expondo suas opiniões, trocando experiências, aprendendo e ensinando sem amarras, preconceitos ou limitações. Com isso, acredito que tanto homens quanto mulheres serão beneficiados.

Coruja: Apoio totalmente.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu