O Youtube é hoje o maior canal de vídeos do mundo, já passou a televisão e o cinema devido a sua facilidade de postar um vídeo, que não seja pornô ou que não tenha algo contra à lei.

Ele é responsável pelo surgimento de astros e estrelas, além de disseminar conhecimento e informação por todo o mundo, é só você ter acesso à Internet, digitar youtube e colocar o que você precisa na busca. Pronto, com certeza você achará algum vídeo interessante sobre o assunto.

Agora em números, o Youtube assusta e muito, ele possui 10 bilhões de page views por mês, com uma média de 11 574 page views por segundo. Se cada vídeo que é postado no Youtube possui em média 12 MB, teremos 11 574 page views X 12 MB = 135 GBps de tráfego por segundo. Imaginem a quantidade de storage necessário para suporta-lo ?

486 TB por minuto armazenados ==> 28 PB por hora armazenados.

É muito espaço em disco. Eu ainda acredito que o Google possui a maior quantidade de storage do mundo. Eles querem indexar à Internet e possuem o maior canal de vídeo online do mundo com mais de 30 bilhões de vídeos assistidos por mês, eles precisam de muito espaço em disco para isso, e bota espaço em disco.

Imaginem a infraestrutura de redes desse ambiente, há pouco tempo eu li que os engenheiros do Google estavam migrando todo a sua rede de DataCenters para 10Gbps e já preparando para migração de 100Gbps. Com os números acima demonstrados, isso é necessário.

fontes : Youtube blog, Datacenter

Compartilhar:

Este post tem um comentário

  1. Os números realmente são impressionantes !!!

    Podemos deduzir então que trabalhar com Storage é uma carreira muito promissora ! Imagino que profissionais capacitados a trabalhar com soluções de DataCenter 3.0 ainda são raros aqui no Brasil.

    Abs,

Deixe uma resposta

Fechar Menu