O Google é a maior empresa de marketing da Internet em todo o mundo(95% de sua renda vem de propaganda na Internet). Em uma média de cada 4 meses o Google vem apresentando um novo serviço ou produto, mas aonde e como o Google é suportado ?

O Google criou uma  infraestrutura de computadores/servidores muito barata e se preocupando com a saúde do planeta. A foto abaixo mostra o que é um computador/servidor do Google (Dois HD`s SATA II, uma fonte ATX, uma placa mãe que suporta dois processadores e um monte de memória RAM). Itens que podem ser comprados facilmente no mercado livre.

Esse é o detalhe, a facilidade pela qual o Google pode trocar um de seus computadores/servidores em caso de bug/pane/defeito. As peças são de fácil acesso e muito baratas.

Para garantir performance, o Google montou um rack/estante com vários destes computadores/servidores, rodando um sistema operacional proprietário mas todos eles comunicando-se ao mesmo tempo e entre si, criando assim o Google Cluster, como demonstrado na foto abaixo.

Vários destes Google Clusters trabalham em conjunto em um mesmo ambiente, um mini data center do Google instalado em um contêiner (Google Modular Data Center), isso mesmo que você está pensando, uma caixa grande de aço, mas com vários Google Clusters que por sua vez, possuem vários computadores/servidores do Google, como na foto abaixo:

Google Modular Data Center

Agora imagine uma centena ou milhares destes Google Modular Data Centers instalados no mesmo local, com energia renovável, ar-condicionado e tudo mais que um data center precisa, trabalhando ao mesmo tempo para garantir performance, velocidade e o www.google.com além de todos os outros serviços deste gigante da Internet no ar. Dê uma olhada no vídeo abaixo e você verá isso funcionando:

O Google possuia em 2006 mais de 450.000 computadores/servidores como o apresentando acima, este número pode ser 4x maior agora em 2010, isso mesmo, quase 2 milhões de computadores/servidores.

Lembrando que o Google economiza milhares de dólares por ano com licenças já que utiliza Linux e linguagens de programação de código aberto, como Python, PHP e JAVA.

Anualmente, os fabricantes de hardware como HP, EMC e DELL destinam mais de 25% de sua produção mundial para empresas como o Google, ASK.com e Yahoo!.

fontes:cnet.com; youtube.com; google.com

Compartilhar:

Este post tem um comentário

  1. Bem legal!
    Sempre fiquei imaginando o poder dos servidores do Google para suportar todos os vídeos do YouTube com milhões de pessoas assistindo ao mesmo tempo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu