O endereçamento ip é uma necessidade básica para que computadores comuniquem-se entre si, seja na Internet ou dentro de sua casa. Temos hoje uma grande variedade de utensílios eletro-eletrônicos que possuem o seu endereço ip, sejam celulares, geladeiras, rádios, televisões ou até mesmo carros, tudo para facilitar a vida.

Há formas de gerenciamento de endereços IP`s e suas faixas e/ou ranges, seja por meio de softwares, servidores DHCP, planilhas Excel ou um papel de pão, não importante a forma, mas sim que você detenha total controle dos ip`s e das quantidades utilizadas e disponíveis. Mas acontece que nem tudo são flores e em alguns casos, nós temos problemas quanto ao gerenciamento dos endereços IP`s, principalmente em médias e grandes empresas que possuem uma grande quantidade de servidores e Firewalls.

Muitos utilizam o ping para verificar se um determinado endereço ip está sendo utilizado ou não, porém se tivermos um firewall no meio da comunicação entre as redes e o mesmo estiver bloqueando o tráfego ICMP (Echo Request / Reply) fica difícil averiguar se aquele endereço está sendo utilizado ou não.

Outra forma bem comum de verificar se  um endereço ip está sendo utilizado é via DNS, onde todos os hostnames(nome dos servidores) e seus respectivos IPs são armazenados de forma ordena a fim de garantir uma simples busca com os comandos dig ou nslookup.

Mas se a sua rede é muito grandes, com mais de 15.000 ou 150.000 endereços ips e por um acaso escapar um ou mais ips, sendo eles duplicados, o que aconteceria ?

Dependendo da instalação/implementação deste ip duplicado em um servidor com um determinado serviço, os estragos serão gigantescos, desde a paralisação da autenticação de usuários no AD(Active Directory – Controlador de Domínios Micro$oft), um site com suas homepages intermitentes (uma hora funciona outra hora não) ou até mesmo a impossibilidade de se conectar na rede.

Em uma rede com centenas de switches e roteadores fica difícil a constatação que há um endereço ip duplicado na rede e que o mesmo está causando uma série de de problemas. Existem algumas soluções como a implementação de servidores syslog onde todos os switches e roteadores pertencentes a uma única empresa o utilizam para centralização de seus logs. Há Cisco possui alguns equipamentos e softwares que auxiliam na análise e detecção desse e de outros tipos de problemas.

Ums coisa é certa, verifique antes de assinalar um endereço ip para um site, servidor ou qualquer equipamento que fará parte da sua da sua rede. O velho e clássico Windows auxilia aos não experientes que há dois endereços ips idênticos em uma mesma rede, mas não são todos que possuem Windows instalados em seus computadores e servidores, ainda bem 🙂

Compartilhar:

Este post tem um comentário

  1. Bom POST,
    mas nada como um banco dados para centralizar as informações
    de ip´s e seus respectivos MAC´s em uso (dos servidores e das maquinas principais) !!!
    Configurações em equipamentos de rede como switchs (limitando ip´s por porta, amarrando ip´s por MAC, MAC´s por porta, autenticação Radius por porta) ,
    são necessários para minimizar os efeitos do IP duplicado.
    Mesmo assim não garante que alguém com más intenções ou não tente acessar a rede testando ip´s que possam estar livres.
    abs
    Alex

Deixe uma resposta

Fechar Menu