Um problema que vem assolando o mercado de IasS – Infraestrutura como serviço- é o overselling de serviços suportados pela nuvem. Quero fizer, a venda daquilo que vc não consegue entregar.

A coisa toda é muito parecida com o overbook, velho conhecido do brasileiro.

A empresa vende mais espaço em um local que consegue suportar ou entregar. No final da história, os que chegaram por último se ferram. Mas é a aí que mora a diferença, pois como estamos falando de hardware, recursos computacionais, todos aqueles que utilizam o mesmo servidor sobrecarregado que se estrepam.

Podemos afirmar que a DigitalOcean, na região New York 1, passou por este problema há alguns meses.

A empresa  resolveu o problema e as centenas de reclamações de perda de performance ou queda de seus droples (nome dado as máquinas virtuais que ela vende), simplesmente bloqueando a entrada de novos clientes ou migrando aqueles que utilizam recursos acima da média de todos os outros usuários.

A Amazon, líder no seguimento de IaaS, também sofreu problema parecido com o seu serviço de EC2, há 1 ano, na zona US EAST. Para comprovar, basta que vc, usuário dos servios da aws.amazon, tentasse subir uma máquina com um pouco mais de recursos nesta ZONA. Ou a máquina não subia ou dava um erro, via tela, dizendo para vc tentar criar o servidor mais tarde.

Claro que ambas empresas negaram que isso ocorra ou tenha ocorrido. Ninguém, em sã consciência, afirmaria que vende mais do que consegue entregar, principal um serviço como este. Mas o fato é que isso aconteceu e ainda acontece no mercado.

E aí, o que fazer quando o seu ambiente ou a sua conta sofrer este problema ?

O jeito é mudar de região ou de provedor. Paciência.

Uma das coisas que pratico é a contratação de serviço de cloud redundantes e providos por empresas distintas. Assim, tudo fica mais fácil se um empresa vacilar, seja ele qual for o motivo.

E aqui no Brasil, está pratica rola também ?

É obvio que sim, mas como nunca utilizei os serviços de cloud de uma empresa por aqui, eu não posso dar nome aos bois.

 

Compartilhar:

Este post tem um comentário

  1. Na região da AWS aqui no Brasil, já aconteceu várias vezes eu tentar subir um instância um pouco mais robusta e ser informado que não tem disponível.

    Admito que fiquei preocupado 🙁

Deixe uma resposta

Fechar Menu