Estou recebendo uma saraivada de mensagens e emails dizendo que  não sou humildade. Eu sinceramente gostaria de saber de onde saiu essa impressão ?

Gente, montei o blog para compartilhar conhecimento, trocar experiências e o mais importante, tentar ajudar a galera que está começando na área.

Conhecimento deixou de ser uma moeda de troca ou algo inestimável e muito difícil de se compartilhar, e isso tudo mudou graças ao Google, Youtube, Wikipédia e aos milhões de livros que existem para serem baixados. Deixei sempre claro que irei compartilhar tudo isso no blog para que todos possam estudar e aprender cada vez mais. Você, eu, o seu colega do trabalho possuem o mesmo objetivo, aprender e principalmente quando o assunto é tecnologia.

Tive três grandes preocupações quando planejei o Web Security Forum:

  1. Fazer um evento bem legal e com um valor acessível – O ingresso saiu por um pouco mais do que R$ 150,00 – tivemos 2 coffee breaks e duas refeições/almoços inclusos no valor do ingresso.
  2. Palestrantes de peso e que pudessem transmitir conhecimento
  3. Brindes e cursos que fossem sorteados à todos os participantes, e isso, meus amigos, eu tenho orgulho de falar para os 4 cantos, foram mais de R$ 200.000,00 sorteados – Bolsas de pós-graduação, graduação, cursos e livros. Assistiam os vídeos no youtube e vocês verão do que eu estou falando.

Uma das coisas que mais gosto de fazer é falar com estudantes universitários, uma galera que está louca para aprender e que sempre dá ouvidos a qualquer um que deseje passar um pouco de conhecimento.

Este ano, eu falei em 12 faculdades, com mais de 10.000 estudantes que tinham o mesmo objetivo, aprender. Mas uma coisa que cansei de ouvir foi oque os grandes nomes da tecnologia da informação do nosso país não têm tempo para falar com eles, e quando têm, cobram caro por uma palestra. Poxa, cobrar para palestrar para estudante é dose. Eu, no máximo, cobrei os custos de viagem para cidades fora de SP/Capital, gasolina e pedágio e mais nada.

Tenho o maior prazer de responder, quando arrumo tempo, os milhares de emails, dicas e revisão de TCCs da galera, e olha que eu ainda trabalho igual um louco e tomo cada esporro por atrasar alguns prazos por ajudar gente que nem conheço, mas vale a pena, no final, acabo aprendendo coisas novas, ouvindo ideias e trocando experiências.

Eu acho interessante essa ideia, baseado na crença religiosa (entenda-se catolicismo e evangelismo), que todas as pessoas devem ser humildades, mas poucos pessoas entendem ou sabem qual é o real significado desta palavra. Isso nos remete ao dicionário:

humilde
(derivação regressiva de humildar)

adj. 2 g.
1. Que tem humildade.
2. Simples, modesto.
3. Obscuro, pobre.
4. Medíocre, baixo.
s. 2 g.
5. Pessoa humilde.

Baseando-se no esclarecimento acima, eu posso afirmar que:

Sou simples, mas não modesto. Tenho orgulho das minhas realizações as quais foram difíceis de serem alcançadas e muitas delas sem ajuda de ninguém. Não sou em nada obscuro, busco compartilhar o conhecimento.
Nada pobre, pois consegui um bom emprego graças ao meu suor e esforço. Não sou medíocre e de longe baixo, tenho 1.83m de altura :), falando sério, sempre tento compartilhar algo que eu ache proveitoso.

E o mais importante: Respeito opinião, credo e as pessoas, mas posso simplesmente não concordar e é isso que faço no blog.

É simples falar mal de alguém se escondendo atrás de um perfil fake, mas antes de começar os seus fantásticos ataques, pesquise para saber se a pessoa que você quer atacar não já ajudou uma porrada de gente gastando do seu próprio bolso.. 🙂

Uma das melhores citações que já encontrei sobre a diferença entre autoconfiança e arrogância:

Quando não se conhece a pessoa, sim, é verdade, a sua autoconfiança pode ser confundida com a arrogância. Já quando se conhece melhor ,é possível visualizar uma grande distância entre tais características. Uma diferença bem explícita entre alguém autoconfiante e alguém arrogante é que o auto confiante sempre vê em sua força a oportunidade de compartilhar algo de bom, enquanto o arrogante usa sua “força” somente para se destacar dos demais, sem ao menos se importar com o bem estar comum.

 

Compartilhar:

Este post tem 22 comentários

  1. boas palavras gustavo !

  2. Olá Gustavo vou dar uma opinião, não leve isso como uma puxação de saco, mas uma coisa é certa você cara faz uma coisa muito difícil de se vê que é dar conta do seu trabalho e ainda passa informação para as pessoas, que muitas você não conhece sem cobrar delas. Isto é humildade pois você não se importa de ajudar pessoas que estão interessadas em aprender e ser alguém na vida. Relaxa este tipo de gente que critica sem saber quem somos sem nos conhecer de verdade são pessoas que tem muita inveja da capacidade que temos.
    esta minha colocação de nós e porque também já recebi muitas criticas sendo que as pessoas não tem a coragem de mostrar que são pois são covarde. Relaxa este tipo de gente não cresse na vida isto e certo e mais você esta ajudando muitas pessoas e você tem que se importar com as pessoas que realmente valoriza seu trabalho. Não esquenta a cabeça que este tipo de gentinha que não tem a coragem de falar na cara e gentinha que não sabe reconhecer o trabalho dos outros. Se esta pessoa disse isto quero ver se ela faz um trabalho melhor que o que você esta fazendo. falou

  3. Realmente Gustavo, sigo o seu blog ja há algum tempo e recomendo para todos que gostam de segurança da informação, seus web cast, artigos, são excelentes para dar um empurraozinho para leigos na Área. Na minha faculdade (Impacta) você tem um grande nome.
    Agora como dizem em outros blogs, isso que fizeram foi uma grande inveja, uma dor de cotovelo, de ser assim como você realmente é, de ensinar e se preocupar com a comunidade de T.I. Antigamente ate diríamos que saber e guardar informação era uma virtude o profissional era reconhecido, mas hoje em dia com a internet cada vez mais ampla, o profissional que repassa a informação é cada vez mais reconhecido no mercado de T.I. E Isso você sabe fazer muito bem. Espero que você não mude devido a essas ameaças, do outro lado só fortaleceu o seu nome.

  4. Oi Gustavo,

    Ótimo post, provavelmente motivado pela frustração de ter recebido tantas críticas, ofensas e ataques nos últimos dias. Para piorar as coisas, algumas dessas pessoas se escondem atrás de perfis falsos ou do anonimado, e desta forma você nem consegue saber quem está te criticando e porque.
    Infelizmente esta é a realidade das poucas pessoas que tem coragem de dedicar uma parte de seu tempo para ajudar a disseminar o conhecimento. Não é tarefa fácil ter que dormir as 4 da manhã porque ficou atualizando o blog pessoal, passar o pouco tempo livre pesquisando assuntos interessantes para escrever, preparar apresentações e ainda ter que dedicar uma grande parcela do tempo para o trabalho e a família.
    Infelizmente, a verdade tem que ser dita: você conseguiu fazer muita coisa em pouco tempo e conseguiu conquistar o seu espaço, e isso provoca muita inveja em quem não tem capacidade para fazer o mesmo. É muito fácil criticar os outros, ainda mais escondido covardemente pelo anonimado, mas o difícil é arregaçar as mangas e fazer algo, e fazer a diferença.
    Será que esse pessoal que te critica tanto já vez alguma coisa para compartilhar o suposto conhecimento deles? Publicam artigos com as descobertas que fazem, compartilham as lições que aprendem? Fazem palestras abertas para toda a comunidade?
    Eu não sei a resposta, pois não sei quem são estes invejosos que te criticam tanto, mas eu imagino que acabei de responder logo acima.

  5. Acompanho o blog há algum tempo mas nunca tinha antes postado um comentário. Só que dizer para continuar com o ótimo trabalho. Você tem ajudando várias pessoas, eu inclusive. Se existe alguém insatisfeito, para de ler o blog. Se acha que pode fazer melhor, então faça. Obrigado Gustavo.

  6. Gustavo, o seu blog é de longe muito bom, o seu caráter de compartilhar informação também é de se admirar.
    Fui ao seu evento Web Security Forum e de fato foi muito bom, já assisti você palestrar na instituição onde estudo e acompanho alguns de seus videocasts.

    Não o conheço pessoalmente, mas a impressão que você passou a mim e a meus colegas de trabalho que também já te viram em várias situações foi a de ser um cara muito arrogante.

    Você pode levar isso como uma critica construtiva ou não, mas independente de suas opiniões pessoais acompanho suas iniciativas em prol do conhecimento.

  7. Valeu Fernando. Isso muda quando conversamos e respeito a sua opinião, mas não concordo 😉

  8. Eu nao conheço o Gustavo pessoalmente, mas eu creio que ele seja um cara confiante, seguro de si né Gustavo.

    Dizem que a distância entre a arrogância e a autoconfiança é praticamente imperceptível. Talvez seja isso.

    Não te acho arrogante Gustavo!!! Nem um pouco. Muito pelo contrário, te agradeço por nos ajudar.

    Você tem o meu respeito!!!

    Abraços.

  9. Fu-, foi Jack Welch, o executivo que virou a GE (General Electric) pelo avesso e se tornou o mais admirado do mundo que disse essa frase. Logo ele, um dos executivos que possuem um dos egos mais elevados do mundo – palavras de um antigo chefe meu e que trabalhou na GE. Pesquisei um pouco mais sobre o assunto, a diferença entre a autoconfiança e a arrogância e achei a citação:

    Quando não se conhece a pessoa,sim,é verdade,a sua auto confiança pode ser confundida com a arrogância.Já quando se conhece melhor,é possível visualizar uma grande distância entre tais características.Uma diferença bem explícita entre alguém auto confiante e alguém arrogante é que o auto confiante sempre vê em sua força a oportunidade de compartilhar algo de bom ,enquanto o arrogante usa sua “força” somente para se destacar dos demais,sem ao menos se importar com o bem estar comum.

  10. Apaga esses e-mails, nem lê. Foram enviados por pessoas medíocres que não te conhecem.

  11. Paulista acha que todo carioca é marrento.

  12. Gustavo, seu blog é sobre psicologia, psiquiatria, ou relações humanas?
    O foco daqui é segurança. E isso você faz muito bem.
    Você tem ajudado a reunir várias pessoas, tem criado oportunidades, tem trocado informações, tem ensinado, tem aprendido, isso é o que importa. É isso que as pessoas vem buscar aqui no seu Blog.
    É difícil fazer tudo isso, ter todo esse desprendimento, se dedicar, dar o melhor de si e ainda ter que ficar ouvindo esse tipo de coisa. Mas continue com seu trabalho, sendo esse cara humilde e profundo conhecer da área de segurança.
    Esquece esse tipo de comentários a seu respeito, é apenas a opinião deles e não o que VOCÊ É DE FATO.
    Abraço!

  13. Cara, a real é a seguinte: Você passa uma imagem de arrogante. Me perdoe, mas é a real, creio que quem ja te viu pessoalmente ja tenha pensado isso. Porém nesse texto você diz tudo:

    “Quando não se conhece a pessoa, sim, é verdade, a sua autoconfiança pode ser confundida com a arrogância.”

    E outra, eu pensaria isso de você se eu não acompanhasse o seu blog e vc no twitter pq eu vejo os corres que vc faz pro pessoal ai e posso afirmar: Arrogante é uma coisa que você não é. São poucos os caras que fazem o que você faz (rarissimos).

    Outra coisa, para de perder seu tempo para se defender de acusações idiotas. Acredito que se essa pessoa está querendo chamar a atenção ela esta conseguindo. Isso é inveja de fracassado.

    Forte Abraço

  14. Conheço pessoas assim que nunca desenvolve NDA e quando vê um projeto pronto só sabe colocar defeito. Um dos motivos que me desliguei temp de Networking. Um exemplo bem clássico, pessoal que critica HOSTS no Brasil, falando que HOSTS de fora são melhores e nunca apresentam IDEIAS, SUGESTÕES ou faça algo de ÚTIL.

  15. Gustavo, não te conheço pessoalmente mas sempre te elogio para os profissionais de TI, e sempre indico seu blog para leitura diária.
    Quem te enviou e-mails com ofensas, realmente não sabe o que está falando!! Pois o que você faz aqui, eu nunca vi ninguém fazer.. disseminar o seu conhecimento técnico, e muitas vezes é o que você passa no dia , além de livros que você indica, programas, enfim uma infinidade de coisas… comecei a me interessar por segurança pela leitura do seu blog.
    Então não dê ouvidos, e continue fazendo o seu trabaho que eu tenho certeza que agrada e muito a muitas pessoas!!
    Um forte abraço

  16. Gustavo,
    No inicio imaginei que vc fosse arrogante pelas respostas que me dava.
    Hoje tenho uma outra visão…
    Mas, tenho o seguinte pensamento… O cara entra no blog, lê as matérias todos os dias e vai no Twitter falar que vc é arrogante?
    Então pq entra??? O povo poderia pegar o tempo em que eles levam para falar da arrogancia de terceiros e investir em conhecimento…
    Pede para falarem comigo, eu sou um arrogante assumido. Ai sim eles saberão diferenciar.. risos..

  17. Como o pessoal já comentou acima… é tudo inveja realmente!
    Inveja significa apenas uma coisa para mim…. FALTA DE CAPACIDADE!
    Então Gustavo, não de bola para este tipo de gente e continue com o seu belo trabalho!

  18. Você é arrogante e não é humilde porque eu sou um troll da internet e adoro diminuir as pessoas que tem sucesso pela internet….
    AHUEHSUEHASUEAHSEUASHEUASHEah
    Aiai, povo não curte a ideia de apenas deixar a pessoa fazer o trabalho dela, a criatura tem que ir lá e incomodar.
    Gustavo Lima, além da sua carreira musical você consegue fazer com que seus objetivos aqui no blog se concretizem, que é de mostrar e ajudar os leigos na área de cada post. Então, não dê bola para quem te chama de feio ou de arrogante, mas sim quem diz que o POST poderia ser melhor porque isso sim é uma critica.
    Abraços Gustavo Lima!
    Tchêtchêrere TchêTchê! AUSEHASUEHSAUEHSA

  19. Nos video casts, pois te conheço por eles, você sempre apresenta uma opinião um pouco “gástrica” e direta e seja talvez por isso estão confundindo as coisas. Quem nunca disse “não vou com a cara daquele sujeito” e depois de conhecê-lo pessoalmente vê que a pessoa não era nada disso que estávamos pensando. Meus melhores amigos que tenho hoje são os mesmos que praticamente saí na porrada há muito tempo atrás e hoje damos boas risadas sobre isso…

  20. Pegaram no pé do Coruja com vontade hein!! XD
    Esquenta não cara, vamos seguir rumo ao conhecimento =D

  21. Vlw Gustavo, gostei da sua explicação. XD

    E olha, é vdd mesmo…o arrogante apenas quer se sobresair, enquanto o autoconfiante doa conhecimento….o seu caso hehe

    Ahhh, e detalhe: o autoconfiante é totalmente seguro de si, enquanto o arrogante pode ter uma ponta de medo, com receio de que alguém acabe passando ele, por isso o fato de nao compartilhar.

    Abraços

  22. Gustavo, conheço você desde o WebSecurityForum. Nesse dia eu falei com você umas 2 vezes. Depois comecei seguir você no Twitter e no Face. Você ministrou uma palestra na facul aonde estudo e lá também falei com você. Vou no seu evento neste sábado e tenho certeza que terei a oportunidade de falar com você. Bom, porque rstou falando isso, para mostrar a sua Humildade, por diversas vezes que te vi pide falar com você, mesmo sendo conversas curtas foram ótimas.
    Esse seu blog é sem comentário, leio todos os dias e sempre tiro algum conhecimento novo.
    Fiz questão de deixar aqui o meu comentário pra você ver a importâcia do trabalho que você faz. Saiba que na minha facul (impacta) você é bem falado.

    Abraços e tudo de bom pra você.

    Espero aprender muito mais com você…

Deixe uma resposta

Fechar Menu