Pirataria do livro CCNA 4.1: Guia Completo de Estudo

Tags: , , , , ,

Recebi na noite deste domingo, um email do Marco Felippetti explicando as medidas legais que ele tomou quanto a distribuição não autorizada do seu livro em formato .pdf por toda à Internet.

Marco Felippetti é autor do livro mais recomendado e utilizado por brasileiros que desejam a tão sonhada certificação Cisco CCNA. A versão 4.1 deste guia de certificação é um dos melhores que eu já li e recomendo à todos que desejam aprender a trabalhar com redes e suportar ambientes que rodem com Cisco.

Mas, a questão da pirataria do seu trabalho me chamou a atenção. Achei facilmente o seu livro, utilizando o google. O trabalho do Marco é primoroso, tem o meu respeito e admiração, e sou a favor, como sempre, em pagar o autor pelo esforço de ter criado um livro que se tornou mais que um guia, uma fonte de conhecimento que serve de base para milhares de profissionais de TI.

Marco iniciou há alguns anos um projeto muito interessante, que eu acompanho e recomendo à todos, são cursos à distância para as formações Cisco CCNA e CCNP, onde ele possui uma excelente parceria com o instrutor Adilson Florentino. Fiz 3 dos seus 4 cursos e posso afirmar que vale a pena o investimento.

Marco possui um dos blogs e fóruns mais acessados do Brasil quando o assunto é TI e redes Cisco, e por causa disso, há uma grande procura pelos seus cursos. Acredito que mais de 1000 pessoas já prestigiaram o seu trabalho, e então, ele liberou o seu livro para consulta para os alunos do Curso CCNA à distância, como algumas poucas condições, onde uma delas era que ninguém poderia repassá-lo ou disponibilizá-lo para terceiros. Infelizmente, nem todos entendem ou respeitam o direito autoral e nem mesmo possuem ética.

Marco não foi ingênuo, ele quis compartilhar o seu conhecimento e o seu trabalho com todos que estivessem participando do curso preparatório para o CCNA, nada mais justo do que utilizar o melhor guia em português do Brasil, o seu livro para auxiliar os seus alunos.

Mais uma vez eu expresso a minha opinião, gostou, comprou ! é desta forma que os autores são recompensados e sabem que o seu trabalho valeu a pena. Também sou a favor da liberação do livro em formato .pdf no caso de você tê-lo comprado impresso (printed). A editora Syngress fez isso por muito tempo, pena que parou. Hoje, temos ipads e outros meios de leitura, e os livros em formato eletrônico facilitam e muito a nossa vida.

Espero que o Marco Felippetti continue com o seu excelente trabalho, atualize o seu livro, escreva tantos outros e não figue chateado com o ocorrido. O fato é que o seu livro foi disponibilizado de forma ilegal por um motivo: É o melhor do mercado quando o assunto é preparação para a certificação CCNA na língua portuguesa.

VEJA TAMBÉM

Brasil poderá ter uma agência para cuidar da segurança cibernética, mas hein ? Leio a notícia "Brasil poderá ter uma agência para cuidar da segurança cibernética" e me pergunto, qual foi o ácido que este pessoal usou ?! Vou explicar, mas em partes... 1 - o exército brasile...
wphardening – Programa para verificar a segurança do seu WordPress wphardening.py é um programa desenvolvido em Python que tem como objetivo verificar a segurança do seu ambiente WordPress, baseado em Linux. A sua utilização é bem simples. Veja abaixo: Check a ...
Senhores blogueiros, vocês já verificaram a segurança de seus filhotes hoje ? Ser blogueiro se tornou um profissão tanto que rentável para aqueles que conseguiram os seus 15mb de download de sucesso. Perez Hilton é um dos blogueiros que faturam mais alto com o seu trabalho, cer...
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

40 comentários em “Pirataria do livro CCNA 4.1: Guia Completo de Estudo

  1. Diego Maranhão

    Verdade, o Marco faz um ótimo trabalho no blog do ccna.
    Mas se analizarmos com cuidado, o blog dele disponibiliza muitos e muitos gigas de materiais para “consulta” (HDs do blog), fica umpouco contratitório ele querer que o mesmo não aconteça com o livros dele. Acho que ele teve muita sorte das Vídeo-aulas deles não terem se espalhado por ae ainda.
    Abraço.

  2. Ricardo Massad

    Esse livro é muito legal mesmo, eu paguei recentemente 50 e poucos reais na tempo real… não vale a pena ficar lendo em pdf piratão!!! acho que é bem melhor ler no papel e ter sempre para consulta ou para compartilhar com os amigos… abraço!

  3. Rafael

    Concordo perfeitamente com o post mas tbm tenho que concordar com o comentário do Diego, sobre as Vídeo-aulas acho que é uma questão de tempo….
    Mas como disse o Gustavo, é um ponto de vista.

  4. Nathan Pinotti

    @André Ortega, o Gustavo divulga os links, mas, sempre deixou bem claro, e ainda mais nesse.

    “…Mais uma vez eu expresso a minha opinião, gostou, comprou ! é desta forma que os autores são recompensados e sabem que o seu trabalho valeu a pena[…]”

    Pq não ler algo sobre o livro antes, pra ver ser realmente é oq se procura…e depois compra-lo?

    É valido!

  5. Fagner Alex

    Tenho uma duvida e faço dela uma pergunta.

    Do âmbito legal, quem poderia ser responsabilizado. Quem quem disponibiliza ou quem baixa? Ou os dois?

    Pois isso acontece sempre e não só com PDF’s, mas com todo tipo de arquivo.

    Poderiamos dizer que quem faz download, seja por torrents ou não poderia ser caracterizado como RECPTADOR?

    Ate mais.

  6. Celso

    Você vai a uma livraria. Pega um livro na estante. Lê um capítulo, folhea algumas páginas e se gostar então compra. Você acessa o Wowebooks. Baixa um dos livros. Lê um capitulo, folhea algumas outras páginas, se gostar acessa a Amazon e compra. Simples.!!

  7. Cledir Justo

    Eu concordo com o André Ortega, ficou meio contraditório, concordo com a frase “baixou, gostou, comprou”, mas dúvido que você tenha comprado tudo o que você tem nos seus 20 Teras de dados, hahaha eu tenho o livro do Marco e acompanho seu trabalho desde que o blog ccna estava no início, acho o livro dele bom, mas discordo de ser o melhor, eu gosto mais do wendell odom, apesar que na minha época era o exame antigo, o livro do marco está atualizado.

    porém é só mais um ponto de vista…

  8. Gustavo Lima

    Fora a minha outra estante.. Caros, eu sempre compro os livros que gosto, seja em formato impresso, o qual prefiro ou em pdf. Sou a favor de consultar um livro antes de comprá-lo. De novo: Gostou, comprou !

  9. Cledir Justo

    Sim Gustavo, entendo, mas não digo só livros, digo séries, filmes, animes, jogos, músicas, é difícil comprar todo esse conteúdo, eu também tenho muitos dados, mas pra ser sincero compro só livros pois prefiro ler em formato impresso. Conheci sua “biblioteca” em um dos seus webcasts e realmente da sede de conhecimento rs. Mas enfim, o trabalho do Marco é super bacana, mas eu acho o ocorrido super normal, que livro que não está na internet hoje?

    e infelizmente o que o Diego Maranhão disse tem um pouco de verdade…

  10. Diego Maranhão

    Fagner Alex, No brasil acredito que seja bem difícil alguém ser responsabilizado por algo assim.
    Já na questão ética, fica muito controverso você incentivar (postando links que seja) a pirataria do material dos outros e quando aparece o seu seu material “ir contar tudo pra sua mãe”.
    Abraço.

  11. Fagner Alex

    Diego Maranhão, pois é verdade… no começo do blog do CCNA eu estava fazendo o treinamento oficial e o blog era e é uma referencia. Diversos links eram colocados…

    Como dizia minha mãe:” pimenta nos olhos dos outros é refresco.”

    Sem mais.

  12. Luis Isique

    É um assunto muito delicado, admiro o trabalho e blog do Marco Filipetti, o cara não mede esforços para falar sobre redes nem CISCO, meus parabéns, é um lutador como todos nós.
    Ele tem vários vídeos disponibilizados no seu blog, um que me chamou a atenção, foi sobre ipv6, que ele gravou acredito dentro da sua casa, e já seria muito tarde da noite, aprendi muito e aprendo muito com o blog e iniciativas dele, tudo de graça, muito obrigado.
    Em relação a pirataria, como visto temos vários comentários, e não cabe a mim falar mais nada, e sim prestigiar o autor, enaltecer seu trabalho, e quem puder compra o livro.
    Aqui mesmo neste blog, já tivemos uma discussão sobre o valor de treinamentos e livros de TI como são extremamente caros, não é o caso dos treinamentos do blog.ccna do Marco, muito menos do livro, mais tudo é muito caro.

  13. mrfilho

    Eu também concordo você Gustavo. Sou do tipo que gostou, comprou. É por isso que antes de comprar um livro ou eu baixo o pdf e olho, ou vou a uma livraria e fico folheando o livro para saber se vale o investimento. Mas realmente, aqui no Brasil as pessoas não tem esse costume, seja pelo valor do livro (mesmo assim não justifica, pois não é porque carro custa caro que eu posso pegar um na rua e levar pra casa) ou mesmo por ser algo cultural – onde o Brasileiro sempre tem o jeitinho. Admiro tanto o trabalho do Marco como o seu. Sei que ele deve ter desanimado, como ele mesmo falou em não atualizar as próximas edições visto o ocorrido, mas ele não pode pensar dessa forma, visto que existem várias pessoas que compram o livro dele e, afinal, não temos tantos autores consagrados assim no Brasil.
    Que ele continue publicando os excelentes livros.

    Ps.: Vou mandar depois uma foto da minha biblioteca também, claro que não chega nem aos pés da sua – risos….

    Abraços.

  14. Azir

    Deveria haver leis mais severas
    mas de nada adiantaria existir essas leis ja que no Brasil nada funciona!

    é uma triste realidade!

  15. Silvio Filigi

    Uma pena dele reclamar.. Realmente é triste quando isto acontece com uma obra/publicação nossa.. Porém.. Ele deve lembrar que no blog dele ele permite disponibilização de varios livros, imagens, downloads, etc..

    Eu tenho o livro e indico ele sempre que posso.. Mas, Marco F. foi muito contraditório!!

  16. Rodrigo Bastos

    Cara, sinceramente eu sou do tipo que gosta de ter o livro em mãos e, depois ter lido e estudado ele, deixa-lo na estante. A biblioteca do Gustavo é show de bola, espero estar chegando nesse nível nos proximos anos.

    Tenho o livro do Marco, acompanho o seu blog, admiro o seu trabalho. Mas venhamos e convenhamos, ele já devia estar preparado para isso e honrado, porque os melhores autores são pirateados, ou seja, ele foi pirateado porque é bom.

    Não acho o livro dele, o melhor para o estudo do CCNA em língua portuguesa, ele é muito superficial nos temas abordados, ele é sim, um ótimo complemento, mas se ilude aquele que pensa que vai passar no exame lendo apenas o livro dele. O material da Cisco Press traduzido em português, esse sim é o material completo e definitivo para estudo do CCNA em língua portuguesa, apesar dessa não ser sua origem, e de haverem alguns erros grotescos na tradução.

    Outra coisa, ele disponibiliza uma porrada de material protegido por direitos autorais no blog dele, e agora que o material dele foi disponibilizado na rede, ele faz essa declaração. Não apenas acho contraditório, mas é sem dúvidas, algo que irá manchar um pouco a imagem dele, igual manchou a imagem do Metálica quando eles processaram o Napster. Eu sou contra a pirataria? Eu sou contra sim. Tem que pagar pelo material que você tem. É justo, o cara trabalhou horas e horas desenvolvendo isso. Agora acho errado o compatilhamento de informação? Não, não acho. Cabe a cada um a consciência de pagar pelo que está consumindo, porque antes de um livro ser um livro, fonte de conhecimento, ele é por si só, um bem de consumo.

  17. Felipe

    Concordo plenamente com o que foi dito pelo Rodrigo

    “ele disponibiliza uma porrada de material protegido por direitos autorais no blog dele, e agora que o material dele foi disponibilizado na rede, ele faz essa declaração. Não apenas acho contraditório, mas é sem dúvidas, algo que irá manchar um pouco a imagem dele” É uma falta de ética.! Que decepção, com vc Gustavo e com o Marco.

  18. Gustavo Lima

    Felipe, eu sou a favor da seguinte coisa: Antes de comprar o livro, o futuro comprador tem o direito de avaliá-lo, não só pela capa, mas também por parte de seu conteúdo, para que ele tenha certeza que o livro atenderá as suas necessidades. Eu sempre indiquei os livros no blog pra consulta e falei: gostou, comprou.

  19. Thiago

    Aposto que muitos (como eu) acessam os Links aqui postados para “consulta”. Material preparatório para nossa área é CARO e muito caro, muitos precisam se erguer usufruindo da “PIRATARIA”. Os autores pagam o “pato” pelo valor absurdo de impostos em cima de suas obras. Pirataria é um assunto complexo para ser discutido em comentários. “Que atire a primeira pedra quem nunca usufruiu de um produto pirata”.

  20. Marco Filippetti

    Gustavo, obrigado pela exposição. Pessoal, li todos os pontos de vista, e concordo com todos. Tanto que removi os links para os HDs de meu blog. É verdade o que dizem: Pimenta nos olhos dos outros é refresco 😉

    A verdade é que os materiais que estavam no blog, à princípio, deveriam ser PDFs de livros originalmente disponibilizados pelas próprias editoras (como alguns da CiscoPress), e que dificilmente são encontrados para compra aqui no Brasil. Sei que isso não justifica, e por isso achei melhor retirar os links do ar. Outro ponto é que comecei a ver muito material PIRATA mesmo transitando por estes mesmos links, o que me compeliu a retirá-los do ar de vez.

    De qualquer forma, agradeço a todos pelos pontos de vista e colaboração. Concordo que o fato de ser um autor pirateado é, de certa forma, uma prova que o trabalho produzido deve ser de boa qualidade. Mas isso gera uma série de problemas legais, inclusive com a editora – que é quem está movendo as ações, com sucesso.

    Peço que ajudem a não disseminar o conteúdo online. A editora já mencionou que pretende não investir na atualização do material se isso continuar. Eu acho difícil controlar isso, mas não é impossível.

    Conto com a ajuda de todos!

    Obrigado pessoal! E aguardo vocês no NetworKaridade, deste Sábado 😉

    Abração

    Marco Filippetti

  21. dtomadon

    Concordo com tudo que foi dito aqui inclusive que o próprio Marcos disse, e com muita satisfação e agradecimentos que dirijo esse comentário a ele, seu livro está me ajudando muito na preparação para o CCNA, e ao participar do NETWORKARIDADE que ele mesmo organizou juntamente com o pessoal do Colégio e Faculdade Bandeirantes, foi sorteado com um exemplar do seu livro autografado no fim do evento.
    Parabéns pelo post Gustavo e Marcos pelo evento.!!

    Há Gustavo lá num deu o número 90 ,kkkkk

  22. Antonio Araujo Correia

    Não concordo com nenhum dos comentários que PROÍBEM a disponibilização de quaisquer material! Penso que se alguém quer adquirir o livro de qualquer autor e PODE pagar, como é o meu caso, graças a Deus, vai lá e compra… agora… deixar os que não PODEM pagar sem ter acesso ao conhecimento… paciência, não CONCORDO. Conheço muitas pessoas que ficam FORA do sistema porque são POBRES e acredito que o conhecimento é para todos!!! Entendam… sempre haverá os querem TER um livro em mãos… outros se contentarão em baixar o PDF e sentar a mamona e estudar!!! Neste mundo há espaço para todos!!!

  23. Marcio Soares

    Acho que a pirataria é lamentável, principalmente pq o autor teve todo o trabalho de escreve-lo para alguem fazer isso. Acabei de comprar o livro por 57 reais, não achei caro, mas juro que queria ter tb em pdf no meu celular, assim poderia ler de vez em quando no cel… O jeito é levar o livro para onde for, até na hora de dar uma barrigada… rsrsrs
    Abraços!

  24. Luiz

    Concordo com os colegas de que pirataria é um fato lastimável mas analiso também o outro lado da moeda algumas pessoas não tem capital disponível para adiquirir, o que falta mesmo é baixar o custo do livro com impostos o que dificilmente acontecerá nesse país no final das contas temos que sustentar os políticos mesmo.

  25. Alberto Simão

    Gostaria de saber se em alguma livraria vende esse livro em formato digital. Pesquisando pelogo google, realmente encontrei em pdf, mais sou contra pirataria.

  26. Alberto Simão

    Lendo os comentários acima. Um chamou a atenção, o do Antonio Araujo Correia. Concordo com ele de que o conhecimento é para todos. Tive oportunidade de ter o PDF desse livro e não quiz, prefiro comprar. Agora que não tem condições de comprar e ai como fica, fica sem o conhecimento, isso é justo, acho que não assim como também não é justo o autor ter sua obra pirateada sem ganhar nada pelo seu trabalho. Agora essa questão de piratária vale mais para o autor ou para editora? Para o autor quanto mais pessoas ler a sua obra melhor para ele, não importando se quem leu foi de uma forma ou de outra, já para a EDITORA, isso implica em menos dinheiro no caixa. O que tem que ser feito é ter duas versões de publicações, uma no formato normal, preço justo e a outra em formatimo, digamos assim, formato de segunda mão, mais barato. Poxa fazem assim com varios produtos. Como exemplo o cigarro, a bebida e outras drogas mais, por que não fazer com livros e outras coisas que trazem conhecimentos.

  27. Paulo Alcântara

    Olá,

    Apenas um pequeno aviso. o Thiago e o Luiz falaram que é necessário baixar mais os impostos sobre livro no país. Livros no Brasil já são isentos de impostos. Se o preço dos livros é alto, é por outros motivos, interesse da editora ou de quem publica o livro.

    Vão se informar antes de sair com esse clichê sobre impostos.

  28. Danilo Rodrigues

    Todo trabalho deve ser recompensado, esses piratas da internet devem ser exterminados (virtualmente falando) – eu trabalho com cisco e comprei o livro do Marco, todos devem pagar pela obra de arte/redes rsrs. do autor….. sacanagem fazer isso!!!

  29. Cleyton

    Eu não procurei ainda, mas fiquei pensando a respeito se existe este livro para comprar em pdf.

    Digo isso pois tenho um tablet e não seria um problema pagar o livro, mas não quero andar com peso na mochila. Um tablet me oferece praticamente tudo que preciso digitalmente, sejam apps, as matérias da faculdade (sejam redigidas ou fornecidas pelos professores em .doc ou .pdf.

    Em um mundo onde cada vez mais vemos tablets e smartphones com telas relativamente grandes o suficiente para uma leitura confortável durante a ida e vinda de trabalho e faculdade, porque não lançar o livro digital? não apenas esse mas muitos por aí?

    Sei que existem ebooks a venda via iTunes, Amazon, Saraiva… porém alguns específicos seriam ótimos pois já vi livros sobre System Administration que tem mais de 1000 páginas… Valem a pena mas pesam demais na mochila hehe!

    Abraços!

  30. Ataliba

    @Paulo Alcântara, não é bem assim não. Os livros são isentos de alguns impostos, mas não todos.

    Tem uma matéria que vi a um tempo atrás, até recuperei o link que fala sobre isto.

    http://www.noticiasfiscais.com.br/2012/08/20/estudo-de-tributarista-desvenda-impostos-sobre-livros-no-brasil/

    Logicamente, o imposto pago por uma pequena editora é menor. Mas se for uma editora maior … ela paga muito mais.

    Somente para deixar claro que sim, livros são tributados no Brasil. Indiretamente, mas são.

  31. joao

    não podemos defender essa corrupção em outros países os produtos são bem mais em conta, por que será que muita gente compra fora do país ?

  32. alexandre alberto mbuku

    e bom compra livros originais mais se ainda não consigui original vo baixa o pdf para ter mas um pouco de conhecinto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU