Recebi um email do Jarlley Ribeiro, ele tem 15 anos e mora em uma cidade próxima de Fortaleza, ele me perguntou como pode começar na área de TI sem muitos recursos e morando tão distante do maior pólo tecnológico e econômico do Brasil, São Paulo para quem não sabe.

Pois bem, as dicas que eu dou são as seguintes:

  • Estude inglês, 99% dos melhores livros ou materiais técnicos que realmente irão lhe ensinar algo em TI estão na língua inglesa. Não se esqueça que o Google, falando do site, é a maior fonte de busca do mundo, tem muita coisa freeware, mas em inglês.
  • Você não precisa de um supercomputador para estudar roteadores, redes, sistemas operacionais e desenvolvimento, hoje, graças a virtualização é possível criar uma série de laboratórios e testar várias ferramentas, o que não falta é emuladores freeware e exemplos espalhados pela net.
  • Caso queira seguir a carreira de redes, utilize o GNS3 para simular um lab com roteadores, switches, funções um pouco limitadas e firewalls. O que você emular com ele é 50% do que acontecerá no seu dia a dia de trabalho, os outros 50% são referentes a troubleshooting, resolução de problemas, uma coisa que você só aprenderá no dia a dia.
  • Há uma série de cursos online, no Brasil mesmo, com formas de pagamento que facilitam e muito.
  • Não ache que porque você tirou uma certificação CCNA, LPI ou RHCE alguma empresa irá te contratar pagando R$ 5.000,00 mês. Experiência é deveras importante, e isso meus amigos, você irão adquirir com o tempo.
  • Você pode começar a trabalhar na sua cidade ou em Fortaleza, para juntar um dinheiro para fazer mais curso ou até mesmo mudar de cidade ou de país, isso só vai depender da sua força de vontade, não há sorte e sim estudo, quanto mais você estudar, melhor preparado você estará.
  • Bons salários estão nos grandes centros, para ganhar um salário melhor você terá que se mudar para um grande centro/pólo de TI, a maioria deles  estão no Estado de São Paulo, eu vim para São Paulo por causa disso.
  • Você nunca deixará de estudar, TI é dinâmico, sempre haverá uma tecnologia, feature ou qualquer coisa nova que irá de alguma forma afetar o seu dia a dia, por isso você sempre terá que se atualizar. Eu por exemplo, já estou com uma lista grande de livros na Amazon para encomendar.
  • Foco no que estudar, isso é muuuuuito importante, e a sua leitura e a dedicação de horas de estudo irão gerar algum resultado com planejamento e foco.
  • Quer trabalhar com redes ? Estude TCP/IP, Cisco, Juniper e Linux, é importante ter conhecimentos de serviços de email, WebServers, DNS, Firewall e tantos outros, eles irão fazer parte da sua vida profissional, comece a estudar logo.
  • Quer trabalhar com sistemas operacionais, mas qual, Microsoft ou Unix/Linux ? Eu particularmente indico Linux/Unix, são os profissionais mais bem remunerados no mercado e quem tem recebido mais demanda de projetos. Vejam pela quantidade de servidores Linux que uma empresa de grande porte possui se compararmos com servidores Windows. Uma coisa importante, aquela história que você trabalha com Unix, seja ele Sun Solaris ou Aix, mas não trabalha com Linux acabou a bastante tempo.

E mais uma vez, certificações são importantes, mas você só irá garantir um emprego demonstrando que é bom no dia a dia.

Quanto à indicação de livros,  dê uma olhada no blog, eu só indico livros que eu acho que valha a pena comprar e estudar.

Espero que eu tenha ajuda de alguma forma e se tiver mais dúvidas é só mandar, estou aqui para ajudar, trocar informação e acima de tudo, aprender.

P.S.: tem sempre a opção de virar funcionário público, mas trabalhar com TI. Erros de português corrigidos. sorry 🙂

Compartilhar:

Este post tem 23 comentários

  1. Legal Gustavo, ótimas dicas, para quem está entrando ou começando e para todos, mesmo com mais experiência.

    particularmente…

    Foco no que estudar, isso é muuuuuito importante, e a sua leitura e a dedicação de horas de estudo irão gerar algum resultado com planejamento e foco.

    É um dos passos mais díficeis de alinhar, há tanto conteúdo na internet, tantos livros, tantos vídeos, que acabamos nos perdendo.

    Valeu

  2. Gostei das dicas…próximo ano tou fazendo curso técnico de redes de computadores.

  3. Muito boa sua dica, porém, se não me engano todas elas são para a área de infraestrutura, correto?

  4. Que atitude Bacana Gustavo! Isso mesmo, existem pessoas com um potêncial incrivel por ai, porem não sabem por onde começar nessa area tão interessante como é TI.

    Uma dica que sempre falo para as pessoas que querem começar essa carreira é. “Leia”. Se você gosta de ler não será problema em alcançar a excelência profissional. Sobre o Inglês você disse tudo, é muito frustrante para quem não domina Inglês ter que esperar blogs, sites, fóruns traduzirem artigos para sua linguá nativa pra você depois adquirir o conhecimento sobre. Um dos maiores investimentos que fiz em anos foi dominar Inglês.

    Ótimo post.!

    Abraços.

  5. Dalton, sim pois é a área que eu trabalho.

  6. Um tempo atrás assisti uma palestra que fala sobre, justamente, esse tema.

    Um conselho que foi dado e estou tentando aplicar é: Não tente dominar tudo de uma vez. Estude, certifique-se e adquira experiência, ai sim vc pode passar para um novo estudo, nova certificação e nova experiência .

    Abraços

  7. Rafael, esse conselho que você recebeu esbarra justamente no que o Gustavo mencionou e naquilo que eu vivo diariamente, nossa área é mto abrangente e a internet nos aproxima de todas as iniciativas que estão rolando por aí, eu sempre tive um problema grande com a gestão das informações, planejamento e foco, diversas vezes eu começo a estudar alguma tecnologia, participar algum bacana, e se não estiver atento… me desprendo.

    São mtas informações, foco e perseverança nos estudos ajudam mto, preciso melhorar essas habilidades, nos estudos, na carreira e na vida.

    Valeu a todos.

    Aqui é um ótimo lugar para crescer …

    Abs

  8. Edson Soares,

    Também tenho esse bendito problema de foco. Se o gerenciador de Feeds estiver aberto então, eu não estudo nada. Nunca a informação chegou tão rápido até nós e nunca ficou tão dificil também focar em uma única.

    Abraços.

  9. Obrigado pelas dicas, agora sei o que devo fazer.

    Vamos aos estudos!

  10. Muito bom… mas a TI me ensinou inglês e não eu aprendi inglês para me dar bem em TI…

  11. Juliano, o problema é que hoje não dá mais para esperar a TI ensinar, por exemplo, estou trabalhando na área há 2 anos, estou estudando inglês, mas o ritmo do aprendizado não é o suficiente, por exemplo, eu leio com tranquilidade, escrevo com um pouco de dificuldade, até parafraseio algumas coisas, mas a audição é horrível, já perdi várias vagas ótimas e agora estou tendo de correr atrás do prejuizo, no começo, achei que apenas ler seria o suficiente, afinal, preciso ler manuais, documentos, artigos… errado, preciso compor relatorios, entregar propostas e projetos, etc.

    Fundamental.

    Sobre o que o Gustavo e o Adilson comentaram no vídeo, no final de 2009 fui no Cisco Academy Fórum na Fundação Bradesco de Campinas, várias palestras, tal, etc. No final o palestrante da AT&T mencionou duas coisas que não vou esquecer.
    Primeiro: Temos um stand ao lado do auditório, estão recebendo currículos e fazendo entrevistas, não necessáriamente precisam ter o CCNA.
    Segundo: Só para pessoas que falam inglês fluentemente

    é hora de correr atrás…

  12. precisso fazer uma copia no H.D e não sei por onde eu começo.

  13. Muito bom a sua matéria, preciso de ajuda de alguém com mais experiência e visão da área de TI. Atualmente estou concluindo um curso de análise de sistemas na Unip de Sorocaba. Sairei do curso sabendo meia boca de C#, JAVA, ASP.NET, tenho cursos de (X)HTML e CSS mandando currículos vi a minha deficiência e sei das dificuldades de um profissional de 40 anos concorrer com os mais jovens e melhores preparados. Com tanta coisa para estudar e se preparar um coisa eu decidi aprender a inglês e no quesito TI estou perdido, em que área eu na minha idade poderia começar, tenho vários cursos online e em arquivos todos muito bons, mas onde começar, eu particularmente gosto de web, até faço um freelancer de web designer, como pode ver estou perdidaço, o que eu poderia estudar na minha idade para me dar bem na área de TI, poderia me ajudar?

  14. Me diga uma coisa na área de gestão de TI o que vc pode falar ou orientar. Vou começar a Estudar gestão de TI

  15. eu trabalho atualmente num colégio como tec, em informática , e quero crescer profissionalmente, mas estou em duvida do que quero fazer acho que vou encarar redes, e sua dica foi muito bem aceita, adorei mesmo, abraços…

  16. Bom dia, boas dicas.
    No meu caso comecei pela montagem e manutenção.
    Hoje estou cursando redes e cabeamento estruturado pelo adv, http://www.cursoadv.com.br.
    Depois vou partir para windows server com certificação MCSA e depois para o CCNA.
    Estou gostando muito e acredito que estou seguindo um bom caminho para uma boa profissionalização.

  17. Eu só tenho 13 anos e tenho interesses em TI e gostarias de aprofundar no assunto,alguem pode me dar uma ajuda a mais? e recomendar alguns livros?

  18. Tenho a maior vontade de aprender sobre Ti realmente me apaixonei nessa área, o problema eq me decidi tarde , então estou começando pelo básico , estudando primeiramente a parte Office e estou fazendo inglês a um ano, e depois quero passar para todos esses outros.

    Comecei certo?

  19. Profissional de TI não vai a lugar algum sem saber escrever, então por favor, antes de ensinar aos outros, aprenda.

  20. Pedro, não faço revisão dos textos que são publicados no blog, já que eles não refletem e nem repelem qualquer tipo de necessidade de ganho, seja ela presente ou futura.

    Quer corrigir, acertar ou indicar alguma melhora na escrita ? O faça. Aceito de gratidão. Agora, não escreva que tem algo errado e ponto. Já aconteceu de pessoas dizerem que havia erros na escrita, e infelizmente, é a pessoa que possui problemas em sua ortografia.

  21. Olá.. amigo eu tenho 34 anos estou fazendo hoje. pretendo ingressar em uma faculdade no começo do ano que vem.. gosto de informática, e gosto de redes. não tenho nenhum curso nessa área. o meu conhecimento em redes está limitado a curiosidade que tive. pretende fazer faculdade em TI focado em redes. gostaria de uma opinião sua sobre minha idade, pois começando a faculdade ano que vem terminaria o curso com 38 a 39 anos eu acho. teria eu oportunidade de trabalho pela minha capacidade na área ou minha idade não deixaria eu ter sucesso? agradeço e ficaria feliz em saber sua opinião.

Deixe uma resposta

Fechar Menu