Até pouco tempo atrás, quando um consumidor tinha algum problema com uma marca ou empresa, a única solução era ligar para o SAC, o que em muitos casos  acabava não resolvendo a situação. O que restava então, era reclamar com amigos e parentes sobre a respectiva empresa. Hoje, esse cenário foi modificado drasticamente pelo surgimento das mídias sociais. Atualmente as pessoas reclamam através das mídias sociais, fazem comparações e avaliações, criam conteúdos formados por opniões e influenciam outras pessoas.

Com o crescimento da utilização das mídias sociais, o poder passou da mão das empresas para a mão do consumidor, que agora pode compartilhar sua insatisfação com milhares de pessoas ao mesmo tempo. Tudo com muita facilidade e rapidez.

As empresas não devem temer a internet e sim aprender a utilizar a tecnologia a favor de sua marca. As empresas devem compreender essa realidade e visualizar o novo canal de comunicação não como uma ameaça, mas como uma oportunidade de ouvir o que o consumidor pensa da empresa e aprender com ele. A internet é um canal interativo e deve ser utilizado de forma proativa pelas empresas.

O cliente satisfeito é a melhor propaganda para empresa, pois ele age como evangelizador da marca, causando assim uma boa impressão.

Quando há um problema e o cliente tem um retorno rápido no seu atendimento, quer seja reclamação ou qualquer outro motivo, ele sente que estão preocupados em resolver o seu problema. É preciso estar sempre monitorando as redes sociais, tirar dúvidas, resolver problemas e atender o cliente de uma forma mais rápida. Entender o sentimento do cliente em relação a marca.

Sabendo aproveitar o melhor que as mídias sociais tem a oferecer, você conquista seus clientes e descobre exatamente o que sua marca está oferecendo de melhor. A possibilidade de saber exatamente o que o consumidor está pensando, pode ser a chave para corrigir diversos problemas da empresa, além de permitir que se crie um vínculo com o consumidor que antes era praticamente impossível.

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