Pré-requisitos para assistir as palestras do Nelson Brito e de tantos outros

Tags: , , , , , ,

Toda vez que eu vejo uma conferência de segurança no Brasil e tem o nome do Nelson Brito como um dos palestrantes, eu falo: Mais uma porrada de gente que vai responder para ele que está entendo tudo, mas na verdade, não sabe porra nenhuma do que ele está apresentado.

A culpa não é do Nelson, mas sim do nível técnico, que por sinal é altíssimo, de suas palestras. No último Vale Security Conference, excelente evento do nosso amigo Jordan, eu comentei com o Rodrigo Rubira Branco, outro excelente palestrante que “é preciso informar aos inscritos na palestra do Nelson, a bibliografia que eles precisarão ler antes de assisti-la, tipo um pre-req”, ele riu e concordou.

Depois de ter assistido mais de 80% das palestras do Vale Sec Conference, posso afirmar que não foi só para palestra do Brito que o público teve necessidade de ler alguns livros para entender o que estava rolando, e para ajudar neste processo, eis uma listinha dos livros que vocês, futuro público de eventos de segurança, deverão ler para entender melhor o que rola :

C Completo e Total – acho que ele já está na sua 99a. Brincadeiras a parte, ele é o único livro que você precisa para aprender a programar em C de verdade.

Hacking – Um livro que aborda diversos aspectos e teorias importantes sobre buffer oveflow e tantas outras formas de explorar códigos para criação de exploits. – A edição em português é muito boa — já recebi uma informação diferente heheh

Tenho mais alguns títulos em mente sobre programação em Assembly e sobre engenharia reversa, mas me fugiu o nome deles neste momento. Eu irei receber uma leva de novos livros em umas 9 horas, isso é sério e quem afirma é a DHL. Assim que eu os tiver em mãos, farei um post para galera com mais sugestões e acredito que estes dois livros darão um belo de um trabalho e conhecimento para os seus leitores.

P.S.: Lembro-me muito bem, no Web Security Forum, de um brother que manja muito de programação me dizer depois da palestra do Nelson e de tantos outros: “Velho, eu acabei de perceber que eu não manjo porra nenhuma..” Eu cai na gargalhada.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

26 comentários em “Pré-requisitos para assistir as palestras do Nelson Brito e de tantos outros

  1. Anchises

    Concordo totalmente! Dependendo de quem está assistindo, a palestra do Nelson pode ser ao mesmo tempo considerada a melhor ou a pior do evento. Para entender o que ele faz, primeiro precisa ter uma noção básica de C e de segurança, para entender o conceito das idéias dele. Depois, tem que ser um pouco ninja para realmente conseguir acompanhar tudo o que ele apresenta.
    O mais interessante é que ele mistura o tema super hiper técnico, com um material bem trabalhado graficamente e uma pitada única e exclusiva de “Nelsonbritisse”, ou seja, o sarcasmo e humor que lhe são peculiar.
    O Nelson está acima da média, bem acima, e merece todo o sucesso e babação de ovo.

  2. Unknown_AntiSec

    Aff só esses 2 livros?
    Esse tal de Nelson nao deve manjar nada u.u (IRONIA TOTAL)

    PS:Fui na saraiva procurar “C Completo e Total” hahahahaha

    Começar a estudar!!

    Agora falando serio, são pessoas assim que me inspiram, pessoa com conhecimento REAL . Procuro me empenhar para algum dia conseguir chegar perto de um nivel tecnico assim, nunca vi se quer uma palestra do Nelson(escrevendo e procurando palestra no youtube) mas imagino que o conhecimento dele deve ser magnifico!!

  3. Unknown_AntiSec

    HAAAAA achei um video cast do Gustavo com o Nelso…..PUTAQUEPARIO o cara é phoda…..gostei da historia……to terminando de ver e esperando carregar o video……

  4. Luiz

    Concordo Gustavo. No seu evento foi uma das melhores. E a simplicidade e eficiencia da ferramenta que ele apresentou assusta. É de alguém que conhece não os protocolos, mas como eles funcionam de verdade.

  5. Júnior Moraes

    Nunca assisti uma palestra dele pessoalmente, mas conheço projetos e apresentações que ele fez.
    Ele e o Rodrigo BSDaemon são os brasileiros que mais respeito no mundo da infosec. =p

    []’s

  6. Gustavo Lima

    Eu nunca li o em português, eu tenho a edição em inglês, como experiência de outras traduções, posso dizer que ele deve alguns erros bem grosseiros.. hehehe

  7. stock

    Me lembro, no Web Security Forum na palestra dele o povo que estava assistindo online e conversando pelo chat não gostou nenhum pouco da palestra. Por que não intendia nada!
    kkkkk

  8. Azir

    Mas afinal… qual livro hacking (traduzindo) vocês estão falando?

    Hacking: a Próxima Geração
    ou
    Hacking The Art of Exploitation

  9. Gustavo Andre

    @Azir Ele esta falando do segundo mesmo (Hacking The Art of Exploitation)…

    Abraços

  10. @alexhctp

    Gustavo, vc sugeriu o livro Hacking, porem encontrei duas obras com esse titulo, sendo um da editora “Orelha” como diz o Anchises (O`Riley) e outro do Jon Erickson pela editora Digerati. A qual dos dois livros vc se referia no seu texto?

  11. @alexhctp

    Me desculpem todos pela falta de atenção, mas parece que a pergunta que acabo de fazer já foi feita anteriormente e já foi respondida…

  12. wellington

    Eu tenho nas duas ling port e ing o livro hacking a tradução está boa sim eu indico.

    outros livros q inclusive chegaram semana retrasada e indico são:

    hacking exposed – malware and rootkits
    hacking exposed – web application 3.0
    hacking exposed – computer forensics

    tenho outros depois eu posto aqui nos coments

    valew
    Wellington
    [w3ll]

  13. Azir

    Gustavo, você falou que ia ler o livro Hacking: a Próxima Geração para ver se a tradução estava boa… e ai alguma posição sobre o livro?

  14. Vinicius Santana

    aauhauha ri alto com ” ele é o único livro que você precisa para aprender a programar em C de verdade.” pow o nome ja diz tudo neh! Completo e Total, eu tenho medo desse livro kk

  15. Zhide

    Concordo com o Júnior Moraes… NBrito e o BSDaemon são diferenciados e merecem o respeito da comunidade!!

  16. Dalton

    Sem dúvida alguma de que são bons no que fazem.
    A palestra do Nelson Brito e do Rodrigo Rubira, foram uma das melhores do Vale Security Conference, como muitas outras.
    Como já foi dito são dois caras acima média e que arrebentam em suas áreas.
    É muito gostoso ver um palestra de quem sabe e conhece muito bem o assunto.
    Eu mesmo não entendo muito do que eles falaram, porém, sempre que tenho tempo vou lá dou uma olhada e não entendo revejo e assim vai indo.

    Vou deixar o link que achei no google do livro Hacking: the art of exploitation Por Jon Erickson:
    http://books.google.com.br/books?id=0FW3DMNhl1EC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

    Quem não foi no Vale Sec perdeu, pq foi muito bom!!

  17. Azir

    Victor Hugo, se quiser comprar tem no extra, o lugar mais barato que encontrei! 🙂

  18. Victor Hugo Assunção

    Valeu Azir… realmente… preço bom no Extra.
    Agora só fiquei na dúvida se vale a pena pegar em pt pela questão da tradução… as opiniões aqui foram bem divergentes hehe.

  19. Eudson

    O C e completo e total é uma grande merda. La é misturado o C unix, q morreu faz tempo com C 89. O que salva lah são os temas adicionais de inteligencia artificial, intepretadores e as estruras de dados basicas, só isso. Quem quiser aprender o padrão C89 de verdade compre: C a linguagem de programação padrao ANSII.

  20. Thiago

    Eu tenho o hacking li quase todo, faltando apenas a parte de criptologia… o livro eh realmente um show… explica bem direitinho realmente como as coisas acontecem… agr eh relacao a traducao eh mto ruim como a maioria dos livros, mas como foi presente nao tem de q reclamar… ah e tem mais ele ainda tem uma boa de uma introducao a C…

  21. Emerson

    Quem quer o livro traduzido Hacking the Art of Exploitation by Jon Erickson pode acha-lo na livraria cultura. Eu tenho em formato PDF a primeira edição ( capa verde) a segunda edição ja vem um um CD de LInux para fazer os testes. Entrentanto aconselho a todos que comprem a segunda edição em inglês.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU