Eu ainda estou me recuperando da farra que foi a primeira edição do HackingDay. Fiquei mais de 48 horas acordado ajudando na montagem da infra – obrigado mais uma vez à Utah Networxs por ter patrocinado o evento com o cabeamento e arrumação, além do Wellington e toda a sua rapaziada que ajudou a montar e configurar os switches  e climpar o resto dos pontos de rede, além de terem configurado a parte do wireless, servidor de DNS e DHCP.

O fato é que os inscritos aterrorizaram a rede logo nos primeiros minutos. Uma série de ataques foram disparados e todos sofreram com isso. O hackingday foi montado com essa ideia, mas não precisava deixar todo mundo sem internet – 🙂 Falar para não atacar algo é colocar um alvo nele.

Tirando que o número 49 que ganhou diversos prêmios, e olha que utilizamos uma urna dessa vez, a galera levou para casa bastante coisa legal. Conseguimos, graças aos patrocinadores, sortear mais de 50 livros e 50 cursos para galera que participou desta primeira edição.

O espaço Apas nos forneceu um link de 13Mb/s, mais o link de streaming, este pago pelo pessoal da Utah Networxs. Acontece que hoje, um link de 13Mb/s é porra nenhuma, principalmente para 300 nerds. O pessoal do espaço Apas garantiu a contratação de um link de 100Mb/s e este será utilizada em sua totalidade no próximo hackingday 🙂

Lição aprendida número  1 – segmentar a rede, acesso e criar uma série de ACLs e QOS para galera poder brincar e acessar a Internet.

Iniciamos o translado com a VAN antes da abertura do evento, assim o pessoal chegaria com mais calma – o problema foi que o cara da VAN falou muita, mais muita besteira. Tínhamos feito um cálculo baseando-se no Web Security Fórum e ele batia – uma van com 15 lugares para transporte 180 pessoas, em uma pequena distância e em um período de 45 minutos era suficiente. Na saída, o cara da VAN simplesmente errou o horário, restando para mim a raiva da galera e a necessidade de contratar outra VAN.

Lição aprendida número 2 – não contratar mais o serviço de VAN/transporte desta empresa

Conseguimos disponibilizar um total de 320 lugares, contando com os pranchões. Acontece que apareceu mais gente, quer dizer, muito mais gente. Tivemos que providenciar novas cadeiras e mesas para galera se sentar – todo mundo ficou sentando graças à ajuda da galera do espaço apas. E olha que eu convidei poucas pessoas e não vendi mais ingressos.

Lição aprendida número 3 – trabalhar com 10% de sobra de lugares para comportar a galera.

As palestras foram muito legais.  Os inscritos conseguiram testar os seus conhecimentos e aprender um pouco mais sobre segurança da informação, engenharia social. Até rolou um fliperama e oficina de lockpicking provida pelo Garoa Hacker para o pessoal se distrair entre os intervalos. 🙂

Muita gente me perguntou do Espreto, Mauro Risonho, Anchises e Alberto Fabiano. Espreto e Risonho cancelaram as suas no HackingDay poucos dias antes do evento.

Já o Anchises teve que fazer uma viagem de trabalho para os EUA às pressas – O Anchises só cancela algumas de suas palestras em último caso, o mesmo vale para o Alberto Fabiano que teve uma perda familiar há pouco tempo. Sem probs.

Um muito obrigado à todos que ajudaram e participaram do HackingDay, um evento que reuniu mais de 300 pessoas e que muitos não acreditavam em seu sucesso. O castrezana, brother que cuidou da transmissão on-line e ficou conversando com várias pessoas hehehe, me disse uma coisa “Evento bom é aquele que lota e a galera fica até o final”. Pura verdade.

Bom, para segunda edição, eu pretendo montar uma infra bem melhor. Teremos switches Cisco com maior capacidade de throughput e performance, além é claro, de segurança para os espertinhos.

Espero vê-los por lá.

Compartilhar:

Este post tem 22 comentários

  1. foi muito loko.. xD
    pronto para o proximo

    abraço

  2. Foi muito bom…muita informação estou na próxima com ctz os ingressos já estão a venda rsrsrsrs…Pô Gustavo tira o nº 49 dos sorteios por favor. Uma sugestão eu acho que os que foram sorteados deveriam ficar fora dos outros sorteios e adiciona-los só para DefCom.

    Muito bom o evento recomendo a todos fora o network que fazemos.

    Abs

  3. Paulo, perfeito, isso será feito na próxima edição.

  4. Faço minha as palavras do Paulo Pereira, e deu tanta raiva do 49 que no final pedi o cartão de visitas deles e tô aqui…invado ou não o email dele?????…aushduahsdusa. Fora isto o evento foi dez com todos os probleminhas que tiveram, com a mulecada atacando a esmo e com a falta de mulher….Sério, Gustavo tá de parabéns e sei que é foda fazer uma evento nessa proporção e tu fez com maestria de líder.
    No próximo não me vai aumentar o valor ein???? Muito obrigado pela diversão proporcionada. Os palestrantes foram show….o mini-debate do final foi 9, só não leva dez pelo excesso de improviso…Mas foi bom ver profissionais top top discutindo…parabéns pra tu é pouco.

  5. O cara que pegou o bilhete 87, passou na minha frente na fila, ficando ele com o 87 e eu com o 88……. Logo ele vai para o Defcon e eu naumm…. brinkra

    Falando sério, caraca, passou perto…..

  6. Cara, tbm curti pakas, o legal é que derrepente muita gente que está começando na área pode se tornar um ótimo profissional amanhã e graças a toda a comunidade que compartilha conhecimentos e risadas.

    …aguardo a próxima.

  7. Mesmo com improviso o show foi dado. Foi meu primeiro evento e valeu cara real.
    Precisava ter camisas a venda e os livros não me agradaram muito.
    O cara do Desafio hacker deu um show à parte, ri muito, ele é engraçado. Precisa colocar ele no h2hc fazendo standup.
    Tem um amigo meu que viu uma apresentacao dele no modulo e disse que ele fez um stand lá..
    o Luiz Vieira é um puta palestrante e trouxe mto conhecimento

    Parabens Gustavo!
    Estarei na proxima.

  8. Muito bom evento…Gustava kd as fotos…

  9. Ae Gustavo Parabéns pelo evento cara show de bola =)
    Vai disponibilizar o material dos palestrantes?

  10. Foi muito loco Gustavo, parabéns mesmo estarei com certeza no próximo e já vou me inscrever para seu curso de virtualização, e demais aquela entrada do Darth Vader no inicio a galera foi ao delirio,

    Parabéns mais uma vez….

  11. O Evento foi bem legal.
    Mas da próxima vez, não deixe a senha padrão nos switches do evento [switch 3com 4200 e 3300xm] login admin, e a senha depois mudou para ‘123hacker’ não sei como…

    Outra coisa, quando for nos passar um IP para acessar, fale qual o MAC address, pois eu peguei aqui ao menos uns 5 ataques de arp poisoning na rede.

    Evento bem legalzinho, estarei no próximo hahaha.

  12. Gustavo você pretende fazer de quanto e quanto tempo ??? Precisei fazer uma viagem pela empresa e com isso não consegui ir. E quando eu chego em São Paulo descubro que vou ser demitido. Por redução de custos rsrsrsrs mas esta valendo

    Não vejo a hora de voce realizar o proximo

    Abraççços

  13. Foi muito bom só faltou a palestra do Rafael que me mostrou uma prévia sobre analise de malware (deixou água na boca) indico o cara para voltar este tema na próx. edição.

    Acredito que foi um momento de muita descontração, ainda que o problema com os constantes ataques a rede (isso já era esperado) acredito que esta foi a graça da coisa. Onde pode-se extravasar no uso dos conhecimentos e ferramentas.

    Valew galera e um parabéns para o Gustavo L, o pessoal do Utah Net por acreditar no evento e o pessoal que sempre esta do meu lado nas empreitadas da How2Security (André e Roberto).

    Wellington Silva
    [w3ll]
    @wlsinfor

  14. Opa!
    A Infra-estrutura cabeada estava muito boa, gostei muito, creio que com todos essas mudanças o próximo será melhor ainda, a wireless realmente necessitava de melhor performance pois o pessoal atacava e caia toda a hora…dou alguns destaques para as palestras do Luiz Vieira, as bolsas de curso integral da Utah Networxs e Livros LPI.

    Valew Galera!

  15. Já copiei as fotos onde apareço heheheeee.

  16. O evento foi bem legal, os ataques na rede já eram esperados, mas fiquei um pouco irritado no ínicio pois não consegui lugar (cheguei atrasado por problemas pessoais) e fiquei em uma cadeira longe de um ponto de rede e lugar para apoiar o notebook, mas depois do almoço consegui “pegar” um lugarzinho. Me diverti muito e conheci uma galera muito engraçada, não parava de dar risada no evento kkkk.
    A sugestão para o próximo ser perfeito seria apenas duas:

    Se existem 260 pontos de rede e 260 lugares para notebook, só deve ser vendido 260 e não 300 ingressos, para que 40 pessoas não fiquem sentadas sem poder aplicar o que está sendo apresentado (modo de falar, não dizendo que foi feito isso, mas vi entre 10 e 20 pessoas sentadas nos cantos sem mesa e cabos).

    E lugares para guardar o notebook e as mochilas na hora do almoço, armários, chapelaria, etc. Pois como o Gustavo disse no evento, agente pega um “amor” pelo nosso notebook, não dá para deixar lá por mais que o pessoal seja gente boa, e é muito desconforto ir almoçar com aquele peso nas costas… kkkkk

    Evento legal. Parabéns.

  17. Sugestão para o proximo se há como fazer emissões de certificado de participação.

  18. O Evento foi ótimo realmente.

    Dicas para o próximo:

    Os Telões: ficaram ruins, pois quem estava no meio não conseguia ver direito, acredito que seria legal colocar mais um telão no meio.

    Os Palestrantes: Bom, todos deram a preferencia ao lado direto da Sala (Do ponto de vista de quem estava assistindo) e quem estava do lado esquerdo, foi meio que esquecido, parecia que os palestrantes estavam distantes.

    Lugares: Não sei se colocar os ingressos por ordem compra ou numerar os lugares e colocar por ordem de chagada, porque eu achei muito chato depois que voltei do almoço e sentaram no meu Lugar. Acredito que temos que dar preferencia para os que chegaram mais cedo. Sei que todos querem participar, mais quem chegou mais cedo, chegou para conseguir um bom lugar.
    As vezes seria até legal colocar um Mapa dos lugares e as pessoas escolhem aonde querem comprar, pois achei muita falta de respeito do pessoal que sentou no lugar dos outros.
    OBS. Vi gente sendo expulsado por ter sentado no lugar do outro.

    Servidor FTP: Não consegui baixar os arquivos pelos diversos ataques que estava tendo, se possível Gustavo, tem como você colocar aqueles arquivos em um Server FTP e disponibilizar para a Galera por um período?

    Palestras: Acredito que os Palestrantes não foram preparados para alguns imprevistos, acho que seria legar eles testarem os equipamentos antes para que não dê tanto problema.

    As críticas que eu estou passando não é de reclamação e sim de dicas para Melhoria para os próximos eventos, sei que você sozinho, as vezes, não consegue ver esses tipos de coisas, então é bom que todo mundo dê sua opinião, mesmo sabendo que nem todas porem ser atendidas de imediato, pois assim nos próximos você consegue organizar melhor e fazer com que todos estejam confortados.

    Bom acredito que seja isso..

    Más, mesmo com tudo isso, eu achei o evento muito BOM e no próximo estarei dentro novamente.

    Todos os palestrantes foram ótimos..E o Conteúdo passado também.

    Parabéns Gustavo..

  19. Gustavo,

    Parabéns pelo evento… foi show de bola… adorei, principalmente pelo fato que já trabalho na área a 3 anos e percebo que tenho muito que aprender…

    Único coisa que acho q poderia ser alterado no próximo evento… é quem for sorteado não seja incluído nos próximo (a não ser quando for pra sortear a Defcon, que ai é sacanagem… rs), pois tds tem mais chance de ganhar… principalmente se tiver um 49 no próximo evento… Vai ser sortudo na pqp… =D

    Com certeza estarei no próximo HackingDay…

    Abraço!

  20. Ai gustavo pq apagou o comentário, isso foi verdade..

Deixe uma resposta

Fechar Menu