Estou trabalhando e estudando em Seattle, WA. Em uma das minhas primeiras aulas sobre Crypto-analise, o nosso professor, que manja muito do assunto por sinal, escreve no quadro a seguinte frase – Como Alan Turing “Quebrou”a Enigma ?(já traduzido para a nossa língua).

Alguns colegas começaram a cochichar que há um boato no campus que ele foi um dos consultores do filme “The Imitation Game”, que conta a história de Alan Turing, pai da computação moderna e do processo que o levou a construir uma máquina que o auxiliou a quebrar os textos criptografados gerados pela Enigma.

Nosso professor compartilha a seguinte imagem abaixo, que conta alguns detalhes quanto ao funcionamento do aparelho criado por um Suíço(há registros divergentes quanto a naturalidade de Arthur Scherbius, pai da máquina) para os nazistas:

Depois de 30 minutos de explicações começa a hora da verdade. Como quebra-lá. Pqp, uma das melhores aulas da minha vida.

Resumindo, Turing utilizou de muito matemática, inteligência e um pitaco de sorte para conseguir vencer os alemães.

Acabei encontrando um filme/documentário que detalha boa parte de todo o processo de quebra do código da enigma por Alan e seu time. Amanhã colocarei o link no ar para todos vcs.

E tem mais. Se vc gosta de criptografia como eu, então compre o seguinte livro, The Most Dangerous Animal of All: Searching for My Father . . . and Finding the Zodiac Killer. Ele conta a história do homem por trás do código do Zodiáco e o processo utilizado para quebra dele. Sim, acreditam que as suas cifras tenham sido desvendadas.

Mais infos a respeito no seguinte site.

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. Jean Marcel

    Parabéns por estar estudando em Seattle, WA. Com certeza será uma exp. incrível. Você poderia dizer o nome do seu prof.? Eu queria tentar encontrar essa aula, ou alguma outra aula dele no youtube em algum mooc da vida. Grato!

  2. Gustavo Lima

    Jean, infelizmente estes são cursos fechados e que foram criados especificamente para a empresa. Gostarei e muito de compartilhar com todos, mas não posso. 🙁

Deixe uma resposta