Muitos já devem ter lido e analisado a compra da Sun pela Oracle, uma operação de bilhões de dólares. O mercado ficou preocupado já que a SUN é responsável por uma série de soluções e produtos em TI Freeware, como o Java e o Glassfish, servidor aplicacional que possui um futuro promissor devido a sua versatilidade em rodar outras linguagens de programação.

Já o Sun Solaris está sendo cobrado pela Oracle. Esqueçam do download free quanto a esse carinha.

Um fato que pesa quanto ao futuro do Java foi a compra da BEA pela Oracle, já que  BEA era líder do mercado na venda de servidores aplicacionais, tendo o WebLogic Application Server como seu carro chefe. O salto quanto a utilização dos produtos BEA foi com a compra de uma empresa há mais de 6 anos chamada Appel Virtual Machines, empresa esse que havia criando uma versão do Sun JDK mais rápida denominado Jrockit, essa versão de JDK era 2x mais rápida dependendo da arquitetura dos servidores que era instalada. Alguns anos depois, a BEA comprou a Fuego, empresa essa que possuía uma solução de BPM.

A BEA teve outro salto na utilização dos seus produtos graças a implementação da arquitetura SOA em diversos projetos do mundo Java como também da implementação de BPM em várias empresas.

Um dado interessante, a SUN possuía uma grande quantidade de soluções e produtos, incluindo hardware, software e desenvolvimento, porém ela também possuía uma grande dívida, a empresa não dava lucro há algum tempo. Já a BEA só trabalhava com desenvolvimento de softwares e soluções para atender o crescente mercado de desenvolvimento JAVA. Dai a Oracle ter pago US$ 5.6 bilhões pela SUN e pago US$ 6.7 Bilhões pela BEA.

Devido a compra destes dois gingantes de soluções do mundo Java, a Oracle anunciou que a próxima versão do JDK, JDK 7,  será a união do Sun JDK com o Jrockit, prometendo assim uma JDK mais performática que as anteriores.

Pensando com a cabeça voltada a negócios e dinheiro, acho pouco provável que a Oracle/Sun/BEA continue com o fornecimento grátis do JAVA ao mundo, isso devido a grande quantidade de projetos paralelos que vem crescendo e baseados na tecnologia Java, mas que ninguém paga um centavo a Oracle, Larry Ellison não gosta disso e digo mais, o MySQL corre o mesmo risco, quantos projetos deixaram de utilizar o banco de dados Oracle, software esse que deixou o seu fundador sendo um dos homens mais ricos do mundo, devido ao seu alto custo de licenciamento.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu