Quantos problemas você já resolveu ?

Tags: , , ,

Está é a pergunta que todo profissional de tecnologia, que se autodenomina sênior, deve responder em uma entrevista de emprego, e sabem por quê ?

O mercado mudou…….

As velhas e conhecidas entrevistas de emprego, para nossa área, estão mais do que ultrapassadas, mas as empresas de RH teimam em negar isso.

Traçar perfis psicológicos, saber se um determinando profissional se formou em exatas, já que ele trabalhará com TI, não funcionam mais para empregos da nossa área.

Mas, mesmo assim, nunca deixaremos de responder as perguntas abaixo:

  • Quantos anos de experiência vc possui com tal ferramenta ?
  • Você é formado em que ?
  • Possui inglês fluente ?
  • Você já trabalhou em tal setor ?

O engraçado é que elas são oriundas de uma analista de RH que não leu o seu currículo e não faz a mínima ideia com o que você trabalha, já que o foco dela é um só:

Encontrar alguém para preencher aquela vaga.

Caso ela tivesse lido e compreendido o seu currículo, todas as perguntas já estariam respondidas, e bastava a ela exercitar 5 minutos de bate-papo para saber se você está a procura de novos desafios ou de um salário maior, que são coisas totalmente diferentes.

Pode parecer prepotente de minha parte, mas sempre que sou abordado por estas mesmas 4 perguntas, eu as respondo da seguinte forma:

  • Desculpe-me, mas todas estas  perguntas estão respondidas em meu currículo, que é claro, você já teve acesso, mas não o leu e nem o interpretou.
  • Leia-o, depois me ligue, e aí poderemos conversar.

Eu chamo isso de não perder tempo com entrevista para trabalho medíocre.

Sabem por que desta atitude ?

Simples, não desligue o telefone, seja cordial, mas façam a seguinte pergunta:

  • Qual é a faixa salarial ?

Até hoje, eu só escutei as seguintes respostas:

  • Não posso informar – traduzindo – é muito, mais muito abaixo do mercado e ela tem vergonha de você dar risada da cara dela
  • Um valor que você não recebe há 6 anos, pois ele é relativo a um pleno.

Sendo assim, eu não perco mais o meu tempo para ouvir que o salário não me agrada ou que tenho que mandar um bando de dados preenchidos, o qual me fará perder 30 minutos da minha vida, para chegar a conclusão que eu imaginava. Que o salário é uma bosta, junto com o emprego..

Agora, as melhores entrevistas de emprego que fiz até hoje, me fizeram uma simples pergunta:

  • Quantos problemas você já resolveu ?

Sabem o por que desta pergunta ?

Se você resolve problemas, você possui as seguintes qualidades que uma empresa procura em um PROFISSIONAL:

  • Autoditata
  • Corre atrás de uma solução inovadoras e capaz de atender a necessidade de seu cliente
  • Sabe, e muito bem, que ninguém sabe tudo, só o Google. Mas aprendeu como um engenheiro que se preze, que a informação está aí, mas vc precisa saber catalogá-la e consultá-la, tendo como objetivo, único e exclusivo, de aprender para resolver um problema.
  • Já fez cagada e aprendeu e muito com elas, não tendo medo de falar sobre elas, e mais, ensinar que você precisar errar para melhorar.
  • E que você dá valor ao conhecimento empírico e a constante busca por ele.

Resumindo, quer ser um profissional de sucesso e ter um bom salário ou que atenda as suas necessidades, então faça uma simples coisa:

Resolva problemas.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

4 comentários em “Quantos problemas você já resolveu ?

  1. Bruno

    Exatamente nestes pontos as pessoas envolvidas com TI deveriam saber e não somente por que são formadas em algum curso superior em TI que já vai sair ganhando horrores sem mesmo saber trabalhar, ou mesmo, resolver problemas!

  2. Leonardo

    Verdade pura!!! Participei de um processo seletivo para uma empresa multinacional bastante conhecida e a mulher do RH não tinha o meu currículo em mãos quando me entrevistou, e ainda me pediu para falar de coisas que estavam no meu currículo( pelo visto ela nem leu). Infelizmente a realidade dos RHs brasileiros é essa.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU