Essa semana, encontrei um grupo de amigos que perguntaram o que eu fiz com os servidores, switches e roteadores que eu tinha em casa, e o mais importante, que funcionavam. Vindo para São Paulo, eu fui obrigado a me desfazer de tudo. Vendi bastante coisa, alguns roteadores e switches foram dados para aqueles que buscavam estudar um pouco sobre Cisco, no final do papo veio a pergunta: Por que você tinha um datacenter dentro de casa ?

Há 6 anos atrás, a virtualização era uma tecnologia embrionária, também não tínhamos links de internet em nossas residências com velocidades passando dos 20Mbps e nem computadores com alto recurso de CPU, memória e disco com preço acessível. Hoje, quando alguém me pergunta como montar um lab em casa para estudar, eu de cara indico a compra de um desktop mais “parrudinho”, com discos 7200RPM e 16GB de RAM, com essa configuração é possível montar um belo laboratório, emulando além de servidores, roteadores, firewalls e alguns modelos de switch.

Assim meso, com a virtualização e cada dos preços de hardware, há uma grande quantidade de pessoas que montam excelentes infraestruturas em suas próprias residências, tanto nos EUA como aqui no Brasil.

Vejam nos vídeos abaixo:

Legal, não ?!

Confesso a vocês que eu tenho um projeto para a criação de um datacenter na minha casa, com um quarto refrigerado 24×7, toda a parte elétrica trocada e preparada para suportar dois racks, além de 120TB de espaço em storage e 14 servidores de 2 “U”, e o que me falta montar este projeto é dinheiro $$. Dai eu assinarei dois links Internet dedicados e farei um hosting de casa. 🙂 Falando em disco, um leitor do blog, esqueci o nome na timeline, sorry, me passou um link de um russo que montou um NAS(Netowrk Area Storage) caseiro, o bendito tem capacidade para 70TB (35 discos de 2TB cada), deem uma olhada na foto abaixo:

Tenho alguns amigos aqui no Brasil que possuem mais de 10 máquinas, todas ligadas ao mesmo tempo em casa, isso fora os roteadores e switches, tudo em prol dos estudos e da “nerddisse”. Mas, montar uma estrutura de NAS como a apresentada acima ou um mini datacenter como eu citei não é nada barato, principalmente quando pensamos em fazer tudo isso no Brasil.

Os discos utilizados pelo NAS de 70TB, 35 de 2TB, são modelos western digital green, custam em SP R$ 640,00 cada, fora placa mãe, memória e o custo de energia para deixar isso tudo gelado. Vejam que a casa do cara é revestida de madeira por causa do frio russo, esquentou é só abrir 3 centímetros da janela e pronto, frio de mais de 20 graus negativos.

Pensem bem no seu bolso e nas suas instalações elétricas domiciliares antes de montar o seu datacenter caseiro.

Este link apresenta uma série de imagens e vídeos de pessoas que montaram datacenters dentro da própria casa, interessante 🙂

Removi uma parte do texto em respeito a opinião do leitor Jordano Freitas.

Compartilhar:

Este post tem 10 comentários

  1. Bacana esse Post Gustavo,

    Quando meu note Dell não der mais conta do recado, vou montar alguns server em Grid e ficar com ele. Pra nós que trabalhamos na area de IT, mesmo com a versatilidade do laptop nada substitui uma estrutura com servers configuraveis e ambiente de rede pra testarmos o que queremos.

    Minha mãe reclama do barulho do switch trendnet fsm726s quando ligo em outras estações aqui em casa, fico imaginando um mini datacenter aqui… ela certamente iria me convidar pra sair da casa dela. Lollll

  2. Tiago, já adicionei o seu blog nos links recomendados — muito bom viu.

  3. Aliais, Netgear e não trendnet…

    E outra, uma pena mesmo equipamentos de IT no Brasil sejam tão caros, nos USA é muito mais em conta montar estruturas parrudas como essa, a um bom custo…

  4. Tem a Delmodo

    Pois é, já havia dado dicas de compras para alguns clientes meus que sempre vão aos EUA para comprar equipamentos de lá, e despachar no espaço que sobrar de algum container de alguma empresa que eles tivessem contato.

    Já usou esse serviço Gustavo?

    http://www.skybox.net/compras_nos_EUA.aspx

  5. Bom Gustavo acompanho o seu blog faz assiduamente há mais ou menos 1 mês, e percebo que você é cara bastante inteligente porém não achei interessante este comentário a respeito da região Norte/Nordeste”…além de pagarmos a energia elétrica das regiões Norte e Nordeste.”, uma vez que não é verdade; perceba que você já é/está se tornando uma pessoa bastante conhecida e admirada por Brasileiros, apesar de não conhecê-lo pessoalmente torço pelo seu sucesso e quero apenas ajudá-lo.

  6. Boa noite, gostaria de saber oque precisa para montar uma hack, quanto custa?
    Aguardo resposta, Envie-me pelo email,

    Obrigado.

  7. amigo, e como funciona a questão de IPs no Brasil? posso ter um super link e 1.000 ips nele?

Deixe uma resposta

Fechar Menu