Alguns que leem o blog sabem que eu já dei uma esticada na China implementando alguns projetos de Telecom. Isso foi há 6 anos. De lá para cá, a China cresceu e muito, principalmente as empresas destinadas a oferecer serviços e produtos via Internet.

Vejam que há mais de 477 milhões de chineses que acessam à Internet, quase o dobro dos mais de 250 milhões existentes nos EUA, e esse número irá dobrar nos próximos 5 anos, tendo ac China o dobre de usuários que os EUA.

Se vocês pegarem a lista TOP 10 de empresas de TI por valor em todo mundo, irão ver que há mais do que 4 empresas chinesas. Há casos que algumas empresas chinesas só são superadas em valor pelo Facebook, e olha que é uma estimativa já que o Facebook ainda não possui suas ações sendo negociadas nas bolsas de valores.

O problema de criar um negócio de Internet na China está no fato que o governo chinês proíbe a entrada ede empresas estrangeiras, restando ao mercado a compra de ações em bolsa ou investimentos direitos, como o que o Eduardo Saverin, Co-fundador do Facebook, faz em Hong Kong.

Acontece que tem uma coisa muito boa nisso tudo para nós administradores de sistemas, redes e segurança. A possibilidade de galgar um bom emprego por lá. Tenho amigos que se mudaram em definitivo para China e Hong Kong e só têm elogios. Bons salários, boas acomodações e segurança. Hong Kong é uma das cidades mais seguras do mundo.

Eu já achei alguns lugares que dão aula de Mandarim em SP e estou pensando seriamente em me matricular para uma turma em julho. E vcs, já pensaram em morar e trabalhar na China ?

Compartilhar:

Este post tem 4 comentários

  1. Tenho um amigo que também trabalha no CEFET que é de Hong Kong e todo ano volta para lá para visitar seus familiares.

    O cenário que ele descreve é bem este mesmo, muitas oportuniddes para quem se aventurar por lá.

    O filho dele mora em Londres e ganha a vida como professor de mandarim, parece que por lá já há uma febre pelo idioma.

    Interessante é notar que enquanto o mundo começa a se interessar pelo mandarim, há mais chineses estudando inglês do que toda a população dos EUA.

    Os caras não são fracos não !!!

  2. Eu to vendo uma nova lingua surgindo, Mandarim+ingles =?
    Eh possivel se vocês analisarem, como nós usamos o portugues com o ingles e outras linguas, vai começar a ser assim 🙂
    O Gustavo me despertou uma duvida, sera que existe aqui no sul professores de mandarim? haha, abraços!

  3. O povo está de palhaçada, mandarim não é inglês, a pessoa normal, demora uns 7 anos todos os dias tendo aula para falar +- mandarim. A pessoa tem que saber os tons e decorar uns 10 mil hieroglifos para escrever alguma coisa. Muito mais fácil os chineses aprenderem inglês do que nós aprendermos mandarim, por isso o inglês vai ficar imbatível nesse ponto.
    Do jeito que o povo fala, parece que todo mundo é gênio ou rico para ficar perdendo tempo ou o salario é absurdamente alto para compensar ficar aprendendo tudo. Eu sei que emprego na área de TI no Brasil é horrível em termos de salario, mas nem sempre esse o caminho.

  4. Po e se fize um curso superior de comercio exterior e chines sera que da pra arrumar alguma coisa legal la???

Deixe uma resposta

Fechar Menu