O IEEE High Speed Study Group (HSSG), grupo de estudos para padronização de componentes eletro-eletrônicos de alta velocidade informou que a próxima velocidade para Ethernet, tecnologia de interconexão para redes será de 100Gbps (P802.3ba)
Atualmente, a Cisco e demais fabricantes de equipamentos de rede já vendem no mercado conexões de 10Gbps, como exemplo os equipamentos Cisco Nexus 5000 que trabalha com o padrão FCoE.
O IEEE está trabalhando na padronização da distância dos cabos de fibra ótica que serão utilizados para esse novo padrão, tendo prazo de término agendado para 2010.
A grande demanda mundial por conteúdo WEB 2.0, vídeos e imagens que vem aumentado exponencialmente nestes últimos 4 anos é um dos grandes motivadores para a entrada deste novo padrão de conexões, vejam que hoje temos arquivos de vídeo com mais de 1 GB, isso devido as novas tecnologias de alta definição – HD e blu-ray, com 25GB ou 50GB de imagens, som e extras.
E as produções em 3D? Elas demandam muito mais arquivos e espaço em disco, mas espaço esse que pode ser comportado em um Blu-ray facilmente.
O pessoal do Brainwork esteve no último evento de redes em São Paulo, evento esse promovido pela Cisco que tem como objetivo demonstrar os seus novos produtos e serviços. Deem uma olhada nas fotos do link
Vejam o desenvolvimento da tecnologia Ethernet:
Mais informações sobre 100Gbps no link.
fonte: Networkworld,Slashdot
A titulo de informação, a Juniper já passou a Cisco em interfaces, e fornece PORTAS de 40Gb. 10Gb pra eles é passado!
A Juniper vem travando uma guerra com a Cisco há algum tempo, tendo ganho uma série de batalhas. Os seus roteadores e switches possuem features que auxiliam em muito a administração e a configuração para uma série de cenários. Veremos as cenas dos próximos capítulos dessa guerra. Eu ainda não vi a HP nesta guerra, ela só montou o seu exército até o presente momento, comprando a 3com.
A Extreme Networks também oferece portas 40Gbps, as mais baratas em custo benefício do mercado…
Fabrício, trabalhei há 6 meses em um grande projeto de virtualização de um datacenter onde a nossa primeira solução de rede tinha como carro chefe a solução extreme, a mesma tinha na época conexões 10Gbps, acredito que já tenha saído o padrão 40Gbps, mas o custo em comparação com a solução Cisco Nexus ficou o mesmo, e mais, a solução Nexus trazia ima série de benefícios que a extreme não possuía, falando no projeto como um todo. Não estou defendendo o melhor produto ou solução, mas quando falamos em valores e benefícios precisamos colocar na balança o que será melhor para o projeto. Esse foi o caso da escolha da solução Cisco na época.
Olhando as fotos do evento da Cisco achei interessante.
Alguem poderia me expliça que equipamento é esse ? É transceiver ?
http://picasaweb.google.com/brainworkblog/BrainworkSBlog#5464789299738485106