Com o anúncio oficial quanto ao RedHat Enterprise Editon versão 6 rolando na Internet, corri para buscar um arquivo .iso para rodá-lo no meu Mac, acabei encontrando uma versão x86_64 bits.
Deem uma olhada nas telas de instalação:
Não podia faltar uma pequena alteração na inicialização do arquivo ISO
Um detalhe, tive que selecionar no VMware fusion o RedHat 5 x86_64 bits pois não funcionava utilizando o linux x86_64 bits, ele não encontrava o disco para fazer a instalação do produto.
Utilizei uma senha com 8 caracteres, porém sem números, caracteres especiais ou símbolos, ele já reclamou. Ponto positivo.
Algumas opções a mais para o particionamento do disco para instalação do produto.
Mais tipos de instalação de um servidor, incluindo Virtualização. Interessante.
Detalhes quando você seleciona a opção de virtualização, você pode escolher mais funcionalidades.
Vejam que pode instalar o cliente para conexão FCoE.
Além do FCoE é possível instalar o cliente para iSCSI logo na instalação do RedHat.
Várias opções de tipos de servidores.
Após a instalação ter sido concluída, cerca de 10 minutos, veio o primeiro boot e a tela de configuração de alguns serviços.
Tela de configuração de tipos de autenticação.
Após o fim destas configurações, me foi liberado o prompt shell para começar a fuçar esta nova versão do RedHat, que promete ser a versão mais rápida e integrada com a virtualização. Vamos ver o que os profissionais de TI falam a respeito nos próximos meses sobre esse carinha.
O CentOS vai sair igualzinho?
Acredito que em poucas semanas teremos uma nova versão de CentOS
O RH é um OS muito interessante, tirando a licença safadeenha, claro.
Mas não sei o porque não consigo largar o Debian em servidores que monto, gosto da estabilidade e de saber que há uma comunidade maior voltada para melhora-lo. Já até tentei usar o RH e CentOS, mas ….
Gustavo, você tem ai alguma estatistica de quantos % dos servers usam o RH ou até mesmo distros baseadas nele?
Não possuo este dado pois são poucas as empresas que divulgam isso, mas posso afirmar que grandes empresas de outsourcing utilizam RedHat ou Suse, isso é devido ao suporte.
Então podemos dizer que as empresas que usam o RH o escolhe pelo suporte e redirecionam o suporte interno para tarefas menos “críticas”?
Fantastico essa versao nova ! Valeu ai pelo post.