Enquanto a nova versão do blog não entra no ar, continuo fazendo a resenha de livros que tive o prazer, e em poucos casos o desprazer, de ler.
Desta vez falarei a respeito do Caixa de Ferramentas DevOps, livro este publicado pela editora, caso possamos chamá-la assim, casa do código. Um spin-off da Caelum, conhecida escolha de cursos de programação, muitos deles focados no mundo JAVA e que recomendo – já fui aluno deles.
Caso vc’s tenham curiosidade, o sumário do livro poderá ser consultado a partir do seguinte link.
Para começo de conversa – devops é um nome moderno para administrador de sistema linux, definição esta que existe há mais de 1 década. Eu já fui um e tinha que programar em uma série de linguagens, além de dar suporte em redes e ao time de desenvolvimento. Então que raios que nego inventou que isso é um novo tipo de profissão ou vaga….?!?!?!
Voltando a falar sobre o livro..
Gleicon Moraes, o autor, é conhecido da galera, já palestrou em uma série de eventos, mas isso não é motivo para o livro possuir quase 2 páginas falando a respeito dele.
Gente, o povo compra o livro por causa do seu conteúdo e não por causa do autor, principalmente quando o assunto é técnico. Não estamos falando de Senhor dos Anéis e muito menos de Harry Potter..
Ponto mega blaster ultra motivo – o livro possui um github que serve como repositório dos scripts e códigos publicados pelo autor e um fórum, para que os leitores possam colocar as suas ideias em prática.
Em 176 páginas, o autor de Caixa de Ferramentas DevOps acerta logo no início de sua obra ao possibilitar ao leitor a instalação e criação de um ambiente nos mais diferentes tipos de sistemas operacionais. Além disso, ele indica soluções baratas para de uma plataforma de testes linux em cloud, utilizando o nosso velho e conhecido digital ocean.
Porém, ele peca, e feio, ao não detalhar importantes parametrizações no linux, principalmente no que tange segurança e ganho de performance, além de não correlacionar capítulos ou temas, ponto que diferencia um simples devops de um arquiteto de soluções.
Nota: notei que o não correlacionamento de capítulos e temas nos livros publicados por autores técnicos brasileiros é costumeiro. Será isso reflexo da nossa má educação e/ou falta de leitora de livros importados ?
Os 3 capítulos onde o autor tenta explicar e demonstrar análise de performance, utilizando ferramentas e fazendo testes com aplicações conhecidas também carece de mais explicações técnicas. Porém, devo confessor que me impressionou o fato dele ter indicado, que para mim é a bíblica da performance linux, o livro de Brendan Gregg, Systems Performance: Enterprise and the Cloud.
Conclusão
O livro é na verdade um guide de como montar, instalação e configurar algumas ferramentas que auxiliarão jovens profissionais a domar arte quanto a administração de ambientes linux, seja utilizando virtualização ou não, e é claro, com programação – ponto último esse que poderia ter sido mais enriquecido de detalhes e dicas.
Vale a pena comprar o livro ?
Caso você esteja começando na área e deseje um bom guide ou livro de referência, sim, o Caixa de Ferramentas DevOps é recomendado e na versão online, pois sai bem mais barato que a impressa.
Para mim, faltou no livro dizer que ele é destinado ao público com conhecimento x, y ou z. Este livro preciso possuir este tipo de informação.
Obrigado pelo review. Até pensei em comprar o livro, mas vou passar!
Abraço,
VC
Bom dia,
Gustavo
Esses dias estava pesquisando sobre DevOps e encontrei este artigo que me pareceu bem esclarecedor falando a respeito:
http://gutocarvalho.net/octopress/2013/03/16/o-que-e-um-devops-afinal/
Você poderia me dar sua opinião a respeito dele?
Abs
Igor li o artigo ou melhor, a tese de doutorado do cara. O texto é bacana, fato, e não muda em nada o que eu disse. Resumindo, é moda criar nomes e definições para coisas que existem, e pior, funcionam há décadas..