Alguns conhecidos vieram me perguntar o que é um S.W.A.T. Team dentro de uma empresa de tecnologia, isso porque sabem que faço parte de um, e posso ser bem sincero, isso não é bom e já explico o porquê.

S.W.A.T. Team é o time de assalto dentro das grandes empresas tecnologia. Se este time não resolve a crise, então ligue para o fornecedor da solução e diz pra ele mandar o patch para consertar o bug. Há casos em que o próprio S.W.A.T. Team cria o patch.

Este time é composto por um ou mais membros especialistas em um determinado produto ou tecnologia. Exmplo – temos um cara que manja horrores de rede, outro de segurança, um de banco, outro de processos, um de web e outro de windows.

Essas pessoas são chamadas/convocadas sempre que um cliente está em crise, seja devido a um problema ou a uma implementação que está com o prazo quase que estourando. Este time tem o respaldo dos altos executivos de sua empresa para executar uma série de análises e procedimentos, claro que seguindo normas e procedimentos.

Sou membro de S.W.A.T. Team’s há alguns anos, desde da BIG BLUE e posso dizer algumas coisas quanto a eles:

  • Você não se candidata a participar de um, você é convocado.
  • Você não possui cliente fixo, mas sim um problema fixo, o dos outros.
  • Você não acha, você não acredita que, você não possui talvez. Você testa, otimiza, performa e o mais importante, coloca para funcionar, sem gambiarra, até porque você tem que ser apto a criar os seus próprios patches.
  • Um dia você pode estar em casa, dormindo ou jogando a última fase do Ghost Recon, daí o seu telefone toca e do outro lado o cara chama o seu employe ID e diz SWAT TEAM Conference call number e passcode, odeio quando recebo via SMS, isso porque você tem 15 minutos para entrar depois da mensagem recebida, caso contrário, o chefe do chefe do meu chefe me liga. Aí a casa caiu.
  • Os membros que fazem parte do S.W.A.T. Team sabem que todos que estão ali não são sênior, mas sim especialistas, por isso nenhuma pergunta ou sugestão é estúpida ou idiota. Ela deverá ser respondida e analisada.
  • E querem saber o mais interessante dos membros que fazem parte de S.W.A.T. Team’s, poucos detêm certificações.
  • Você não está ali para descobrir quem sabe mais ou menos, mas sim para resolver o problema. Problema resolvido, de volta para caverna.
  • Além de ter um nível técnico altíssimo, os membros do S.W.A.T. Team precisam saber fazer uma coisa muito importante “Falar com o cliente ou pior, falar com o executivo no cliente”
  • Você reconhece os membros do S.W.A.T. Team quando eles saem para almoçar. Eles estão vestidos de forma casual, mas a sua volta, estão pessoas de terno e gravata. São os executivos pedindo conselhos quanto a melhor infraestrutura para o seu ambiente ou cliente, ou alguma solução para aquele problema cabeludo.

Nas grandes empresas de tecnologia, o S.W.A.T. Team é a ascensão da carreira em Y, pois os seus membros não são analistas, mas sim arquitetos, engenheiros e consultores.

O engraçado é que o kit que faz parte dos membros do S.W.A.T. Team nunca muda. Ele é composto por um celular corporativo sem limites, tanto para ligações como para 3G, um ou mais notebooks, passaporte sempre válido, o mesmo para o visto para os EUA e o mais importante, acesso ilimitado à máquina de café.

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Este post tem 10 comentários

  1. a parte do café parece ser a mais interessante rsrsrsrs.

  2. Gustavo, bacana este artigo. Nunca tinha ouvido falar a respeito.

    Vlw!

  3. Mutio Bom !!!!!

  4. Ótimo post. Com cases nacionais e internacionais dá para virar um livro sobre o tema .

  5. Ótimo artigo,

    Não conhecia sobre por isso vejo que ainda não sei nada, preciso apreender muito ainda.

    Vlwww

  6. No Brasil poderia mudar para Time Faca na Caveira hehehehe

  7. Deveras interessante o artigo, parabéns!

  8. Gustavo, bom o artigo!
    O melhor foi:
    “Você não acha, você não acredita que, você não possui talvez…”

    Mas e quando o cliente, o executivo do cliente ou whatever, despeja o problema bem incomum em cima de vc e finaliza com aquela perguntinha “O que pode ser isto??”, sem vc sequer ter analisado qualquer coisa…

  9. Olha para ele e diz, preciso de tanto tempo para analisar. Não somos máquinas e precisamos de dados e informações para podermos analisar os ambientes..

  10. Ótimo artigo!

    A mais pura verdade: “Você não possui cliente fixo, mas sim um problema fixo, o dos outros.”

    O pior era se chamado e o chefe fala: vou junto pq isto tem que se resolvido logo.

    E a criatura fica do teu lado no computador que se fosse faz a diferença.

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