Muitas pessoas reclamam que os profissionais de segurança, em sua maioria, não compartilham seu conhecimento, criando grupos, feudos e mantendo o misticismo que envolve as técnicas que utilizam em seu dia a dia de trabalho.

Enquanto isso, quando algo é divulgado, muitos profissionais de segurança criticam os divulgadores, dizendo que estão ensinando script kiddies, formando crackers e mostrando o que não deveria ser tão aberto assim.

Baseado na ideologia do “The Cathedral and the Bazaar”, de Eric Raymond, decidimos marcar um Hacking Day, onde serão ensinados Ataques e Defesas, em tempo real, com profissionais reconhecidos do mercado de Segurança da Informação, que compartilham desse mesmo ideal. Inclusive, duas personalidades que participarão do evento serão: Luiz Vieira, profissional imbuído da ideologia do mundo do software livre, e Anchises Moraes, um dos fundadores do Garoa Hacker Club (cujos sócios também apresentarão oficinas ao longo do evento), primeiro hackerspace do Brasil.

Algumas das oficinas que serão apresentadas no evento, bem como as técnicas estudadas serão:

– Lockpicking, como funcionam as fechaduras e quão fácil é burlar esse tipo de proteção física; -Em processo-
– Vulnerabilidades WEB, como encontrar e explorar as principais vulnerabilidades encontradas nas aplicações WEB, bem como quais as possíveis soluções para tais vulnerabilidades;
– Ataques contra redes cabeadas, onde serão apresentados diversos ataques, como DNS Pharming, Man-In-The-Middle, Arp Spoofing, DoS e DDoS, mapeamento de aplicações e execução de exploits;
– Ataques contra redes Wireless, apresentando as vulnerabilidades dos principais protocolos e como tornar sua rede ainda mais segura;
– Engenharia Social, explicando como é possível mapear as principais brechas da personalidade humana e explorá-las. Serão abordadas técnicas de padrões de linguagens e de estabelecimento de rapport.

Os participantes terão direito à apostilas e coffee-break ao longo de todo o evento, que terá a duração de um domingo inteiro.

O valor, provavelmente, será o mesmo que foi cobrado no primeiro WorkShop – R$ 50.00, mas precisamos confirmar o local – acredito que este valor possa chegar em R$ 90,00 – por causa do local, pois ele seria super. Teremos 20 servidores virtualizados rodando em todo o evento como laboratório para realização dos testes de segurança. Já conseguimos alguns patrocinadores.

Estou vendo um link dedicado de 6MB – só para o dia do evento.

A imagem/máquina virtual que será utilizada pelos participantes será disponibilizada 3 dias antes do evento para download com todas as ferramentas e pacotes necessários.

E como sempre, teremos o sorteio de diversos livros, cursos e brindes.

Compartilhar:

Este post tem 31 comentários

  1. Boa Gustavo, não tive a oportunidade de ir no primeiro Workshop, mas dependendo da data deste próximo, eu irei com certeza !!!! Parabéns pelo excelente trabalho que vem fazendo, divulgando e difundindo os conhecimentos desta área maravilhosa da Informática, que, como vc já disse, era muito restrita aos “grupinhos” das antigas !

  2. Show de bola, aguardando liberar inscrição.

    Abraços !!!

  3. To dentro!

  4. Opa, to dentro!
    Só acertar o dia e local para deixar agendado!
    Valew Gustavo!

  5. Vem para o RJ meu camaradaaaaa ! 😉

  6. Mais um que com certaza estarei lá…..

  7. Show de bola !

    Aguardando para a inscrição.

  8. demoro…muito bom !!!!

  9. blog.corujadeti.com.br#show informacao
    informacao is up, compartilhada is up

    Vlw

  10. Vem pro RJ²

  11. Sim cara vem pro RJ, pessoal de SP tem dinheiro, eles podem vir pra cá kkk

  12. Eh nois se der tudo certo estarei la ^^

  13. Fala Gustavo.

    Bom o que eu gostaria de testificar aqui tem a ver com esse workshop.

    A dois dias antes do maior evento hacker do Brasil (H2HC) estive conversando em um almoço com o Rubira Branco (um dos organizadores do evento), juntamente com o Ygor Rocha (um dos fundadores do evento) a respeito da Global Cyberlympcs que eles tetaram trazer para o Brasil.

    O Rubira me falava da tristeza dele com o cancelamento do mesmo por não haver inscrições suficiente.

    Parece que ou aqui no Brasil não sabemos brincar pois isso, não passava de um jogo em que os melhores iria para EUA jogar a final, e com um bom premio ao vencedor do jogo.

    Qual a questão então? Não temos pessoas dispostas a mostrar o quanto sabem ou simplesmente não temos pessoas que sabem? Veja que não passa de uma brincadeira e não houve inscrições suficiente.

    Pessoal vejo nisso uma grande oportunidade para você aprender e aprender brincando.

    Gosto de uma frase qu me motiva a cada dia em minha formação (como pessoa, como profissional) que diz:

    “Trabalhe com que gosta e não terá que trabalhar nenhum dia de sua vida” Elial Batista.

    Foi assim, que eu cresci profissionalmente, onde um grupo de lokos se reunia no espaço gummer de seu apartamento (Anderson Tamborim – AKA Mestre dos Magos [y2hak4r]) onde nos reuniamos com cada um trazendo switches, roteadores, cabos, servidores, etc…. e ficamos testandos ferramentas de 3º e as nossas e trocavamos muita, mais muiiiiitas informações e cada vez cresciamos tanto em conhecimento e como pessoas.

    Por isso, pessoal se engajem nestes eventos, aproveite, não para mostrar conhecimento, mas para distribui-lo, aprendendo e ensinando. Tenha como uma grande brincadeira em que vocês poderá ter isso, não como hobby, mais como profissão também.

    FKA DIKA =]

    Wellington
    [w3ll]
    @wlsinfor

  14. Gustavo com a sua liberdade, gostaria de parabenizar o Alan Sanches que tive o prazer de conhecer no workshop do Coruja de TI, pela iniciativa, precisamos de caras assim disposto a ajudar.

    Wellington
    [w3ll]
    @wlsinfor

  15. Oba, eu tô dentro do segundo Workshop.

  16. Estarei dentro desse também.

    Todos os eventos até hoje ministrado pelo nosso Amigo Gustavo foi muito bom..

    Esperando o segundo Web Security Forum

  17. Gostei do primeiro, irei no segundo sem dúvida.

    Bela iniciativa Gustavo, que venha mais Workshops do Coruja.

  18. queria saber sobre a DATA ..????

    não foi divulgado….

    mas vc esta de PARABÉNS GUSTAVO….!!!!

  19. alguem do paraná vai pra lá ? kkkkkkkkk ?

  20. aguardando confirmação da data!!!!

    to dentro

  21. Ae k4os to querendo ir… saio de curitiba….

  22. Triste foi eu ter que sair logo no começo do Workshop, porque? queda de servidor…AHSUashu…no segundo juro que não estarei de plantão.

  23. Boa Gustavo, traz esse evento para Fortaleza – CE.

    Datas?

  24. k4os, Murillocwb to querendo ir também, to em Ctba podemos ir e dividir as despesas.

    Gustavo,

    Se possível disponibilize-me o email do Murillocwb e do k4os para mantermos contato.

  25. Vem para Fortal Gu, aqui nao tem praticamente nada, é uma pena.
    E sobre o material WorkShop não tem como disponibilizar para os seus seguidores aqui do blog não?Infelizmente nao são todos que podem ir até pela distância.

  26. Não sou de SP mas conforme a data irei…. se final de semana melhor….

  27. Pessoal, acredito que o evento irá se aprensentado nos dias 02 e 03 de Dezembro de 2011. Gustavo, caso eu esteja errado nas datas, por favor, nos informe,.

    Obrigado.

  28. Será no dia 28 de Janeiro de 2012

  29. Muito bom Gustavo. Bacana esse compartilhamento de conhecimento. E aos que te criticam sua atitude de passar adiante o conhecimento usando argumentos tipo, so vale se sofrer como eu sofri, pergunto: Que pre-natal de Matrix foi esse que os caras nasceram sabendo?
    Parabens pela iniciativa, pena que num vai dar pra eu participar.

Deixe uma resposta

Fechar Menu