Pois bem, uma série de importantes sites sofreram e muito com o descaso de seus desenvolvedores. O linkedin deu uma baita vacilada com a sua integração mobile e simplesmente todas as senhas armazenadas de seus clientes e usuários foram roubadas. O pessoal entrou em pânico e por um bom motivo.

Boa parte da via de milhares de profissionais está no linkedin, e queria ou não queria, ele se tornou a avó de todo o planeta. Digo isso porque eu nunca encontrei um comentário negativo. Todo mundo é lindo e perfeito, engraçado isso né ?!

Voltando ao que interessa, o Last.FM também foi vítima e os amantes de música como eu, tiveram que mudar as suas senhas correndo. Mas você já parou para pensar do porque desta correria ?

A resposta é simples, devido ao descaso e a simplicidade que tentamos gerar para tudo ao nosso redor,  temos o costume de utilizar uma mesma senha para todos os serviços, sejam eles essenciais ou não. Então, eu não duvido nada que a senha que você utiliza no seu gmail seja a mesma do seu login do trabalho. Facilidade, simplicidade e comodismo, esses são alguns dos nossos maiores pecados. Hackers e Crackers sabem disso como ninguém.

E para resolver isso, o que fazer ? Simples, crie um algoritmo baseando-se em critérios específicos de cada site. Exemplo:

Para o Linkedin a senha seria L!kGust01.av)

Para o Last.fm ela seria desta forma L@sT.Gust@@1.FM

e assim por diante, mas não achem que esse seja o meu algoritmo, isso só foi um exemplo. Várias empresas e pessoas utilizam da mesma técnica, elas só não saem por aí contando para todo mundo.

P.S.: Gente, desculpa — um bando de mensagens por causa do título errado, mas o Gustavo também está errado 😉

Compartilhar:

Este post tem 3 comentários

  1. Boa Dica, Gustavo!

  2. Falou tudo, facilidade, simplicidade e comodismo.

  3. Softwares como o 1Password são uma boa solução para o problema das senhas ?

Deixe uma resposta

Fechar Menu