Cloud Computing é uma tecnologia que vem sendo utilizada como alternativa para redução de custos em TI, tendo como principal característica: Capacidade de pagar pelo aquilo que você utiliza – Pay as you go. Muitos gerentes, diretores e analistas de suporte vêm dizendo que Cloud Computing é a solução para redução de custos, mas alguém fez um comparativo de valores entre um servidor hospedado em um serviço Cloud Computing, e outro servidor hospedado em um provedor de Colocation (empresa que provê toda a infraestrutura de TI para suportar um servidor) executando a mesma carga de trabalho ?

Fizeram este teste e foi constatada uma diferença de preço de mais de 68%, e para a surpresa geral da nação, a solução Cloud Computing fornecida pela Amazon ficou mais cara que a fornecida em Colocation, conforme essa planilha.

Essa planilha vale para como comparativo de custos e só vale para o mercado dos EUA.

Eu analiso a compra de serviços de Iaas by Amazon ou quaisquer outros provedores de Cloud Computing no mundo da seguinte forma:

Se você precisa de um servidor de testes, homologação ou para desenvolvimento, nada melhor que compra-lo em Cloud Computing, você poderá aumenta-lo ou diminui-lo no momento que você quiser e também quanto ao tamanho do budge que você tiver. Caso você tenha um servidor em produção, onde o mesmo trabalha a mais de 90% de utilização com várias CPUS, com dezenas de gigas de RAM, muito I/O e muita transferência de arquivo por rede, eu aconselho a compra de um serviço provido por colocation , o serviço provido saíra mais barato. Colocation também é serviço.

Este outro artigo aborda uma série de planilhas de cálculos comparativas como a descrita acima com interessantes colocações.

Antes de decidir em migrar uma solução para Cloud Computing façam planilhas financeiras comparativas com valores, custo x benefícios e os serviços ofertados.

fontes: datacenterknowledge, searchcloudcomputing

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu