Essa semana eu me deparei com um anúncio via Google que dizia: Que tal um servidor dedicado e com 100TB de banda por mês ? Galera, isso é bastante banda para mim.

Vejam que a empresa net100tb, que oferece esse tipo de serviço, disponibiliza 4 tipos de planos, todos eles com servidores dedicados e com portas GigaEthernet dedicadas. 🙂

Esse tipo de serviço de hosting é dedicado para empresas que desejam revender serviços, pois um servidor desses consegue hospedar facilmente 100 websites, caso cada site ocupe 10Gb de espaço. O problema na grande maioria dos hosting está no custo da banda, que nesse caso é bem barato, convenhamos. Resta saber se o serviço da net100TB é confiável e estável.

Eu acredito que em um servidor destes é possível colocar os blogs com maiores acessos do Brasil, incluindo os blogs com conteúdo pornográfico. Não faltará banda e nem performance. 🙂

Algumas perguntas ficam no ar, perguntas do tipo:

Qual é a velocidade máxima de download e upload que esses serviços permitem ? Pesquisei um pouco no site deles e fiquei com mais uma dúvida, 400 Euros por mês a mais no plano para ter um link dedicado de 1Gbps ?

Isso é muita banda, você pode contratar esse serviço e revender no mercado, mas para isso é necessário ler o contrato antes na busca de alguma cláusula que não deixa revender serviços. 🙂

Compartilhar:

Este post tem 4 comentários

  1. Acho muito viável na europa, eua e asia um plano de hospedagem desses. Pra efeito de comparação uma empresa que trabalhei em SP oferecia uma configuração de servidor semelhante ao plano HUGE acima com 10TB em porta fast ethernet por 1300,00 reais mensais. Se levar em conta que o custa de banda IP que por aqui é 10x maior e do hardware em média 2x maior, é bem provável que não tenha milagre, apenas oferta de acesso IP muito maior. Porém tem um segredo, provavelmente eles não oferecem banda dedicada, então se a banda total deles estiver comprometida o acesso a essa hospedagem vai ficar lenta, isso se não ter timeout.

  2. Europa tem preços bem atraentes, principalmente na França. Mas o maior problema que vejo é o ping mais alto para o Brasil.
    Normalmente eu não vejo proibição de revenda, mas… uma parte deles é bem explícito quanto ao uso como CDN ou apenas para prover arquivos (videos, fotos, zip, etc). Explico:
    Notem, que nesse caso o servidor tem somente 8 GB de RAM, normalmente para o cara consumir 10-15TB de banda, ele teria que ter muitos usuários online, e aí haja memória (não sei quantos usuários online um ótimo tunning segura com 8 GB de RAM). No meu caso com 500 usuários online chega aos 10 GB de RAM sem Varnish. Voltando ao caso, então eles alugam a máquina com 8 GB, mas não permite que vc use o servidor de 100TB apenas como servidor de arquivos, para abastecer uma outra máquina mais barata, porém mais parruda que ficaria encarregada do Apache, Mysql e PHP.
    A OVH.net tem preços interessantes e confiabilidade mas está com quase toda sua fazenda de servidores vendidas. Mas indic0o a 100tb.com, tem preço ainda melhores, varios sites de vídeos adulto usam há anos, sem problemas.

  3. Quanto a pergunta levantada pelo Gustavo sobre a velocidade que eles permitem na porta de 1 Gbps…
    O server que uso é porta gigabit com 30TB/mês de banda, como normalmente uso 7-8 TB/mês eu instalei uma seedbox rtorrent nele.Monitorei pelo iptraf, baixando várias ISO Linux e outros torrents, então consegui 0.8 Gbps de dowload para o servidor, enquanto o upload no mesmo momento estava em 0,5 Gbps.
    Pagar muito caro por uma porta Gigabit sem limite, como nesse caso de 400 euros, pode não valer a pena. Pois usando a conexão no limite 24h em 30 dias, dá cerca de 330TB. Mas… aí que está, ninguém usa isso 24h. o tráfego caí de 2h até 8h e começa a ficar alto das 11 da manhã pra frente. Então vale mais a pena pegar outro servidor e balancear a carga. Na minha simulação, usando números mais próximos da realidade, um servidor que use a porta Gigabit no limite nos momentos de pico, deve consumir por volta de 210-220 TB de banda.

  4. Esses tipow de servidores sao comuns hoje em dia eu uso 5 todos com 1 GB uplink usamos para streaming de videos otimo lugar para voce comprar isso com menor custo possivel i3d.net

Deixe uma resposta

Fechar Menu