Esta semana estive lendo uma série de artigos que vem afirmando que a tecnologia Cloud Computing está amadurecida. Não minha opinião isso não é válido devido há pouca quantidade de empresas que aderiram aos serviços e produtos ofertados em Cloud Computing pelo mundo, serviços esses prestados pela Amazon, RackSpace, Tecla e tantas outras empresas que exploram esse nicho de mercado.

Não posso negar que tenho lido e presenciado uma forte migração de serviços de TI que antes eram fornecidos in-house, datacenters, para serviços ofertados em Cloud Computing, mas essa migração ainda é lenta e muito bem planejada por diversas empresas antes de acontecer.

Os serviços que mais sofreram esta migração do ambiente físico para o ambiente em nuvem, por assim dizer foram:

  • E-mail
  • Hosting de WebServer
  • Aplicações ERP e CRM
  • Storage
  • Banco de dados

Algumas empresas já começam a falar da evolução do Cloud Computing, chamando em alguns casos de Cloud 2, como a Salesforce fez há 2 meses, ou como a Joyent, uma nova empresa que apresentou ao mercado um serviço de virtualização de servidores provido em Cloud Computing, 5 vezes mais rápido que se comparado com o serviço ofertado pela Amazon (Amazon’s EC2 Virtual Machines).

Gráfico de comparativo da Joyent vs Amazon

Os testes apresentados acima foram feitos a partir da performance do Joyent’s 1GB SmartMachine versus 3 tipos diferentes de servidores virtuais providos pela Amazon:

  • EC2 Fedora “m1.small”: 1.7GB of RAM, 1 Core
  • EC2 Fedora “m1.large”: 64bit, 7.8GB of RAM, 2 Cores
  • EC2 Fedora “c1.xlarge”: 64bit, 7GB of RAM, 8 Cores

Tendo mais detalhes quanto a tecnologia utilizada pela Joyent, percebi que ela prove uma nova forma de venda de servidores virtuais utilizando o que chamam de Smart OS, um sistema operacional inteligente capaz de gerenciar os recursos que realmente o seu servidor ou aplicação necessitam.

Esse tipo de serviço gera uma coisa que todas as empresas gostam, economia, e Joyent sabe explorar isso muito bem, demonstrando no gráfico abaixo a economia de valores em serviços de Cloud Computing utilizando a sua infra/Cloud:

Os números acima são interessante quando realizamos algumas multiplicações com a quantidade de servidores virtuais que empresas como o Facebook e o Twitter utilizam para suportar os seus milhares de usuários e acessos por segundo. Não podemos esquecer dos dados, bancos de dados neste caso, uma tecnologia que vem tirando o sono de muitos administradores e empresas como do porte do Facebook e do Twitter devido ao rápido crescimento e necessidade de ganho de performance constante nestes últimos 5 anos.

Para isso a Joyent também promete que com a utilização dos serviços de Iaas, bancos de dados MySQL terão um ganho de performance 3 vezes maior que se comparado com os serviços da Amazon, como apresentado no gráfico abaixo:

O motivo pela qual a Joyent e tantas outras empresas que começaram a ofertar uma série de produtos em Cloud computing é compara-los com os serviços ofertados pela a Amazon é um só: A Amazon é líder mundial na venda e suporte de serviços de Cloud Computing. Essa liderança é mantida há 2 anos e com passos largos se comparado com empresas como Google, IBM e Rackspace.

O vídeo abaixo explica com mais detalhes a tecnologia Smart Computing ofertada pela Joyent:

O que eu acho mais interessante sobre os serviços ofertados em Cloud Computing é que mais de 90% das empresas que os ofertam utilizam virtualização como tecnologia base para o provimento dos mesmos, isso devido a sua estabilidade, escalabilidade e economia. A Amazon é uma das poucas empresas que não abrem a sua arquitetura e nem os valores de ganho ou de investimentos para o mantenimento das ofertas de serviços em Cloud Computing.

É possível que Amazon futuramente venda a sua unidade de serviços de Cloud Computing para empresas como IBM, HP e outras, empresas essas com um longo histórico de prestação de serviços de outsourcing pelo mundo, para isso acontecer é necessário um único fator: Chegarem no preço certo para ambos os lados.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu