SPAM é um dos maiores problemas da era digital que já gerou e gera, uma série de processos judiciais, prisões e multas em várias partes do mundo.

Existe uma série de boas práticas que são adotadas nos servidores de email, sejam eles Exchange by Micro$oft, Lotus Notes by IBM, Sendmail e outras versões. Uma das práticas mais adotadas é a substituição da porta TCP 25 pela porta TCP 587, porta essa atrelada ao protocolo SMTP, como já foi anunciado por diversas empresas, como exemplo o provedor UOL.

Além da implementação de boas práticas de configuração e gestão de servidores de email, várias empresas vêm implementando soluções Anti-SPAM em suas redes, soluções essas via software ou via hardware, que são os primeiros sistemas/equipamentos a receberem os emails e depois, repassa-los aos servidores de email. Na grande maioria dos casos, o apontamento MX records no DNS é alterado para o ip do servidor Anti-spam.

Temos em destaque como soluções Anti-SPAM no mundo, e pagas, a solução da IronPort, da Cisco, e a solução BrigthMail, da Symantec. Ainda existem soluções de anti-spam da WebSense e outros freeware (SpamAssassin).

Destaco a solução IronPort da Cisco por ser, até o presente momento, a melhor solução Anti-Spam do mercado, devido o seu alto nível de reputação, uma mínima quantidade de falsos positivos, fácil e rápida implementação.

Ambas as soluções, IronPort e Brightmail podem ser adquiridas como soluções Saas (Software as a service), tendo uma forma diferenciada cobrada para cada tipo de usuário.

Mais detalhes sobre a solução IronPort, no vídeo abaixo:

Um ponto interessante é a capacidade de integrar ambas as soluções Anti-Spam, IronPort e BrightMail, como neste link. Particularmente, eu nunca vi uma solução destas implementada.

Outro detalhe, a solução mais implementada no mercado brasileiro e paga é a da Symantec, e vocês sabem o porquê ?

Custo.

Compartilhar:

Este post tem 7 comentários

  1. Ironport realmente “comanda”…. uma das soluçõe que também funcona bem é a da google no gmail, existe uma interligação é uma idéia simples mas que funciona:

    “Segundo a Google, o antispam do Gmail tem uma inteligência coletiva: quando você marca um email como Spam, o mesmo e-mail é marcado também para outros usuários. Para identificar e-mails iguais que utilizem imagens, a Google utiliza a tecnologia OCR existente no Google Books para identificar o conteúdo em texto das imagens”

  2. Kalu, o Iromport também faz isso e ainda verifica de tempos em tempos se a credibilidade do domínio foi alterada.

  3. Gustavo, podemos publicar sua materia em nosso BLOG também? Hoje oferecemos a solução IronPort como serviço aos nossos clientes.

  4. E ai Guxta….um abraço pra você brother….
    Então, eu utilizo o BrightMail na empresa onde trabalho…. é ruim ? não é ruim, mas confesso que esperava mais…. mas quando falamos hoje em implementar uma ferramenta top de mercado, o fator custo, não é mais tão determinante como anos atras, porque hoje em dia vcoê tem opções de optar por empresas muito consolidadas no mercado de segurança, que oferecem estas e outras soluções como serviços gerenciados de segurança, nesta modalidade, você não tem custos de appliance, e não precisa formar uma equipe de especialistas para gerenciar a ferramenta.
    Espero ter contribuido nesta comunidade….abraços

  5. Gustavo, muito interessante a abordagem da sua matéria.
    A pergunta é a mesma que grande parte dos gestores de Ti se fazem.
    Às vezes a “melhor solução” consiste do conjunto custo+funcionalidades+perfil do cliente, atrelado a outros fatores como compatibilidade, modalidades que é oferecida a ferramenta, etc.
    Sou representante da Unodata, e tivemos sucesso em cuidar da segurança de email de clientes como a TV Cultura, Stefanini IT, Telium, SERPRO, entre outros, com uma solução flexível, que pode ser utilizada como appliance, software e Saas.
    Gostaria que pudessem comprovar que uma solução baseada em software livre, e de CÓDIGO FONTE disponível, pode brigar igualmente com tais “tops” de mercado.

    Vinicius Souza
    Eng. de Novos Negócios
    UNODATA AntiSpam and Internet Solutions

  6. Olá, alguém usa esse produto da Kaspersky?

Deixe uma resposta

Fechar Menu