Soluções de Anti-SPAM: Qual é a melhor ?

Tags: , , , , , , , , ,

SPAM é um dos maiores problemas da era digital que já gerou e gera, uma série de processos judiciais, prisões e multas em várias partes do mundo.

Existe uma série de boas práticas que são adotadas nos servidores de email, sejam eles Exchange by Micro$oft, Lotus Notes by IBM, Sendmail e outras versões. Uma das práticas mais adotadas é a substituição da porta TCP 25 pela porta TCP 587, porta essa atrelada ao protocolo SMTP, como já foi anunciado por diversas empresas, como exemplo o provedor UOL.

Além da implementação de boas práticas de configuração e gestão de servidores de email, várias empresas vêm implementando soluções Anti-SPAM em suas redes, soluções essas via software ou via hardware, que são os primeiros sistemas/equipamentos a receberem os emails e depois, repassa-los aos servidores de email. Na grande maioria dos casos, o apontamento MX records no DNS é alterado para o ip do servidor Anti-spam.

Temos em destaque como soluções Anti-SPAM no mundo, e pagas, a solução da IronPort, da Cisco, e a solução BrigthMail, da Symantec. Ainda existem soluções de anti-spam da WebSense e outros freeware (SpamAssassin).

Destaco a solução IronPort da Cisco por ser, até o presente momento, a melhor solução Anti-Spam do mercado, devido o seu alto nível de reputação, uma mínima quantidade de falsos positivos, fácil e rápida implementação.

Ambas as soluções, IronPort e Brightmail podem ser adquiridas como soluções Saas (Software as a service), tendo uma forma diferenciada cobrada para cada tipo de usuário.

Mais detalhes sobre a solução IronPort, no vídeo abaixo:

Um ponto interessante é a capacidade de integrar ambas as soluções Anti-Spam, IronPort e BrightMail, como neste link. Particularmente, eu nunca vi uma solução destas implementada.

Outro detalhe, a solução mais implementada no mercado brasileiro e paga é a da Symantec, e vocês sabem o porquê ?

Custo.

VEJA TAMBÉM

Paranoia Hacker by Garoa Hacker Clube Paranoia Hacker é uma atividade do Garoa focado em promover o conhecimento em (in)segurança da informação, que visa apresentar conceitos básicos, técnicas de defesa, ferramentas e mostrando as nuances...
Usuários e desenvolvedores do OpenOffice criam grupo de Apoio. Li no Valor Econômico de hoje, uma reportagem quanto a criação de um grupo de desenvolvimento fora das paredes da Oracle/SUN para suportar o OpenOffice, programa com ferramentas para criação de aprese...
Documentário sobre Edward Snowden e suas implicações junto ao mundo após toda história da NSA Segue abaixo o trailer para o documentário focado no Edward Snowden, ex-espião/ ex-analista / ex-cara da NSA / ex-pessoa normal que pode ir até um starbucks, nos EUA, e comprar um café. O inter...
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

7 comentários em “Soluções de Anti-SPAM: Qual é a melhor ?

  1. Kalau

    Ironport realmente “comanda”…. uma das soluçõe que também funcona bem é a da google no gmail, existe uma interligação é uma idéia simples mas que funciona:

    “Segundo a Google, o antispam do Gmail tem uma inteligência coletiva: quando você marca um email como Spam, o mesmo e-mail é marcado também para outros usuários. Para identificar e-mails iguais que utilizem imagens, a Google utiliza a tecnologia OCR existente no Google Books para identificar o conteúdo em texto das imagens”

  2. Cleber

    Gustavo, podemos publicar sua materia em nosso BLOG também? Hoje oferecemos a solução IronPort como serviço aos nossos clientes.

  3. Alex Cardoso

    E ai Guxta….um abraço pra você brother….
    Então, eu utilizo o BrightMail na empresa onde trabalho…. é ruim ? não é ruim, mas confesso que esperava mais…. mas quando falamos hoje em implementar uma ferramenta top de mercado, o fator custo, não é mais tão determinante como anos atras, porque hoje em dia vcoê tem opções de optar por empresas muito consolidadas no mercado de segurança, que oferecem estas e outras soluções como serviços gerenciados de segurança, nesta modalidade, você não tem custos de appliance, e não precisa formar uma equipe de especialistas para gerenciar a ferramenta.
    Espero ter contribuido nesta comunidade….abraços

  4. Vinicius Souza

    Gustavo, muito interessante a abordagem da sua matéria.
    A pergunta é a mesma que grande parte dos gestores de Ti se fazem.
    Às vezes a “melhor solução” consiste do conjunto custo+funcionalidades+perfil do cliente, atrelado a outros fatores como compatibilidade, modalidades que é oferecida a ferramenta, etc.
    Sou representante da Unodata, e tivemos sucesso em cuidar da segurança de email de clientes como a TV Cultura, Stefanini IT, Telium, SERPRO, entre outros, com uma solução flexível, que pode ser utilizada como appliance, software e Saas.
    Gostaria que pudessem comprovar que uma solução baseada em software livre, e de CÓDIGO FONTE disponível, pode brigar igualmente com tais “tops” de mercado.

    Vinicius Souza
    Eng. de Novos Negócios
    UNODATA AntiSpam and Internet Solutions

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU