Muito se tem falado na mídia quanto ao SOPA, lei que está sendo analisada pelo Congresso americano e que, por enquanto (ela já foi revista dezenas de vezes), prevê uma série de punições para aqueles que compartilharem conteúdo ilegal nos EUA.

De um lado, nós temos a indústria do entretenimento e os seus bilhões dólares utilizados como base para o lobby provido junto ao Senado americano, para que essa lei seja aprovada sem muitas mudanças. Do outro lado, nós temos grandes empresas como Google, Amazon, Facebook e tantas outras que vivem da internet e que são contrárias à lei, já que gastarão fortunas para controlar e deletar todo e qualquer material considerado ilegal hospedado em suas redes e em seus servidores.

A mobilização brasileira quanto a SOPA está bem engraçada. Digo isso pois não vejo, de fato, em que seremos afetados a curto ou médio prazo, e acredito que isso possa abrir novas portas para o mercado de hosting brasileiro.

Fiz uma pequena pesquisa e descobri que várias empresas sediadas na Europa e na Ásia são oficialmente contra a SOPA e não farão nenhuma campanha contra a lei em seus portais, a não ser que elas mudem de ideia de última hora para que fiquem bem na fita junto à opinião pública. Eu, particularmente, acredito que isso não acontecerá, pois muitos portais terão que migrar, e rápido, para servidores hospedados na Ásia e na Europa. De verdade, eu acredito que os asiáticos e europeus estão querendo é que a lei seja aprovada logo.

Eu apoio as manifestações por alguns motivos:

  1. Sou a favor da disseminação da informação, mas que o autor receba algum valor monetário pelo seu trabalho – ninguém trabalha de graça e todos temos contas para pagar no final do mês.
  2. O SOPA criará uma nova China nos EUA. Estou me referindo ao controle intelectual das obras ali produzidas e distribuídas. Isso trará sérios impactos a médio e longo prazo para o desenvolvimento e educação do país.
Compartilhar:

Este post tem 7 comentários

  1. E a Wikipedia em ingles ja esta dentro.

  2. Demonoid.me também esta no protesto

  3. Gustavo,

    vamos lá essa lei como todos sabemos vai ser Americana, o Brasil acata essa leis ? pode muitos sites muitos hosting vim ser hospedados no brasil? como você mencionou que podem ir para Ásia e Europa, o governo brasileiro indo contra a lei SOPA dos americanas e hospedando pode assim estremecer algo nas relações desses países?

  4. Valeu Jõao Paulo.

  5. Acho que por um lado as empresas de host brasileiras devem estar adorando isso, por outro lado a Akamai vai quebrar, pois lá é concentrado os maiores sites, e as empresas de host que não tiverem a infraestrutura de suportar algumas grandes empresas migrando para seus próprios servidores terão um grande problema para resolver.

    Se isso for aceito os americanos não vão voltar atráz, só que isso é um tiro no pé. O dinheiro que vão perder com isso é incalculável, todo mundo vai sair dos EUA para migrar suas coisas p/ outros países.

    Isso vai até afetar o Cloud Computing porque tem dados em tudo que é lugar.

    E isso acabou de passar na Record agora 21:22 18/01

  6. E a casa branca é contra o projeto.

Deixe uma resposta

Fechar Menu