Muito se tem falado na mídia quanto ao SOPA, lei que está sendo analisada pelo Congresso americano e que, por enquanto (ela já foi revista dezenas de vezes), prevê uma série de punições para aqueles que compartilharem conteúdo ilegal nos EUA.
De um lado, nós temos a indústria do entretenimento e os seus bilhões dólares utilizados como base para o lobby provido junto ao Senado americano, para que essa lei seja aprovada sem muitas mudanças. Do outro lado, nós temos grandes empresas como Google, Amazon, Facebook e tantas outras que vivem da internet e que são contrárias à lei, já que gastarão fortunas para controlar e deletar todo e qualquer material considerado ilegal hospedado em suas redes e em seus servidores.
A mobilização brasileira quanto a SOPA está bem engraçada. Digo isso pois não vejo, de fato, em que seremos afetados a curto ou médio prazo, e acredito que isso possa abrir novas portas para o mercado de hosting brasileiro.
Fiz uma pequena pesquisa e descobri que várias empresas sediadas na Europa e na Ásia são oficialmente contra a SOPA e não farão nenhuma campanha contra a lei em seus portais, a não ser que elas mudem de ideia de última hora para que fiquem bem na fita junto à opinião pública. Eu, particularmente, acredito que isso não acontecerá, pois muitos portais terão que migrar, e rápido, para servidores hospedados na Ásia e na Europa. De verdade, eu acredito que os asiáticos e europeus estão querendo é que a lei seja aprovada logo.
Eu apoio as manifestações por alguns motivos:
- Sou a favor da disseminação da informação, mas que o autor receba algum valor monetário pelo seu trabalho – ninguém trabalha de graça e todos temos contas para pagar no final do mês.
- O SOPA criará uma nova China nos EUA. Estou me referindo ao controle intelectual das obras ali produzidas e distribuídas. Isso trará sérios impactos a médio e longo prazo para o desenvolvimento e educação do país.
E a Wikipedia em ingles ja esta dentro.
Demonoid.me também esta no protesto
Gustavo,
vamos lá essa lei como todos sabemos vai ser Americana, o Brasil acata essa leis ? pode muitos sites muitos hosting vim ser hospedados no brasil? como você mencionou que podem ir para Ásia e Europa, o governo brasileiro indo contra a lei SOPA dos americanas e hospedando pode assim estremecer algo nas relações desses países?
Sites de protestos (inclusive BR)
http://wordpress.com/
http://www.greenpeace.org
http://www.idec.org.br/
http://www.gilbertogil.com.br/
Valeu Jõao Paulo.
Acho que por um lado as empresas de host brasileiras devem estar adorando isso, por outro lado a Akamai vai quebrar, pois lá é concentrado os maiores sites, e as empresas de host que não tiverem a infraestrutura de suportar algumas grandes empresas migrando para seus próprios servidores terão um grande problema para resolver.
Se isso for aceito os americanos não vão voltar atráz, só que isso é um tiro no pé. O dinheiro que vão perder com isso é incalculável, todo mundo vai sair dos EUA para migrar suas coisas p/ outros países.
Isso vai até afetar o Cloud Computing porque tem dados em tudo que é lugar.
E isso acabou de passar na Record agora 21:22 18/01
E a casa branca é contra o projeto.