Venho analisando há 2 anos algumas startups via artigos, apresentações e utilizando os serviços providos por elas. Uma coisa que chama atenção é o nicho de mercado que as startups vêm explorando, no Brasil fica em primeiro lugar mídias sociais e WEB 2.0, seja utilizando ferramentas como Youtube, Twitter e Facebook, voltado ao marketing – propaganda de produtos e serviços pela Internet, o que na minha opinião vai crescer ainda mais nos próximos 3 anos, devido ao período participativo que estamos vivendo. Somos nós que desenvolvemos o conteúdo do Twitter, Facebook e Youtube, e olha que os donos dessas ferramentas ganham muito dinheiro com isso, na casa dos bilhões, aqueles que criam o conteúdo ganham uma pequena participação.

A quantidade de agências de marketing e publicidade criadas no Brasil e voltadas ao mercado digital é gigantesca, esse mercado ficou maduro após 3 anos devido ao surgimento de tantos blogs e videoblogs e a tendência é de crescimento.

E nos EUA, qual é o nicho de mercado explorado pelas Startups ?

  1. Mídia digital / WEB 2.0
  2. Cloud Computing
  3. Iphone / Android
  4. Virtualização
  5. Storage

Os 5 seguimentos acima foram os quais encontrei mais produtos e empresas com algo diferente ou interessante, e que o mercado possui aluma necessidade presente ou futura, na minha opinião.

Uma atenção especial para o terceiro e o quinto seguimento:

O terceiro foi criado pela Apple e ampliado pela Google, ambas as empresas criaram produtos fantásticos voltados a telefonia celular, onde a Apple vem dominando o mercado domiciliar e afetado o corporativo, mercado esse ainda controlado pela Blackbarry mas que vem sendo ameaçado a passos largos. Já a Google criou uma plataforma, ao meu ver que possibilita a criação de uma gama quase infinita de aplicativos, jogos e ferramentas utilizando os recursos providos pelos celulares, essa plataforma chama-se Android. Não só nos EUA existem empresas que vêm explorando esse mercado, aqui no Brasil já existe empresas que vem produzindo e fazendo dinheiro com a plataforma Android.

O quinto segmento começou a crescer devido a dois fatores na minha opinião:

  1. A necessidade da população mundial conecta à Internet que precisa de muito espaço em disco e  barato para colocar todo o tipo de dados, seja por parte de uma empresa ou uma pessoa que deseja armazenar as fotos ou vídeos do seu casamento.
  2. A criação dos serviços de Storage as a Service pela Amazon e por uma série de outras empresas, as quais trazem um espaço em disco virtualmente ilimitado escalável e barato. Você paga pela sua utilização.

Uma série de empresas WEB 2.0 utilizam serviços de storage/armazenamento em espaço em disco providos pela Amazon para suportar seus produtos e serviços, Twitter, Facebook, e Twitpic são algumas destas empresas. Há 5 ou 10 anos, mais de 70% dos recursos financeiros de uma startup eram gastos com infraestrutura, parte essa que era comprada e armazenada em algum lugar. Os custos com licenciamento, hardware e mão de obra ocupavam boa parte dos gastos destas empresas, tendo como resultado o fechamento de várias iniciativas devido a falta de investimentos ou mal planejamento.

Hoje está mais fácil conseguir a infraestrutura necessária para começar o seu negócio, é só olhar o que o mercado vem utilizando. Como a demanda está elevada, surgem empresas que criam produtos e serviços para auxiliar o gerenciamento e até mesmo, a utilização dos recursos necessários para o seu negócio.

O momento econômico brasileiro propicia isso, uma economia forte e estável além de gerar mais empregos, consegue gerar mais investimentos e novas ideias.

Para quem quiser saber mais sobre Startups aqui no Brasil passo duas dicas, primeiro é acompanhar o site http://readwriteweb.com.br/category/startups/ e o segundo é dar uma lida no que aconteceu no primeiro StarpMeetup em SP.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu